[ajuda] problemas com tomcat no ubuntu

boa noite, primeiramente gostaria de pedir perdão aos moderadores pois acho que estou postando no local errado, mais não sei onde postar.

estou aqui com uma duvida bem simples, simples mesmo, vou começar o curso de java amanhã(domingo msm), e instalei o tomcat pelo “gerenciador de pacotes Synaptic” e testei o localhost:8080 funcionou numa boa, porem ao tentar entrar na area administrador do tomcat ele pese uma senha de administrador, porem não configurei nenhum e tentei a padrão “admin”/“admin” e nada…

então pensei deve ser o XML que não tem usuario, porem não sei onde é instalado o tomcat(o caminho), e tb queria saber em qual pasta devo salvar as páginas JSP?

em php eu coloco na pasta www no caminho: “/var/www”

qual seria o caminho do tomcat para as páginas JSP???

qual seria o caminho do tomcat para a configuração do xml???

[quote=arcZend]boa noite, primeiramente gostaria de pedir perdão aos moderadores pois acho que estou postando no local errado, mais não sei onde postar.

estou aqui com uma duvida bem simples, simples mesmo, vou começar o curso de java amanhã(domingo msm), e instalei o tomcat pelo “gerenciador de pacotes Synaptic” e testei o localhost:8080 funcionou numa boa, porem ao tentar entrar na area administrador do tomcat ele pese uma senha de administrador, porem não configurei nenhum e tentei a padrão “admin”/“admin” e nada…

então pensei deve ser o XML que não tem usuario, porem não sei onde é instalado o tomcat(o caminho), e tb queria saber em qual pasta devo salvar as páginas JSP?

em php eu coloco na pasta www no caminho: “/var/www”

qual seria o caminho do tomcat para as páginas JSP???

qual seria o caminho do tomcat para a configuração do xml???[/quote]

arcZend, a forma mais fácil de deploy é gerar o arquivo .war e depois colá-lo na pasta tomcat6/webapps. Basta deixálo- “rodando” e jogar o .war la dentro que ele faz o resto sozinho.

Se vc for utilizar o Eclipse, o ideal é não ter nenhuma instância do servidor rodando no sistema e deixar que o próprio Eclipse crie uma. Pode até remover o tomcat via Synaptic pois ele não vai fazer falta. Você só vai precisar dele na hora de botar o sistema em produção, dai vc faz o deploy.

Pelo que percebi vc quer apenas para ambiente de desenvolvimento. Principalmente no linux, a solução que não dá dor de cabeça é baixar manualmente o tomcat em http://tomcat.apache.org, depois descompactá-lo na sua pasta /home/. Dai então vc configura o Eclipse para iniciar a instância do servidor nessa sua pasta, onde não há restrições para seu usuário. Se tentar iniciá-lo na pasta /usr/share, vai dar problema.

Para configurar vá na aba servers e clique com o botão direito, escolhendo a opção new->server. Procure pelo Apache->Tomcat6, depois next, em seguida escolha a pasta tomcat6 na sua /home/. Acho que é só isso, já dá pra usar o tomcat.