Ajuda para escolher o melhor framework de WebServices

4 respostas
fesaab

Eu estou começando a desenvolver meu projeto de conclusão de curso e já decidi o escopo geral da aplicação.

Este é o link do anteprojeto: http://www.unoeste.br/fipp/projetos/exibe_projeto.asp?ra=100718418&ano=2010&sem=1

Enfim, antes de começar a programar eu preciso decidir qual (ou quais) framework eu vou utilizar.
Eu pesquisei um pouco e fiz alguns exemplos práticos com alguns:

Axis 1.0

Achei um tanto arcaico… tem que compilar tudo por linha de comando (embora deva ter alguma IDE que automatize isso).
Enfim, achei meio ultrapassado.

JAX-WS

Extremamente produtivo no sentido de fazer muito com pouco código. O NetBeans automatiza tudo! Incrivel como é fácil e rápido fazer WebServices e clientes com a ajuda do NetBeans.
Um ponto que parece ser fraco (e para o meu projeto é de extrema relevância) é que ele só transmite tipos básicos de dados (char, String, int, float, double, …) (pelo que eu vi até agora…).

SAAJ

Muito código, pouco resultado. Essa foi a impressão que eu tive. Um ponto positivo é o controle total do XML(SOAP), porém eu perco muito tempo manipulando a mensagem propriamente dita. Sobre o tipo de dados que trafega, creio que também sejam os básicos, já que vai tudo dentro do XML, certo?

Gostaria de algumas dicas, comentários, enfim, qualquer coisa que me coloque no rumo certo (caso eu esteja indo para o lado errado).
Gostaria também de algumas dicas sobre a arquitetura REST, eu li bastante e achei bem interessante. Caso alguém possa me dar uns conselhos ou dicas, serei muito grato.
Caso alguém conheça outros frameworks mais efetivos que esses, ficarei muito feliz em conhecer também.

Muito obrigado desde já,
Saab.

4 Respostas

deniswsrosa

Dá uma olhada no AXIS2…

Luca

Olá

Se vai integrar sistemas, use REST. Portanto recomendo algum framework que o suporte.

[]s
Luca

rogelgarcia

Gosto muito desse aqui… nao tem que ficar gerando classes… gera tudo em tempo de execução…

Funciona bem… e nao dá tanto trabalho

CXF
http://cxf.apache.org/

fesaab

Obrigado pelas dicas pessoal.
:smiley:

Criado 22 de março de 2010
Ultima resposta 23 de mar. de 2010
Respostas 4
Participantes 4