[ajuda] Simula Eleição

2 respostas
N

Ola pessoal .... estou a 2 dias infelizmente tentando resolver essa questão abaixo sem sucesso :

"Fazer um programa para apurar o resultado do segundo turno da eleição para prefeito de uma cidade. O programa deverá ler o número e o nome dos dois candidatos, em seguida todas as zonas (flag zona = 0), e para cada zona todas as suas seções (flag seção = 0) e para cada seção serão lidos os votos dos respectivos candidatos.O programa deverá escrever o nome e o percentual de votos de cada candidato."

Será quem alguem poderia me dar uma maozinha nela resolvendo de forma bem simples , utilizandos comandos while , if , do while etc etc
para que eu possa entender a lógica?

ou se possivel somente me dar a dica da logica necessaria para resolver esta questão que eu brigo paa fazer o resto.

estilo do código que Eu estou usando para fazer a questão:

package Exercicos;

import java.util.Scanner;

public class eleicoes {

/**
	 * @param args
	 */
	public static void main(String[] args) {

Scanner leia = new Scanner(System.in);

System.out.println("Escreva o numero da sua zona :");
		int zonas = leia.nextInt();

System.out.println("Numero da seção : ");
		int seção = leia.nextInt();

System.out.println("Para votar escreva o numero do seu candidato : ");
		int votos = leia.nextInt();

// nome dos candidatos
		int joao = 0;       //numero 25
		int deda = 0;       //numero 13

// registro das novas seções e zonas
		int zonaLida = 0;
		int seçãoLida = 0;

// novas seções  e zonas
		int novaZona = 0;
		int novaSeção = 0;

while (zonas != 0 && seção != 0) {
			zonaLida = zonas;
			seçãoLida = seção;
			if (votos == 25) {
				joao++;
				if (votos == 13) {
					deda++;

zonas = leia.nextInt();
					seção = leia.nextInt();
					votos = leia.nextInt();

// o restante ainda estou brigando pra acertar

se eu já estive fazendo besteira no meu código por favor me desculpe e o ignore .

2 Respostas

A

Olá nohevy, a situação é bem simples, você pode sim utilizar while sem problema se você quiser limitar um número de votos para a sua votação. Agora para a sua classificação dê uma olhada em switch/case que será melhor para fazer a sua apuração de votos por área

N

muito obigado pela dica andre … nao tive ainda exemplo do uso do switch/case em sala , mas com sua dica dei uma olhada e já sei como poderei usá-lo.Hoje voltando da aula voltarei pro código e espero termina tudo e postar aqui ele completo.

O grande bizu da questão é que nao pode haver nenhum tipo de limitação ( qnt de zona , qnt seção e votos ) :shock: .Oque for digitado tenque entrar …e depois devo imprimir tudo detalhadamente.

Criado 27 de novembro de 2009
Ultima resposta 27 de nov. de 2009
Respostas 2
Participantes 2