Ajuda quero ser programador de jogos

gostaria de saber; a respeito dos cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Segurança da Informação; Gestão da Tecnologia da Informação e Banco de dados. Nesses cursos a gente aprende muitas linguagens? Aprende de verdade ou só da uma olhada?

Qual a diferença dos cursos em salário, área de trabalho e empregabilidade?

1)Ao invés de cursar as faculdades acima , não é melhor fazer cursos ou estudar individualmente as linguagens de programação aprendidas no curso? É correto dizer q faculdade é bom p currículo, para conhecimento é melhor estudar linguagens sozinho ou cursinhos…

Então não seria bom estudar linguagens e entrar na faculdade com as linguagens já aprendidas, assim não perde tempo estudando. Estudar p prova= perder tempo estudando e esquecer tudo 6 meses depois.

Conhecem esse curso on line: http://www.wincomp.com.br/cursos/ListaCursos.html

Vale a pena fazer?

É verdade q na programação você aprende uma linguagem e então já criam outra linguagem melhor e você tem q aprender outra linguagem após acabar de dominar uma, e isso acontece de forma frenética, e tem q ficar mudando de linguagem?

tenho o sonho desde criança em fazer jogos, quero começar com jogos celular depois ir para os complexos. não sei nada, entrei em um curso de bosta q me apresenta as linguagens , to no começo, conheci pascal e agora conheço flash. Pesquisei e parece q para o currículo o melhor é ciência computação, mas não tenho dinheiro e não esta no meu plano fazer federal, então aqui é barato a faculdade de banco de dados, compensa fazer para melhorar currículo?

Qual linguagem se aprende na faculdade banco de dados? GRATO

Se o objetivo for mesmo games muito complexos o ideal é fazer Ciências da Computação.

Se quiser ser AD ou DBA, faz Gestão da Tecnologia da Informação e Banco de dados.

Segurança da Informação é mais voltado para lidar com infraestrutura de segurança.

Para a maioria do mercado, de desenvolvimento de sistemas de informações para atender necessidades de negócio no mercado corporativo, pode fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

valeu pela explicação. Um passo de cada vez, quero primeiro fazer jogos para smartfones, androids, oq devo aprender?

Oi, eu sou professor da pós graduação de Jogos Digitais, aqui em Curitiba e dono do portal de desenvolvimento de jogos Ponto V.

Primeiro de tudo, você está com o conceito muitíssimo errado de que a linguagem é alto muito importante. Retire esse conceito de sua cabeça.

A programação vai muito além da linguagem. Ela começa com o desenvolvimento da lógica, em seguida, continua com o conhecimento de algoritmos, estruturas de dados, threads, modelagem de sistemas, matemática, computação gráfica, inteligência artificial, etc. Esse conhecimento pode ser aplicado em dezenas de linguagens similares (Java, C#, Groovy, C++, etc). Em alguns cursos mais científicos, você também terá contato com outros paradigmas de programação - que te abrirá o leque para um conjunto imenso de linguagens possíveis.

Para você ter uma idéia, uma linguagem específica é tão pouco relevante que numa faculdade, não vai ser incomum que uma disciplina seja dada em uma linguagem e outra em outra completamente diferente, sem que os professores parem para te explicar como as linguagens funcionam.

Em segundo lugar, não tente pegar atalhos. Se puder escolher, faça um curso universitário pois ele te dará uma formação sólida na área, o que é bastante essencial para um programador de jogos. Para o caso de jogos, procure cursos muito focados em programação mesmo (Ciências da Computação e Sistemas de Informação) e menos centrados em análise de sistemas. Jogos exigem um programador disciplinado e hardcore.

Se é a sua única opção, você pode fazer a faculdade de banco de dados e depois procurar uma pós em jogos. A pós costuma a ter uma mensalidade mais barata e, como você pode já ter arranjado um emprego, pode você mesmo paga-la. Mas saiba que vai ter que ralar mais na pós, que te exigirá parte dos conhecimentos que você não teve. Nada que a bunda na cadeira, horas de estudo e tiradas de dúvidas com seu professor não resolvam.

Finalmente… procure se esforçar. Você está na fase de aprender o básico, não de fazer jogos. Claro que você pode intercalar seu estudo com games ou demonstrações, mas seu foco agora tem que ser aprender a programar bem. Tenha menos afobação e trate a área com um pouco menos de romantismo. Tenha em mente que fazer um game é um trabalho - e não uma diversão. Você também perderá horas vendo logs de erros, criando módulos que não são nada divertidos, etc… O que é legal, é que a área de games que põe em contato com muitas tecnologias bem diferentes das encontradas no mercado, mas nada disso é possível sem que antes você conheça o básico.

1 curtida

[quote=ViniGodoy]"…você está com o conceito muitíssimo errado de que a linguagem é alto muito importante. Retire esse conceito de sua cabeça.

A programação vai muito além da linguagem. Ela começa com o desenvolvimento da lógica, em seguida, continua com o conhecimento de algoritmos, estruturas de dados, threads, modelagem de sistemas, matemática, computação gráfica, inteligência artificial, etc. Esse conhecimento pode ser aplicado em dezenas de linguagens similares (Java, C#, Groovy, C++, etc). "[/quote]

Eu pensava q linguagem era muito importante kkk, poderia me indicar algum livro q explique isso aí q vc falou, para eu ter um conceito correto sobre o assunto?

Sei q dá muito trabalho fazer um jogo, e q programar não é tão empolgante quanto jogar.

Muito obrigado a todos , as explicações me ajudaram muito, valeu.

[quote=bussu007]Eu pensava q linguagem era muito importante kkk, poderia me indicar algum livro q explique isso aí q vc falou, para eu ter um conceito correto sobre o assunto?

Sei q dá muito trabalho fazer um jogo, e q programar não é tão empolgante quanto jogar.

Muito obrigado a todos , as explicações me ajudaram muito, valeu.[/quote]

Ela é, mas saber essa ou aquela linguagem não é tão importante assim.

No Ponto V há dois roadmaps de livros. Tanto para quem quer seguir com Java, quanto para quem quer seguir com C++:
http://pontov.com.br/site/cpp/46-conceitos-basicos/88-roadmap-c
http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/89-roadmap-java

Mas com certeza muito material será indicado na faculdade.

Programar é mais legal do que jogar quando você cansa de jogar.

Olá…
Tem esse curso da FIAP http://www.fiap.com.br/graduacao/tecnologo/jogos-digitais/ e falam muito bem dele…
De uma olhada.

Não existe curso melhor ou pior isso é muito relativo,o currículo é você que faz.
Eu curso CC porém conheço gente que não têm faculdade é referencia na empresa que trabalha.

Cara aproveita que hoje em dia existe algo chamado FIES e " ajuda muito " a galera que não têm renda para fazer um curso superior.

http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Olha se o teu perfil bate com o requisitos mínimos do programa.

valeu pessoal pela ajuda

quero focar em jogos mesmo. Não acho vantagem ir para SP p fazer essa faculdade no momento. No momento não vejo vantagem em fazer nenhum tipo de faculdade mesmo com o FIES…

estou fazendo um cursinho de programação
decidi que vou fazer cursinhos java, flash, c++ só depois talvez eu faça faculdade. Sempre fui auto de data e quero ter muito conhecimento, então vou estudando sozinho com o auxílio dos cursinhos q pretendo fazer.

Tentarei achar algum estágio na área para ter experiência, e vou indo. Sei q no começo ninguém vai me contratar para programar jogos, mas quero programar qualquer coisa p ter experiência na área,  a assim vou construindo minha respeitabilidade como profissional.

Essa é uma péssima decisão. Há faculdades hoje já com enfoque em jogos:
http://www.pucpr.br/tecnologos/jogosdigitais/estrutura.php5
http://www.ctpositivo.edu.br/cursos-de-tecnologia/jogos-digitais

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&template=409.dwt&course=3778&testeira=453

Existe até curso técnico federal na área:
http://curitiba.ifpr.edu.br/cursos-tecnicos-de-ensino-medio-integrado/jogos-digitais-2/

Ainda assim, uma faculdade como a de ciência da computação te daria uma formação muitíssimo completa para a área. Você veria IA, computação gráfica, matemática, redes, estruturas de dados e outras matérias essenciais para programadores de jogos.

A faculdade também te abre portas para pós graduações na área, pesquisa com mestrado (um dos grandes campos na área de jogos no Brasil) e para o primeiro emprego.

Valeu. No momento pretendo terminar minha facul de RH já q estou no ultimo ano, o foda é q não consigo estágio…só contratam mulher…

Acho a forma de ensino das faculdades ruim, (ou eu sou muito lento), quando começo a aprender um assunto a matéria acaba e tenho que começar outra. Por isso pretendo ter uma noção básica em algumas linguagens, coisa basica mesmo, antes de entrar. Eu gosto de aprender as coisa à fundo. Acho q farei Sistemas de Informação mesmo.

Para jogos é necessário graduação em segurança da informação? Já q não queremos q nenhum usuário trapaceie no jogo.

Tem um jogo em unity chamado red crucible, q tá todo zoado , vários usuários trapaceando usando o programa “cheat engine”.

Não é necessário.

Tem muitos jogos feitos em Unity. Outro que você deve conhecer é o Hearthstone, da Blizzard.

Esse jogo é bem da hora, tem a narração, alguns efeitos visuais, vários personagens, arte bacana, e vc tem missões vai evoluindo o deck, bem da hora mesmo para quem gosta de jogo de cartas. Estou até jogando kkk

Poderiam me indicar algum livro que eu aprenda lógica de programação, lembrando q não domino nenhuma linguagem, pois comecei a estudar a pouco tempo. Grato. Quero adquirir raciocínio lógico focado em programação.