Pessoal , sou iniciante em prog, e estou com uma dúvida que talves seja bem boba a respeito de servlet.
Estou fazendo na facul um trab de um sistema de uma consecionária , que vai ter cadastro de veículos e lojas, atualização de dados e consultas. Eu queria saber se é possível utilizar só um servlet para inclusão de loja e veiculos por exemplo.
Quando faço o form de cadastro ele chama o servletAdd, mas tem como especificar um método específico dentro dele? Tipo, colocar nele o método incluirVeiculo e incluirLoja? Assim eu teria um único servlet. Fazer dois não é problema, mas estou pensando nas consultas… se tiver 10 consultas terei q ter 10 servlets diferentes?
Você pode fazer de várias formas, mas não é um bom padrão você fazer um servlet gigante para atender todas suas necessidades…Seu projeto fica pouco coeso…
Mas para direcionar para o mesmo servlet você pode direcionar através da action do seu form e direcionar para alguns dos métodos http (GET,POST,TRACE,HEAD,PUT)…
o ideal é sim que vc tenha um servlet pra cada tipo de objeto: Pessoa, Cliente, Forcenedor, Pagamentos… pra cada um, pelo menos um servlet…
Se vc fizer um “servletão” (acredite, eu tb já fiz isso), além de não ficar mais coeso, vai ficar feio e mais ruim pra dar manutenção.
Agora, se vc quer generalizar, pode fazer como disseram a´pi em cima: um servlet para cadastro, passando o tipo de objeto. Daí, qdo este receber e validar o tipo, ele redireciona para o servlet correspondente… “como se fosse” o padrão Façade…
Não, mas separar por tipo, um pra tratar de funcionário, outro pra tratar de loja por exemplo.
E pra fechar,
No meu caso, o problema é que eu não sabia como fazer um servlet “reconhecer” qual formulário o chamou e assim usar um método adequado à solicitação. Minha solução foi usar em cada form um input “hide” com um valor pra identificá-lo, e no servlet há um if para verificar qual o valor do identificador e fazer o método certo.