Ajuda PHP+ Framework

Caros amigos

Por favor, recorro ajuda de quem possa me auxiliar. Sempre programei em Clipper + Fivewin, agora estou partindo para linguagem de programação Web.

A pouco tempo adquiri 2 livros do Autor Walace Soares referente PHP + Framework.

Estou tendo problemas em construir uma rotina utilizando Framework. (obs.: estou usando o Zend, conforme orientação dos livros).

Preciso criar uma rotina da seguinte forma:

Tipo um cadastro de Vendas, com os Campos:

  • nº. do lançamento
  • data emissão
  • código e descrição do cliente

e a base de tudo - inclusão dos ítens (produtos), com os: códigos, descrição, espécie, quantidade, vr_unit e vr_total

e depois o total geral.

Em Clipper consigo criar tal rotina, mas utilizando PHP + Framework não consigo.

Por favor, recorro ajuda dos amigos que puder me ajudar.

Grato,

Renato

O maior problema de qualquer pessoa que quer aprender uma nova linguagem é querer partir diretamente para o uso de frameworks.
Entenda, um framework abstrai muitas coisas que são rotina no desenvolvimento.
Estas coisas são a base de tudo.
É como querer aprender inglês, sem entender o uso do verbo to be. É possível? Com certeza, mas não é recomendado.
PHP é uma linguagem com suporte à OO (que o Zend ou qualquer outro framework tenta utilizar). Você está vindo do clipper, que não é OO.
Só isto já deveria ser razão para você tentar aprender o básico do PHP, depois PHP OO e, por último, um framework (ou mais de um).

Concordo com o drsmachado, concentre-se em aprender PHP, esqueça frameworks por enquanto pois nesta fase mais atrapalham do que ajudam. Aprendi PHP e PHP OO lendo os livros do Pablo Dall’Oglio da editora NOVATEC, acho que será um excelente livro para você também.

Não esqueça de visitar o site oficial php.net

Concordo com o pessoal acima, e acrescento mais uma recomendação http://br.phptherightway.com/ ; referência de boas práticas, padrões de código e tutoriais para php