Pessoal, sou inciante em Java apesar de ja ter experiência em C++, Delphi e VB e estou tendo algumas dificuldades em desenvolver um sistema no qual estou trabalhando, eis o problema:
Estou começando pela parte de login da aplicação que deve checar se as credênciais (user e pass) existem e batem com os que estão na tabela do banco MYSQL, criei uma classe com os componentes gráficos e listeners dos objetos (login.java), uma que contem a conexão com o DB (ConBD.java) e estou empacado em uma outra classe que criei para que a “query” em si seja feita, vejam como está meu ConBD.java:
publicclassConBD{publicConBD()throwsClassNotFoundException{Connectioncon=null;StringURL="jdbc:mysql://127.0.0.1:3306/Giga";Stringusuario="root";Stringpass=XXXX;try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");con=DriverManager.getConnection(URL,usuario,pass);Statementstm=con.createStatement();}catch(SQLExceptionex){ex.printStackTrace();JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro na conexão com o Banco de Dados!","GigaPlast - We know plastic",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);}}}
Agora como fazer para que eu possa usar a variável con na classe Loga.java para criar os Statements?
A classe acima seria apenas para obter uma connection (claro que precisa ser melhorada) mas a arquitetura seria esta…
Você deve utilizar uma outra classe que chamará esta para obter a conexão, depois, você criará o Statement na outra classe utilizando a Connection que será retornada desta e não na classe de conexão. Logo, seu projeto ficará bem mais claro e fácil de manter.
Você deve criar um método getConnection() e retornar o objeto Connection… Esta classe deve ser utilizada somente para conectar-se ao banco (ConnectionFactory)… Daí, com o objeto Connection retornado, você consegue fazer a consulta que quiser em outras classes…
Espero ter ajudado…
abraços
F
fernando.zambone
Estou obtendo o seguinte erro: