Um foguete deverá ser lançado com inclinação conhecida
(alfa, em graus). Se a plataforma de lançamento tem x
metros (dado fornecido pelo usuário), qual deverá ser a
altura (alt) para satisfazer esse ângulo de inclinação.
[code]//Declaração da Classe
public class Foguete {
//Metódo Principal
public static void main(String args[]) {
//Declaração de Variáveis
float x;
double a = Math.toRadians(45);
//Solicita dados ao usuário (dados de entrada)
x = Float.parseFloat(
JOptionPane.showInputDialog("Entre o valor para X "));
JOptionPane.showMessageDialog(null,"A Altura será: " + Math.tan(a)+" m² " );
}
}[/code]
Porque a lógica é a seguinte tan(45°) = 1 , na matematica posso usar para calcular cateto oposto/cateto adjacente, no problema tenho x que será o meu cat adjacente.
porém não sei como colocar isso na programa, pois na matemática multiplo em cruzes e obtenho o valor de x.Essa dúvida tá me matando.
Ajuda aew!
Leandro
Se x é o cateto adjacente, basta fazer x.tan(a), onde a é o ângulo entre a hipotenusa e o cateto oposto, para obter a altura.
Só para eu entender melhor,você está falando se eu pegar o cateto adjacente e multiplicar pelo ângulo obtenho a altura?
Não entendi?
[quote=Leandro Santana]Só para eu entender melhor,você está falando se eu pegar o cateto adjacente e multiplicar pelo ângulo obtenho a altura?
Não entendi?[/quote]
Cara, assim, a tangente é o cateto oposto dividido pelo cateto adjacente. Vamos chamar o cateto oposto (que é a altura) de h e o cateto adjacente de x. O ângulo que o cateto adjcente forma com a hipotenusa nós iremos chamar de a. Então, nós temos, por definição, a seguinte relação:
tan(a) = h/x
Se nós multiplicarmos ambos os lados dessa fórmula por x, nós obtemos:
x.tan(a) = h
Ou seja, a altura de um triângulo retângulo pode ser dada pela tangente do ângulo que a hipotenusa forma com o cateto adjacente multiplicada pelo tamanho do cateto adjacente. Entendeu?
Ah! Agora Sim!,daquele estava muito complexo para uma pessoa nova em java.
Mais Obrigado pela ajuda!!
Resolvido!!
E o Java algum dia foi o problema? Aparentemente foi a matemática…
E o Java algum dia foi o problema? Aparentemente foi a matemática…[/quote]
Interessante!..
Cara, dá matemática eu entendo muito bem, eu não estava conseguindo achar uma lógica para colocar em java.Por este motivo procurei ajuda.
O problema ai foi so talvez na Matematica… parece que ja foi postada a solução
vlw