Ajuda para elaboração de um sistema comercial

4 respostas
F

Olá galera!
Será que alguém me ajudaria neste desafio (pelo menos é para mim!)

Seguinte, tenho que modelar o seguinte sistema (pela primeira vista, simples, eu acho!)
É um sistema para um posto de escapamentos:

• Cadastro de clientes (aqui também será cadastrado o(s) veículo(s) que o cliente possui)
  • Cadastro de fornecedores
  • Cadastro de Produtos
  • Contas a Pagar
  • Contas a Receber
  • Controle de Estoque

O sistema deverá fazer o seguinte:

• Cota-se o preço dos produtos com vários fornecedores

• Fecha-se o pedido

• Os produtos chegam e vão para o estoque

• Isto gera um Contas a Pagar (que terá um Prazo de Pagamento)

• Chega um Cliente na empresa e solicita a troca do escapamento

• É feita uma Ordem de Serviço onde tem quais os produtos foram utilizados/vendidos e também o valor da Mão de Obra

• O sistema deverá dar baixa no estoque referente aos produtos vendidos na Ordem de Serviço

• Isto gerará um Contas a Receber (que terá um Prazo de Recebimento)

Galera, como faço para modelar este sistema, com suas respectivas Classes, Interfaces, etc. ??
Alguém sabe de algum material/exemplo que poderia consultar para poder criar este sistema do zero?

E a modelagem do Banco de Dados (no caso usarei o PostgreSQL)?
Como eu faria esta modelagem para o Banco de dados?

Alguém me ajuda?

4 Respostas

R

a modelagem de dados vc faça normal, como qualquer outro sistema em qq outra linguagem, DER, MER, sei lah o que vc usa…

agora a modelagem do programa, eu conheço bem o UML
uma das vantagens da orientação a objetos e diminuir a barreira entre o problema e a sua solução
por exemplo, pra resolver o problema de clientes, vc cria uma classe Cliente que realiza as operações com o cliente, e faz isso com os demais problemas,
conectar com o BD, faça uma classe só pra isso, exibir uma interface gráfica, faça uma (ou mais) classe(s)…

se fizer assim, será mais fácil fazer o programa…

F

Ok!..só que o Java é a primeira linguagem de programação que estou aprendendo…já teminei inclusive um curso que fiz.

O Problema é a UML!..Vc saberia algum material(livro, link, etc) para me indicar?

O Outro problema é quanto a modelagem em si dos dados (Banco de Dados)…andei perguntando para uns caras que eu conheço e tem muito coisa que aprender ainda!..Vc saberia me indicar algum material para isso?

Tem algum código fonte na net para eu me basear?..Lógico que eu não vou chupinhar…eu quero mesmo é aprender…

Bom…espero que vc tenha etendido e me ajude…

R

Cara, dei uma pesquisada no Google e achei entre muitos esse:

http://www.dcc.uchile.cl/~psalinas/uml/introduccion.html

Se naum resolver seu problema, de mais uma pesquisada la que tem uma porrada…

Abraços,

R

no livro java how to program tem uma parte de uml boa
digite java how to program no kaasa que vc acha o PDF

eu também tenho apostilas de UML(programa) e de MER\DER(BD)

qq coisa, manda um mail pra mim [email removido] que eu mando as minhas apostilas

Criado 28 de setembro de 2004
Ultima resposta 29 de set. de 2004
Respostas 4
Participantes 3