Ajuda - Primeiros passos com Struts Validator

7 respostas
B

Olá à todos!

Estou prcisando fazer validação no meu projeto e preciso usar o struts validator. Pesquisei bastante e algumas coisas eu ja entendi, como a necessidade dos aquirvos xml validator-rules e validation. Também acho que entendi pra que eles servem mas ainda estou com muita dificuldade em por em pratica e fazer a validação funcionar.

Queria saber se alguem pode me ajudarnos primeiros passos para por alguma validação em prática, nem que seja para verificar se determinados campos da tela de cadastro não estão em brancos.

O principal problema é como chamar o validator na pagina JSP, acho que ja consegui criar de forma correta os arquivos xml mas agora chamar na JSP é que eu nao entendi nada mesmo.

Agradeço desde já.

7 Respostas

wspinheiro

Essa apostila ensina como validar com Struts 2:

http://www.caelum.com.br/curso/fj-21-java-web/

Eu tenho um exemplo aqui mas terei que separar o código pra poder te enviar apenas o form validado e é mais sensato vc ler esta apostila, caso nao consiga ajudaremos.

Abraço!

B

Agradeço a ajuda WsPinheiro, vou ler a apostila

vc sabe dizer se ela explica passo a passo o processo de fazer uma validação? Apesar de achar que os arquivos xml que criei estão certos, nao tenho certeza.

wspinheiro

Me atentei que ela nao usa o Validator do Struts, mas pode te ajudar com a estrutura do projeto, tem este outro tópico do JavaFree que pode te ajudar:

http://javafree.uol.com.br/topic-6054-Struts-Hein-Han-O-que.html

Abraço!

B

tentei com a apostila mas nao deu certo…
chega uma parte que ele nao reconhece a annotation…

depois tentei ler um pouco sobre o link que vc mandou e tmb nao entendi direito…acho que ainda nao consegui compreender ao certo a ideia do validator e sobre o que cada arquivo xml faz…
Mesmo assim muito obrigado pela ajuda, vou continuar pesquisando aqui.

Lógico que toda ajuda ainda é muito bem vinda!!!

wspinheiro

Quanto as annotations vc tem que dar total atenção as bibliotecas que são importadas no caso os arquivos .jar que pedem pra importar…

Onde estão localizados os xmls dentro do seu projeto?

o web.xml por padrão fica dentro de WebContent/WEB-INF

Seguindo a apostila o struts.xml tem que ficar dentro do src do projeto, eu mesmo colei direto na pasta do projeto/src que está no workspace pra não ter erro!

Até mais

B

pois é…tanto o web.xml quanto o struts.xml estão no lugar certo e como eu ja fraço a persistência usando hibernate, os jars também estão corretos. Mesmo assim nao consigo fazer a validação com o hibernate validator.

seguindo o tutorial da caelum, chega uma hora que tenho que colocar a seguinte annotation acima do metodo execute do Action:

@Action(value="adicionaTarefa", results = { @Result(name="ok", location="tarefa-adicionada.jsp"), @Result(name="input", location="/formulario-tarefas.jsp") })

o problema é que o eclipse nao reconhece o “value”, “results” e o @Results, dizendo que:

[i]- The attribute name is undefined for the annotation type Result

• The attribute location is undefined for the annotation type Result
  • Result cannot be resolved to a type[/i]

supostamente é só isso que falta do tutorial da apostila para que a validação funcione.

B

descobri algumas coisas aqui.

O motivo de eu nao conseguir usar a annotation @Results é porque o pacote dela não está no jar struts-core 2.4 que eu tenho.
Fiz um teste e coloquei o jar do struts mais antigo, o 2.0.6, e com ele consigo fazer o import necessário para usar o @Result. Porém, ao fazer essa troca de jars nao consigo mais executar o projeto dando o erro 404.

Resumindo: para usar o @Result preciso trocar o jar do struts-core (colocando uma versão mais antiga), só que se eu fizer isso o projeto inteiro para de funcionar.

Alguém tem alguma idéia de uma forma de resolver o problema!??!

Criado 4 de agosto de 2011
Ultima resposta 5 de ago. de 2011
Respostas 7
Participantes 2