Ajuda precisa

12 respostas
victor_fortes

há alguma maneira de eu colocar um novo valor e sempre que estiver activo este novo valor em certo objecto, fazer este não ser compilado ou seja não aparecer na base de dados?

12 Respostas

K

explica melhor

gugaa_df

Não entendi foi nada!

Fernando_Generoso_da

pelo pouco que entendi, colocar o atributo como transient, não serviria??

Fernando

victor_fortes

ok vou me explicar melhor. por exemplo eu crio um programa de escola, com várias classes cada um com dados de um aluno. se um aluno sair da escola como faço para nao aparecer na lista de alunos ou seja não ser compilado automaticamente sem que eu elemine a classe?

B

Você está dizendo que em cada matéria que o aluno está matriculado tem o objeto dele numa lista de alunos da matéria, e o aluno precisa ser retirado das listas de todas as matérias da escola.

Bem, você terá que percorrer todas essas listas e remover o aluno.

victor_fortes

não Bruno é apenas um programa que monitora os alunos existentes na escola, nada de matéria. e um deles deixa a escola. como posso montar um metodo que sempre q um aluno sai da escola ja nao aparece na lista de alunos de toda a escola

gugaa_df

Pelo que eu entendi vc quer ter uma coleção (Arraylist e etc… ) de alunos, e eliminar dessa coleção um registro de um aluno certo?
Se for isso, faça como eu falei

rmendes08

Cara, me desculpe a franqueza, mas vou te dar uma sugestão. Se você quer fazer um sisteminha de cadastro simples e sair usando, pega uma apostila de Acces e/ou VB.NET que você vai se sair melhor, essas ferramentas tem dúzias de wizards que vão te ajudar. Com Java eu acho um pouco mais complicado, por que você tem que entender efetivamente o que você está fazendo, o que não é o seu caso.

Você tem aberto vários tópicos e recebido ajuda de várias pessoas, mas parece que você não seguiu o conselho da maioria: estude os conceitos básicos de OO primeiro. Esse conselho lhe foi passado há vários tópicos atrás e parece que você não o tem seguido. Tanto que são necessários 3 ou 4 posts até entendermos a sua dúvida. Este último mostra claramente que você ainda não entendeu a diferença entre classes e objetos.

Desculpe-me se fui rude, sinceramente não era a minha intenção. Espero que você entenda a minha crítica de maneira construtiva.

victor_fortes

o Rmendes tem razão vou desistir do java

gugaa_df

Que isso cara desiste não, estamos aí pra ajudar.
Só que uma coisa é verdade, antes de fazer qualquer coisa com java, primeiro vc tem que dominar todo o conceito e paradigma da OO.
Primeira entender mto bem o que é cada coisa e porque utilizamos dessa forma.
Você já está entendendo perfeitamente sobre Classes, Herança, polimorfismo, encapsulamento, essas coisas? consegue aplicar num programa?
Depois de passar por esse processo vc tem que pegar um livro e entender sobre a linguagem java e a sintaxe, sair tentando fazer algo nao é a melhor saída…

Lavieri

Vou tentar dar uma ideia rudimentar, do que vc ker…

pro seu caso especifico, sei que estou atropelando conceitos… mas entenda assim

Classe pro seu caso de aluno, é como se fosse um formulario, ou seja, é a matriz pra criar um aluno pro teu sistema… é aquele arquivo .doc guardado no teu PC, com proteção somente leitura, onde vc não ker que ninguem salve nada… onde nego vai imprime tira copia e etc…

Objeto é como se fosse um formulario preenchido… vc pega a Classe e faz um copia do formulario, e preenche ele, com os dados do teu objeto, que no teu caso é aluno…

Essa é a diferença basica de um pro outro… ou seja… em java, o que vc ai chamou de classe seria objetos… quando vc usa banco de dados, o eskema funciona mais ou menos assim…

O banco de dados funciona como aquele armario, onde ta todas as fichas de todo mundo da escola… ai vc ker buscar os alunos matriculados, ai vc vai la no fichario, onde ta tudo bem organizado, e pega as fichas dos alunos e mostra pro diretor que te pediu a lista dos alunos matriculados… se ele pedir alunos da 7° serie, vc tera que ter os dados mais organizados pra conseguir a informação… ou seja tudo depende de como tu organizou teus ficharios…

Agora respondendo a sua pergunta… o Correto era vc ter 1 classe que representasse um aluno, algo como um Formluario com as caracteristicas relevantes do aluno para escola, Nome, Idade, matricula, media, turma, etc etc etc … isso seria os alunos como representar os alunos…

Cada aluno pro seus sitema, é uma classe pronta com os dados preenchidos, e instanciada (ou seja um objeto) , que é criado com base na classe (no formulario com as caracteristicas principais…

Se vc quer separar Alunos matriculados, de Alunos não matriculados, uma das soluções é adcionar a carcteristica matriculado a sua classe, para poder separar quem ta ou não matriculado na sua escola…

Um banco de dados é algo onde vc guarda as informações… pq se vc fecha o programa, todos aqueles objetos que vc criou na memoria do PC vão pro lixu, se vc não salva em um banco de dados, puff some tudo… portanto é preciso guardar as informações em algum lugar, e o lugar geralmente é o banco de dados… Quando vc abre um progrma… não há + nada do que havia da ultima vez que vc abriu, se vc não salvou no banco de dados, ou algo onde possa recuperar os dados vai perder tudo… esse é o conceito.

A ideia seria, abrir o programa, perguntar ao banco de dados, quais dados estão lá, quais alunos que estão la são da escola ou não, e recuperar as informações salvas, sempre que adcionar um aluno novo, salva a informação no banco, assim como quando algum aluno sair do colegio… enfim é um processo meio complicado, demenda conhecimento saber conversar com bancos de dados, com objetos na memoria e etc…

Java é diferente de algumas linguagem, que abordam as coisas de forma sequencial, onde para vc fazer algo, vc segue uma sequencia de passos, por exemplo…

Abrir o programa, coonectar ao banco, requisitar os dados do banco, verificar um a um qual é da escola qual não é, imprimir os que forem da escola, etc etc…

O pensamento em java é totalmente diferente… ele é orientado a objetos, onde cada objeto tem responsabilidade, e deve saber fazer o trabalho… para java, existe um Repositorio(lugar onde se guarda as informações) … vc solicita ao repositorio uma informação, e o repositorio deve saber como buscar as informações e te devolver o que vc precisa… quando o repositorio esta pronto… vc para de ter q entender como se conectar a um banco de dados, como criar uma pesquisa, como salvar dados num banco, como atualizar, apagar, etc etc… vc passa a responsabilidade pra quem tem q entender disso… vc precisa buscar esses conceitos c kizer programar em java…

desculpa o texto extenso, ate cancei de escrever, e sei que meu portugues é horrivel uhahuahua… mais é + ou - isso… java tenta trazer a linguagem de makina mais pra perto de nois, tornando o mundo do computador algo + parecido com nosso mundo, o fato é que java é tão abrangente em seus conceitos e na filosofia de programar, que ele se torna complexo, assim como as relações humanas são compelxas, quanto maior o leque de opções para facilitar as coisas pros outros, mais complexto é de se fazer o sistema, para ter tantas opções…

rmendes08

Victor, por favor entenda que a minha intenção não é desmotivá-lo. O fórum está aqui para te ajudá-lo. Eu só acho que você poderia até deixar mais claro o que você quer. Se você quer realmente aprender Java, não tem jeito, tem que começar do começo, um passo de cada vez. Isso porque Java é uma linguagem que pode servir à vários propósitos, por isso ela é difícil. Agora, se você quer montar um sistema de cadastro simples, para rodar em uma semana, existem ferramentas que servirão melhor ao seu propósito.

Criado 26 de janeiro de 2009
Ultima resposta 27 de jan. de 2009
Respostas 12
Participantes 7