[AJUDA] Preciso de ajuda para criar programa em C#

Boa noite, galera sou iniciante em C#, curso engenharia elétrica e estou pagando uma cadeira em C#, pretendo criar um programa executável mesmo no windows para resolver possíveis problemas encontrados na faculdade aqui, é o seguinte quero criar um programa simples que peça lá o nome do aluno, a matricula, e em seguida ele seleciona numa caixa de seleção o andar térreo, 1°, 2° ou terceiro, depois ele selecione corredor, banheiro ou numero de sala, depois seleciona um tipo de problema, (Elétrico, Limpeza, Falta de alguma coisa na sala (PC, Lixeira, e etc), e etc).

Depois de selecionar tudo em menus e etc, digitar informações adicionais em outra caixa la de observações.

então, feito tudo, ele clicar e um botão enviar, dai tudo que foi selecionado e digitado ser criado tipo um arquivo .txt e enviar para um email que vou criar que o pessoal de manutenção terá acesso.

Eu, particularmente não sei nem por onde começar, se fosse só fazer na os comando para usar Prompt eu saberia porque vi isso durante o curso esse semestre.

queria a ajuda da galera nesse programa dando dicas e links de aulas ou tutoriais com determinados comandos para realizar esse projeto. agradeceria demais a ajuda.

por enquanto como esta em cima da hora do semestre acabar quero mostrar esse projeto em faze beta num pc da recepção, ai caso tenha bons resultados pretendo estudar mais a fundo e criar um aplicativo para android e ios para fazer esse mesmo processo!

Por onde começar: https://www.caelum.com.br/apostila-csharp-orientacao-objetos/

Depois disso pesquise sobre CRUD com Windows Forms.