[AJUDA, PLEASE ] para aplicação Java Web, de engenharia

Olá,
Tenho conhecimento básico no mundo java, mas preciso realizar no meu laboratorio da faculdade uma aplicação em java.
Preciso ter contato na web e então não sei o que focar em java, jah que tem milhoes de misturas de frameworks etc.

Deixa eu explicar.
Preciso criar uma pag web simples que tenha alguns campos que possa colocar alguma solucitação, tipo nome do componente, angulo de inclinacao, etc. esses dados devem ser enviados para um servidor que vai pegar esses dados, pegar outros dados historicos de outros componentes e ver estatisticamente como pode se comportar o sistema. apos os calculos, deve mandar os dados relevantes para a pag web ela fazer atraves de graficos em java, acredito eu, a mostra do que preciso, daih o usuario deve poder mudar os parametros, trocar componentes e o sistema mudar em tempo real como é esperada a resposta do comportamento do sistema.
Não tenho a minima ideia de como começar, de que sistemas utilizar, servidor, sistema de criptografia, que serah necessario para logar na pag do software. etc.

Podem me ajudar, por favor???

Agradeço muitissimo.
Obrigado
Saulo

Cara, primeiro nos diga: o que você já sabe em java?
Você pode simplesmente usar JSP e Servlets puro e gerar os gráficos cpom JFreeChart ou apelar pra algo mais sofisticado como JSF+Facelets+RichFaces(incluindo Ajax4JSF)+Seam+JFreeChart. Ficaria uma aplicação bonita e muito funcional!
Mas vai depender do seu conhecimento, do tempo disponível, objetivo, etc.
Apelei um pouco na segunda especificação, mas não precisa daquilo tudo também.

ps: JFreeChart é um framework pra geração de gráficos. Com RichFaces há um componente, o MediaOutput, que pode dar o “display” dinâmico dos seus gráficos, gerados em jpg por exemplo.

Abraços!

Obrigado Tchello.

Meu conhecimento é mais nas esferas basicas do java. Pouco de aplicações JEE, de web, etc.
Mais conhecimento básico, de APIs básicas, e tal. Mas tenho tempo a disposição para aprender… Tenho 2 meses para entregar uma prévia da aplicação bem simples, que pelo que me disse, Java e Servlet pode ser interessante.
Depois, refinar é bom, pois sao bases de dados gigantes, precisa de performance.
Mas por onde posso começar sozinho a aprender esses outros componentes? alguma dica de tutorial, de livro, de pessoas, cursos, revistas, etc???
Obrigado novamente.

Um bom livro que pode te ajudar é: Use a Cabeça Servlets e JSP.
Para mais informações acesse: http://altabooks.tempsite.ws/product_info.php?products_id=177&osCsid=57k7imghrfkdup1br50tqd25p6
Um abraço, bons estudos. :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]Um bom livro que pode te ajudar é: Use a Cabeça Servlets e JSP.
Para mais informações acesse: http://altabooks.tempsite.ws/product_info.php?products_id=177&osCsid=57k7imghrfkdup1br50tqd25p6
Um abraço, bons estudos. :wink: [/quote]
Muito bom Marcio, ia recomendar esse!

Sorriso, vale a pena estudar bem JSP e Servlets e depois partir pra JSF + Facelets e montar essa aplicação nessa tecnologia por que daí pra incrementar recursos com RichFaces e A4J futuramente quando você estiver mais adaptado as tecnologias fica muito mais fácil do que se tivesse feito com JSP e Servlets puro.
Primeiro entenda JSP+Servlets e ai parta pra JSF com Facelets, Facelets é bem simples, é um framework pra criação de templates, não incrementa uma complexidade grande no seu projeto, muito pelo contrário, reduz a escrita de código e torna o sistema muito mais “legivel”.

Abraços, qualquer coisa tamos ai.

obrigado pela ajuda pessoal.
vou me informar sobre essas tecnologias melhor e depois volto a perguntar.
pq ainda nao conheco as muito bem.
jah consegui o livro use a cabeça.
obrigado.