[ajuda] problema ao abrir o relatÓrio [resolvido]

olá pessoal, meu problema é o seguinte:

Já tenho minha aplicação pronta e daqui da minha máquina tudo funciona bem (desde que eu esteja executando a partir do NetBeans),
pq logo após criar o .jar do meu projeto, ao executá-lo tudo funciona bem, com exceção do Relatório que foi criado. Logo de cara já aparece
a msg de erro dizendo que não encontra o arquivo .jasper.

E o mesmo acontece quando vou executar na máquina do cliente.

O que eu faço?

Será que eu fizesse tipo um “instalador” para a minha aplicação meu problema seria resolvido?

Grato.

Cara vc já debugou isso?

Perguntei pois essa execução pelo NetBeans é uma execução intera, que não leva em consideração funções externas , tipo códigos de pre-inicialização.

opa…

já debuguei sim…
Eu fiz uma classe separada só para criação e exibição do relatório, e quando debugo td funciona também. :smiley:

Essa classe cria o pdf, dai eu posso escolher se eu quero a exibição pelo JasperViewer ou pelo AcrobatReader
e das duas maneiras não funciona quando executo pelo .jar, sendo que quando o projeto é debugado ou “rodado” no NetBeans, os
dois jeitos funcionam.

Faz o seguinte: anexa o depurador à tua aplicação que ele vai caguetar o que estiver dando erro.

ix cara… isso ai eu não sei como faz ^^

:? :?

Qual porta que vc está usando?

Anexa o depurado à mesma porta. é só clicar em “anexar depurador…”

ixee
não entendi mais nada …
^^

consegui \o/

fhsduifhdsi

mas mesmo assim, funciona

Já pelo .jar não.

ola cara,

eu tive o msm problema q vc pra fazer os relatórios funfarem a partir de um JAR.

abri um novo projeto e colokei um pacote com todos os “.jasper”…compilei o gerei o jar deste projeto…depois adicionei o jar desse relatório no projeto principal…depois foi só passar o caminho destes relatórios

QQ duvida poste ae

Ricardo

Dexa eu ve se entendi;

  1. eu crio um outro projeto com a minha classe que gera o relatório;
  2. depois eu compilo (para criação do JAR);

não entendi a parte do “adicionei o jar desse relatório no projeto principal” e nem “depois foi só passar o caminho destes relatórios”

eu criei outro projeto,
dai só coloquei a classe Relatorio e a classe que eu uso para conexao com o banco de dados.

Dai compilei e funcionou.
Depois fui lá na pasta dist do projeto e cliquei duas vezes no JAR, adivinha?

novamente ele nao encontra o .jasper.

a parte de “adicionei o jar desse relatório no projeto principal”
é adicionar o projeto que foi criado separada na pasta “Libraries” né?

Coloca o código que chama o relatório para analisarmos, eu tive um problema parecido, e coloquei o endereço completo no código, ex c:/relatorio/clientes.jaspers

ola cara,

eu fiz isso q cristiandrj disse…colokei o caminho absoluto p/ o relatório…cria uma constante com o caminho

espero q dê certo. qq coisa poste ae

Ricardo

olá pessoal, só pra constar que já consegui resolver meu problema.

Fiz o seguinte:

Eu gerava o .JAR e a partir dele é que eu nao conseguia encontrar o .JASPER.

Esse .JASPER estava em uma pasta do projeto chamada “Relatorio”,
só que quando o .JAR era executado, digamos que a “pasta principal” nao era mais a pasta do projeto, e sim a pasta
onde se encontra o .JAR, ou seja, a pasta /dist.
Dai eu coloquei a pasta “Relatório” dentro da pasta /dist e tudo se resolveu.

Fico grato aos que tentaram me ajudar.
Valeu!!