Ajuda para importar projeto JAVA no Eclipse (exemplo contido na FJ-21 da Caelum) [RESOLVIDO]

6 respostas
oddy.silva

Boa tarde a todos os Gujeiros.

Estou estudando a FJ-21 da Caelum, e me deparei com um problema.
Primeiro, eu criei um projeto JAVA normal (o Dao que está na apostila), fiz o que tinha de fazer e terminei o projeto.

Depois eu comecei um novo projeto WEB no Eclipse. Daí eu cheguei numa parte da apostila que dizia pra importar
o projeto DAO (o projeto em JSE), que deveria estar em formato zip, pro meu projeto WEB. Então eu fui lá no meu workspace,
cliquei com o botão direito em cima do projeto DAO, zipei e depois abri, conforme está na apostila. Daí eu vi que agora tem uma
pasta no meu projeto WEB, que é justamente o meu projeto DAO.

O problema é que eu não consigo importar as classes que eu quero com o uso das taglibs:

//isso não funciona:
 <%@ page import="br.odair.DAO.minhaClasse" %>

//os imports do java funcionam normalmente
 <%@ page import="java.util.*" %>

Lendo atentamente, na apostila diz que os alunos da Caelum deveriam importar o arquivo zipado,
que estaria no Desktop deles “já preparado”, o que me leva a questionar:

Será que eu posso simplesmente zipar meu projeto JAVA e importá-lo diretamente, ou eu tenho de prepará-lo antes de zipá-lo
e importá-lo para o meu projeto WEB? Se tiver de prepará-lo, como posso fazer isso?

Resumindo, como eu importo um projeto JAVA completo para um projeto WEB do Eclipse?

Se alguém puder me ajudar com alguma dica, agradeço.

6 Respostas

Guinter

Opa! para importar um projeto na sua aplicação vc clica sobre o seu projeto e escolha a opção

Import/General/Existing Projects Workspace
e seleciona a pasta

sergiolopes

Olá!

Copie as classes do projeto JDBC pro projeto jspteste (copie o src). Além disso, copie o mysql-connector.jar para a pasta WEB-INF/lib do novo projeto

[]'s
Sérgio

oddy.silva

Beleza pessoal. Vou tentar aqui e depois volto pra dizer se deu certo ou não.

oddy.silva

Sérgio, valeu pela dica, deu certo aqui!
Copiei o conteúdo do diretório src do meu ProjetoDao para src do meu ProjetoWeb.
Depois copiei o jar do mysql na unha para WEB-INF/lib.
Obrigado a todos pela ajuda.

R

Pessoal, sei que o post acima é um tanto quanto antigo, mas fiquei com uma dúvida.

Existe alguma forma de eu utilizar o projeto do DAO sem copiar os arquivos java para a pasta src do projeto web?

Porque eu posso ter criado um projeto com o modelo e o DAO para que possam ser usados simultaneamente em um projeto web e em um projeto desktop.

Existe alguma forma de utilizar as classes sem copiar os arquivos, fazendo apenas uma referência ao projeto ou algo do tipo?

Ps.: Até acredito que que o JAR com o connector do MySQL precise estar na pasta Web-Inf/lib do projeto web, mas imagino que haja uma forma de não precisar fazer isso com o DAO e o modelo.

Desde já agradeço.

D

rvlira:
Pessoal, sei que o post acima é um tanto quanto antigo, mas fiquei com uma dúvida.

Existe alguma forma de eu utilizar o projeto do DAO sem copiar os arquivos java para a pasta src do projeto web?

Porque eu posso ter criado um projeto com o modelo e o DAO para que possam ser usados simultaneamente em um projeto web e em um projeto desktop.

Existe alguma forma de utilizar as classes sem copiar os arquivos, fazendo apenas uma referência ao projeto ou algo do tipo?

Ps.: Até acredito que que o JAR com o connector do MySQL precise estar na pasta Web-Inf/lib do projeto web, mas imagino que haja uma forma de não precisar fazer isso com o DAO e o modelo.

Desde já agradeço.

Se está se referindo ao Eclipse, sim, claro que dá. Faça um projeto Java comum e coloque suas classes nele (DAO, Connection, Configurações de frameworks de persistencia) e depois adiciona o projeto ao seu projeto Web.
Por trás, o Eclipse vai gerar um arquivo .jar contendo as classes que estão neste projeto separado e na geração do WAR file, ele vai colocar esse JAR no diretório lib do seu projeto.
Logo, esse JAR serve tanto para um aplicativo Web como Desktop.

Criado 8 de setembro de 2009
Ultima resposta 5 de jan. de 2010
Respostas 6
Participantes 5