Ajuda para conectar ireport e programa java para imprimir os relatorios[RESOLVIDO]

ola,
gostaria de saber como eu faço para implementar uma classe de conexao entre um programa java e o ireport para q eu possa imprimir os relatorios tipo eu ate li uns itens bem interessantes relativos a este assunto como http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/documentviews/relatorios.htm e http://www.guj.com.br/java/80150-java-relatorios-ireport mas o problema é que mesmo eu tendo colocado no src do meu programa os arquivos.jar do ireport qndo eu tento importar algum item deste tipo não da =[
cmo posso criar esta classe?faltou eu colocar outros arquivos no src?
obg

ah eu copiei os itens da pasta lib do ireport para o src do programa

Paty Bom Dia…

eu utilizo assim…dá uma olhada…

método de conexão com o Banco, apenas para usar no relatório:

public Connection getConexao() throws SQLException {
	Connection connection = null;
	String driver = "net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver";
	String url = "jdbc:jtds:sqlserver://localhost/CEPHEUS";
    String login = "sa";
    String senha = "adminadmin";
	try {
	    Class.forName(driver);
		connection = DriverManager.getConnection(url, login, senha);
	} catch (ClassNotFoundException e) {
		e.printStackTrace();
    } catch (SQLException e) {
    	e.printStackTrace();			
	} 	
    return connection;
}

e metodo que eu chamo na hora de gerar o relário…:

@SuppressWarnings("unchecked")
public void geraEtiqueta(int cod_servico, int seq_it_servico) throws ClassNotFoundException, SQLException, JRException{
	Map parametros = new HashMap();  
	parametros.put("codigo", cod_servico);
	parametros.put("item", seq_it_servico);
	
	String path = getClass().getResource("").getPath();
	
	// compila o relatorio
	JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport("C:\\Users\\Chámam\\workspace\\cepheus\\relatorios\\ETIQUETA.jrxml");

	// obtem uma conexao JDBC  (AQUE EU CRIO A CONEXÃO COM O MÉTODO ACIMA)
	Connection con = getConexao();
	
	//Preencher com os outros atributos
	JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(relatorio, parametros, con);

	// gera arquivo em PDF
	JasperExportManager.exportReportToPdfFile(impressao, "C:\\Users\\Chámam\\workspace\\cepheus\\PrintSpool\\ETIQUETA.pdf");



}

tah tipo tu faz a conexão cm mysql na classe q tu crio akeles metodos para impriomir os relatorios?
e tipo tu importou alguma coisa ?é q se eu tento criar algum objeto do tipo JasperReport da erro dai aparece akelas opções de criar classe cm este nome…faltou eu colar algum arq no src do programa?
tipo esta tua classe ta bem clara tipo eu entendi ela mas nao sei pq ta dando erros pq qnd eu crio relatorios no ireport tipo fuciona direitinho qnd eu testo usando a conexao mas no programa nao to conseguindo
mas estas classes ja tao me ajudando um monte !
obg
=]

tipo da este erroJasperReport cannot be resolved to a type
ai aparecem akelas opções de criar classe,interface com o noe jasperreport e tal…
acho q eu deveria ter copiado todos itens da pasta lib?
ou é problema no meu codigo sera?

Tem uns tutoriais no site

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br/

sobre ireport - relatório e sub relatório. Dá uma olhada.

obg!
to lendo
=)

gente meu grande problema é que no meu programa não esta dando para usar as classes do ireport tipo c eu tento fazer cmo no exemplo q chamam postou me da um erro diz q não reconhece essas variaveis :frowning:
o q eu to faznd errado?eu esqueci de importar alguma coisa?as variaveis do ireport nao estão sendo reconhecidas eu acho
obg

?

As libs não ficam em ‘src’ mesmo.
Vai em properties do seu projeto, Java Build Path, e add as libs ali.

:oops: desculpe a ignorancia mas agora q estou na tela conforme o print cmo faço para add os lib do ireport?
obg


tipo é no item libraries
add jars ou add external jars?

[quote=paty_trind]tipo é no item libraries
add jars ou add external jars?[/quote]

Seguinte, crie uma pasta libs no seu projeto, jogue os jars lá, e então vá em add jars e selecione os jars da pasta lib do seu projeto.

j0nny
muito obrigada!!
funcionou direitinho agora as classes do tipo ireport são reconhecidas!!!