Ajuda sobre minha carreira acadêmica

Olá, sou Fernando, tenho 19 anos e minha formação atual é um curso técnico de informática feito pelo Senac, moro aqui em São Paulo e tenho grande interesse sobre a área de TI, gostaria de iniciar minha faculdade esse ano (2016) ou no máximo no primeiro semestre se 2017, gostaria de fazer o tecnólogo de analise e desenvolvimento de sistemas, mas tenho dúvida de qual instituição fazer, falam muito bem da Fiap, mas não sei se devo fazer lá ou em outra instituição, minhas condições financeiras não são altas (disposto à pagar no máximo R$800 em um curso, período da manhã, matutino), e também tenho dúvidas sobre este curso, é bom? É bem reconhecido? Me dará boas chances no mercado de trabalho? Sei que essas perguntas são superficiais pois sou eu que define o meu próprio conhecimento, mas também um curso bem conceituado ajuda bastante, tenho grandes conhecimentos em web e conhecimentos bons em desenvolvimento de sistemas (linguagem C#), gostaria de fazer o curso de ADS porquê ele abrange muita coisas, além de envolver matérias muito importantes no ramo e incluindo o aprendizado de uma linguagem nova em minha experiência, o Java… Então é isso pessoal, quero dicas e sugestões sobre esse assuntos, lembrando que moro em São Paulo e não tenho disponibilidade para mudança, então teria que ser tudo aqui mesmo, por favor me ajudem com esse assunto para que eu não erre na minha profissão (gosto muita da área de desenvolvimento de sistemas e web, porém web ja tenho um bom conhecimento, ja sistemas um pouco, e o curso de ADS foca os 2 assuntos, e outros muito importantes também, como banco de dados, orientação à objetos, analise, mobile etc), desde ja agradeço à todos pela ajuda e boa sorte também!

Eu estudo ADS no IFSP em Bragança Paulista,
Entrei no curso como um leigo na área de programação, agora no 4º semestre, entendo muito das bases de um software e tenho noções sobre programação, não vou dizer que sei programar ou não por ainda não consegui aplicar esses conhecimentos no mercado. Nesse meio conheci alunos de todos os lados, os que já estão no mercado, os que gostavam de programação mas nunca trabalharam na área, alguns pequenos gênios, e uns outros que, como eu, acabaram entrando meio que de “Gaiato”, cada um reagindo á sua maneira, pessoas já com experiencia dizendo que muita coisa que se vê serve de base mas não é nada comparado com o que se usa no mercado (validando assim o velho ditado:“na pratica a teoria é outra”.

bom, avaliando os professores: lá encontrei professores com focos para a área acadêmica(um ou outro que tiveram pouca/nenhuma experiência na área, porém com mestrados/doutorados) e professores que viveram MUITO tempo no mercado, os dois tipos de professores são faceis de identificar e acredito que o contato com as duas áreas só gere um bom resultado, te mostrando que não existe só o mercado como saída, principalmente se você já tem uma gradação.

pra resumir a missa: IFSP está sendo uma grande experiência e me dando uma boa base para o mercado, o networking que é feito na instituição vale muito a pena então veja para onde a maioria corre! faça sim um curso superior, no pior dos casos você tem um papel que pode te ajudar no futuro (ja ouvi a palestra do Steve Jobs falando sobre os pontos?) procure comunidades dos alunos (uma rápida pesquisa no facebook te dará essa resposta) dessa instituição e tente tirar suas dúvidas com os próprios estudantes isso vai te dar uma melhor visão sobre lá sem ter que assinar contrato!

Abraços, espero ter ajudado!

ps: Segue um link de um podcast que fala sobre a profissão e também relaciona sobre curso superior!

1 curtida

Olá.
Cursei ADS numa faculdade até de nome, mas tipo hoje eu pesquisaria no Ministério da Educação (MEC) uma faculdade com conceito bom… Tipo veja os cursos de 2 anos e meio, são mais completos, tem se uma ótima visão de desenvolvimento de software…
Estude também por fora… faça alguns cursos rápidos sobre programação que esteja querendo…
Boa sorte.

1 curtida