Ajuda quanto ao Swing e scenebuilder

Boas!
Bem estou a começar a programar em java, então ando assistir alguns videos aulas em que usam o netbeans apesar de eu ter começado com eclipse. Mas agora fiquei com uma duvida num dos videos aula relativa a interface gráfica com janelas usando o javax.Swing e scenebuilder. A minha questão é a seguinte: poderei usar também o scenebuilder com eclipse? como usarei?? e quanto ao swing como poderei usar com o eclipse, nas opções de criação de classe não vejo nenhuma opção que permita.

Bom dia, o scenebuilder é uma ferramenta INDEPENDENTE de IDE. Acredito que é melhor com netbeans pq quando vc vai abrir um fxml ele já chama pra abrir no scenebuilder.
Pode ser que entendi errado, mas acho que vc está fazendo confusão com swing e scenebuilder os dois são OPOSTOS,

Sei que são, mas o que realmente queria saber como poderei trabalhar com Scenebuilder usando o eclipse ? Sei que o swing permite-nos trabalhar com a interface gráfica no proprio IDE certo? enquanto Scenebuider não. Há a necessidade de instalar algo para trabalhar com essas duas ferramentas no eclipse? Visto que ja tenho o scenebuilder instalado

Realmente fez confusão.
Swing é uma tecnologia pra desenvolvimento de interface gráfica desktop. Diga-se de passagem que é bem antiga e está caindo em desuso.
Scenebuilder é uma FERRAMENTA para desenvolver interface gráfica no padrão FXML usado pelo JavaFX.
Não existe de não poder usar o Scenebuilder com eclipse, como falei, cada um deles tem um proposito diferente, é como vc dizer que não pode usar o bloco de notas se for usar eclipse. NÃO HÁ INTEGRAÇÃO ENTRE ELES, mas cada um vai cumprir seu objetivo no projeto. A grosso modo: Eclipse vai editar arquivos .java O Scenebuilder vai editar arquivos .fxml.
Pesquisa um pouco mais a respeito e antes de mais nadam decida se vai usar Swing ou JavaFX. Acho que vc ainda não entendeu a diferença.

Obrigado pela dica. Realmente acabei confundindo um pouco, mas acabei por perceber que tinha a necessidade de instalar plugin e(FX)clipse para puder fazer o que queria isto no eclipse. Algo que desconhecia até entao. Obrigado