Ajuda para integrar JSF + Spring

6 respostas
S

Olá pessoal.

Estou precisando integrar estes 2 frameworks para alguns projetos de fins academicos, já trabalhei por pouco tempo em um projeto com essa estrutura, mas nunca com configurações…afinal quando se entra em algum projeto, normalmente o ambiente ja está configurado e não da tempo de ficar questionando como isso e aquilo funciona e deixar o trabalho em seguindo plano.

Bem, eu não estou totalmente perdido (ACHO), já tenho aqui o Eclipse Indigo com JSF2 configurado e funcionando que peguei com um amigo, agora ta faltando o Spring. Dei uma lida na matéria da Java Magazine #92 que deveria ensinar como fazer a integração do JSF2 + Spring 3 + Spring Web Flow, mas eles pularam o início e abordam as configurações de arquivos .xml…daí eu baixei o ultimo release do Spring e do Web Flow, e por onde começo ? Como fazer pro Eclipse passar a usa-lo? :roll:

Basicamente, acho que preciso de instruções de como fazer o Eclipse começar a usar o Spring, daí sim configurar os arquivos segundo a matéria da revista indica.

6 Respostas

R

Dá uma olhada nesse artigo: http://cagataycivici.wordpress.com/2007/09/10/using-spring-to-manage-jsf-beans/

S

Mas antes de mexer nesses arquivos web.xml, faces-config e applicationContext que são quase os mesmos da matéria da revista, o que é preciso fazer? Apenas extrair o conteúdo do .zip do Spring e adicionar os .jar no Build Path?

von.juliano

Nesse post é mostrado como fazer as configurações, quais jars usar, minimizando xml e usando annotations, etc.

Flw! :thumbup:

S

Obrigado von.juliano, éra exatamente disso que eu precisava.

O interessante é que nesse mesmo tutorial o autor cita que grande parte dos outros tutoriais por aí já partem logo para os arquivos xml.

Bom, final de semana vou tentar de novo, qualquer dúvida eu volto a pedir ajuda aqui!

flw

von.juliano

Oi satchii,

Sim, a idéia é simplificar o desenvolvimento, e minimizar o uso de xml é uma forma. Qualquer dúvida pode postar aqui ou no post mesmo que você será respondido - o autor do post sou eu! :mrgreen:

S

Pessoal, to tendo o seguinte problema:

EVERE: Error configuring application listener of class org.springframework.web.context.ContextLoaderListener
java.lang.ClassNotFoundException: org.springframework.web.context.ContextLoaderListener

Alguem pode me dizer como resolver isso?

Pelo que pesquisei, muitos falaram de um tal jar Spring.jar que deveria ser colocado em WEB-INF/lib, mas não achei esse arquivo mas coloquei todos os .jars do Spring la apesar deles ja estarem no build path do projeto e o problema persiste.

Criado 27 de agosto de 2011
Ultima resposta 7 de set. de 2011
Respostas 6
Participantes 3