Ajuda para TCC

Boa tarde, estou no meu último período de Análise e desenvolvimento de sistemas e vou fazer o TCC, minha dupla e eu estamos com uma idéia de desenvolver um sistema voltado para imobiliárias, algo como o ZAP Imoveis, no entando meu orientador disse que nao conseguia ver todos os requerimentos do TCC nesse caso (3 relatórios, 4 cadastros e 3 transações) então recorri a outro professor que também é orientador, ele disse que se seguisse a mesma linha que o ZAP seria difícil mesmo alcançar os requerimentos e sugeriu que ao invés disso, criasse um site que prestasse serviços a imobiliarias, se entendi bem o que ele explicou seria um site onde serviria de sistema para cada imobiliaria e ao mesmo tempo unisse todas elas para uma pesquisa de anuncios, gostaria que me ajudassem a firmar bem esses 10 requisitos para que possa apresentar o tema novamente ao professor só que dessa vez com mais firmeza. O que conseguimos pensar até agora foram os 4 cadastros (funcionários, clientes(clientes das imobiliarias), usuários(usuarios do site) e anúncios), relatórios não vejo problemas, pois é um leque de opções muito aberto, a única coisa que estamos empacados são as transações, que não estamos conseguindo visualizar funções do site que se utilizem das mesmas. O que vocês acham da idéia? Qualquer sugestão é bem vinda. Obrigado.

Boa Tarde,

A ideia pode ser desenvolvida e amadurecida.

Nao tenho muito conhecimento sobre transacoes, mas segue algumas ideias, que seriam bom validar com professores da area:

  • Nos anuncios, criar grupos, entao quando um novo anuncio é inserido, a transacao faz a checagem do grupo selecionado, e verifica alguns itens importantes dependendo do grupo selecionado. Por exemplo: Casa: verificar metragem, numero de quartos, etc… Apartamento: metragem, numero de quartos, valor medio do condominio, etc, Sala comercial: Metragem. Seria mais como uma validacao dos valores, se foram preenchidos ou nao…

  • Ao usuario apontar interesse em algum anuncio, a transacao insere nos favoritos do usuario o anuncio, e sinaliza ao vendedor o interesse do usuario.

É dificil ein? huahua, vou te dar mais algumas dicas de temas:

---- Um sistema de venda para comercio.
Um sistema para venda em comercio, tendo alguns modulos: estoque, financeiro, vendas, clientes, fornecedores, funcionarios.
Pode simplificar deixando apenas o estoque, financeiro, vendas e funcionarios.

Relatorios: Inumeros relatorios podem ser feitos, estoque (por tipo, por quantidade, …), vendas (diaria, semanal, periodo, …), financeiro (entrada, saida, balanco, …) acho que é mais ou menos assim;

Cadastros: tera o cadastros dos clientes/fornecedores (se utilizar), ou o cadastro das entradas de produtos, cadastros dos produtos em si, cadastro dos funcionarios, cadastro dos tipos de venda, entre outros…

Transacoes:

  • Venda: Ao finalizar a venda: verifica produtos em estoque, da baixa dos produtos, comissiona o funcionario pela venda, lanca no financeiro…

  • Entrada de produtos: Lanca no estoque e no financeiro;

Bom, ai tem duas… huahau

Boa Sorte, espero ter colaborado (e nao confundido mais ainda… hehe)

[]`s
Bertan

Ótima resposta, ajudou bastante, quanto a dificuldade em relação ao sistema imobiliario, é sempre bom um desafio, né? hehe… Espero que mais pessoas comentem, mas de qualquer forma sua resposta já ajudou bastante. Obrigado.