Ola pessoal
Gostaria de saber se é possivel criar entidades
a partir de um banco de dados já existente
no netbeans e o banco esta funcionando no
FireBird, e alguem poderia me ensinar como fazer isso
pq sou novato no java e não conheço mtas funções
ainda do netbeans
Você vai precisar instalar o plugin do Hibernate Ferramentas > Plug-ins depois de instalado pasta clicar com o direito sobre sua aplicação selecionar Novo > Classe de entidade de banco de dados, ira abrir uma janela a primeira opção é referente ao nome do driver… no caso selecione a opção Novo driver… lá você acha o driver JDBC para o banco (Firebird) ao selecionar os demais campo da tabela serão automaticamente preenchidos, após feito isso seleciona no combo Nome do driver o driver que acabou de criar depois preencha as informações referentes ao Nome do usuário e a senha além do nome de exibição que é opcional de um ok selecione sua conexão. O campo Tabelas disponiveis sera preenchido com as tabelas disponives no seu banco, adicione as tabelas e clique em proximo (OBS há um check para selecionar caso queira incluir as tabelas relacionadas) na proxima tela clique em criar uma unidade de persistencia ela que vai “gerir” suas entidades, na tabela nomes das classes mostra o nome da tabela no banco e o nome da classe que sera gerada, pode ser alterado se preferir e ainda existe a opção para em qual pacote ficarão as referidas entidades. Após isso basta clicar em proximo, surgiram dois combos Obter associação e tipo de coleção no primeiro deixe a padrão (leia a documentação para saber do que se trata) no segundo idem os check abaixo é para definir o nome das tabelas totalmente qualificados ex :
tabela.nomedocampo e o outro é para regenerar as tabelas (cria-las a partir das entidades) não há necessidade de selecionar ambos, após isso clique em finalizar e voula eis que como magica surgem suas entidades .Essa é uma ferramenta que agiliza muito nessa tarefa mas como você esta começando recomendo que aprenda sobre as annotations e o Hibernate em si, faça ao menos uma “manualmente” pra treinar (pois é …estou ficando velho …me lembro do tempo que era tudo no XML …essa piazada de hoje em dia criada a leite com pera ), mas é isso espero que tenha sido claro, qualquer duvida fique a vontade para perguntar.
Cara Vlw pela ajuda,
já testei e funcionou, Beleza