Ajuda pelo amor de Deus!

galera, to pegando java agora, tenho postado no forum, sou programador delphi. o meu problema é q n consigo encontrar uma apostila basica q ensine a linmguagem java direito. eu peguei uma excelent no caelum a FJ-1. mais ela passa metade do curso ensinando um program,a e n ensina a rodar, pq ela cria diversos arquivos antes d ensinar a colocar tds dentro d um package (eu acho q o problema é esse). Só depois ela ensina a usar o eclipse e tal… mais ai meio quilo de código eu n posso testar ainda… e é muito rolo. queria uma apostila direta, pewguei uns tuto aki no site, (realmente o nosso site é fantastico) mais nenhuma fala bem sobre isso. tem umlink pra uma basica q o arquivo n é encontrado
precisso de ajuda, se tirverem link postem, se tiverem a apostiula mandem pro meu email.
agradeço a compreensão, meu mail é santos.guitar@gmail.com

brigadão

Veja se esse tutorial pode lhe ajudar

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

Se precisa de tanta agilidade, e de conteúdo mais completo, considere com carinho a possibilidade de adquirir o Use a Cabeça Java!

Se for trabalhar com Servlets e JSP, pense também no Use a Cabeça - Servlets e JSP!

Ou então, passe a tarde numa livraria e ache um livro que seja a sua cara.

Concordo com as dicas anteriores.

Pelo fato de vc ter dito que é programador Delphi, assumi que talvez vc seja imediatista então gostaria de acrescentar que Java é uma daquelas linguagens que não se aprende de um dia para noite. Em alguns casos (utilizando NetBeans/Plugins p/ Eclipse) você pode até conseguir arrastar e soltar como no Delphi/VB, mas para fazer algo mais interessante e últil requer embasamento.

System.out.println(“Boas sorte em seus estudos!”);

Discordo com o ViniGodoy,

O melhor livro pra aprender JSP e Servlets é o do Edson Gonçalves, o “Desenvolvendo aplicações Web com JSP, Servlets, JSF, Hibernate, EJB3 Persistence e AJAX”.

Eu estou passando por isso. Quando voce vai ver o Head first! JSP & Servlets contém muita teoria e pouca prática, sem contar que o livro é bem voltadinho pra certificação. Já esse que estou citando é um livro estilo receita de bolo, MUITO bom mesmo. Pelo que vi em 2 meses de estudo voce já tá crack.

A melhor escolha no caso pra isso é :

primeiro ler: Apostila caelum FJ21.
Depois: Desenvolvendo aplicações… Do Edson Gonçalves.

Quanto a livro de Java mesmo, pra compilar, etc, use esse tutorial da Sun ai que o colega acima citou, se nao souber ingles, use o Head first! Java, mas compre também o Deitel 6. É uma ótima referencia. Uma tipica biblia.

Quanto a isso de arrastar e soltar, cara, eu passei pelo msm que voce está passando, procurei por 30000 editores Swing e não achei um que prestasse bem pra eclipse. tem uns que funcionam, mas vc tem que se preocupar muito mais com a legibilidade do codigo do que com a interface ser bonitinha. Então, é melhor fazer na mão mesmo.

Aprender java “di grátis” ? Veja http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

A quem recomendei, fez e gostou.

kra se vc tiver uns 4 meses (sei q pode parecer uma eternidade dependendo da pressa do projeto ou da sua pressa d trocar d emprego ou linguagem, ma vale MUITO a pena) faça um curso… se for d SP tem a Globalcode (www.globalcode.com.br) ou a propria Caelum… eu fiz o da Globalcode e recomendo fortemente… la vc aprende desde como o java foi criado ate vc tirar a certificacao d programador (ou seja, tda a linguagem, orientacao a objetos, nao frameworks, etc) e depois vc pode seguir sozinho…

Por isso eu falei para ele ir na livraria e achar um livro que fosse a cara dele. Eu geralmente não tenho problemas com a prática… mas prefiro me fundamentar bem na teoria. :wink:

Mas a moral da história era: “Compre um livro”. Os autores não perdem seu tempo escrevendo-os a toa, e nem ganham dinheiro a troco de nada.