[Ajuda] SeamTest + Download de PDF - NullPointerException

Bom dia pessoal do GUJ.
Venho aqui pedir ajuda com o SeamTest, estou tendo um problema que não consigo arrumar de jeito nenhum.
Eu tenho uma classe X e uma classe de teste XTest.
XTest chama

[code] protected void renderResponse() throws Exception {
colocaUsuarioAutenticado();
EntityManager entityManager = (EntityManager) Component.getInstance(“entityManager”);
Os os = entityManager.find(Os.class, 42357);
Context context = Contexts.getConversationContext();
context.set(“idOs”,os.getIdOs().toString());
assert invokeAction("#{x.confirmar}") != null;
invokeAction("#{x.downloadRelatorio}");

}[/code]

Internamente dentro da classe X, após alguns testes para a verificação se existe mesmo o relatório, é chamado:

public void downloadRelatorio() throws IOException { if (isParametrosJaCadastrados()) { try { byte[] pdfRelatorio = parametroParecer.getRelatorio() .getRelatorioDefinitivo().getPdf(); UtilRelatorio.exportarPDF(pdfRelatorio, NOME_RELATORIO_BIRT); StringBuffer descOperacao = new StringBuffer( "Download de parecer da OS "); descOperacao.append(os.getIdOs()); descOperacao.append(" Relatório Definitivo: Sim"); logService.registraLog(descOperacao.toString()); } catch (IOException io) { log.error("Erro na exibição do relatório definitivo em PDF",io); } }

E dentro dessa classe UtilRelatorio, tenho o método:

public static void exportarPDF(byte[] conteudo, String fileName) throws IOException { FacesContext context = UtilContexto.getContextoAtual(); HttpServletResponse response = (HttpServletResponse) context.getExternalContext().getResponse(); ServletOutputStream servletOutputStream = response.getOutputStream(); response.setContentType("application/pdf"); response.setContentLength(conteudo.length); response.setHeader("Content-Disposition", "inline; filename=\"" + fileName + ".pdf\""); servletOutputStream.write(conteudo, 0, conteudo.length); servletOutputStream.flush(); servletOutputStream.close(); context.responseComplete(); }

Só que no servletOutputStream.write eu recebo um NullPointerException, e olhando a implementação:

public void write(byte b[], int off, int len) throws IOException { if (b == null) { throw new NullPointerException(); } else if ((off < 0) || (off > b.length) || (len < 0) || ((off + len) > b.length) || ((off + len) < 0)) { throw new IndexOutOfBoundsException(); } else if (len == 0) { return; } for (int i = 0 ; i < len ; i++) { write(b[off + i]); } }

Verifica-se que a variável conteúdo deve estar chegando com o valor null. Eu não posso mexer no código, apenas na classe de teste.
Alguém tem experiência com esse tipo de erro? Eu debuguei, coloquei asserts antes do servletOutPutStream.write e verifiquei que o conteudo antes da chamada não era null.
Seria algum bug do SeamTest?
Na classe de XTest fiz a chamada dentro de FacesRequest, de NonFacesRequest, mas nas duas retorno com o mesmo erro no mesmo momento.
Agradeço a ajuda desde já. :thumbup: