[Ajuda] subtrações sucessivas

11 respostas
C

Pessoal,

Vejam se conseguem me ajudar, estou estudando linguagem e estrutura de dados e preciso criar uma funcão recursiva que realize a divisão entre dois numeros inteiros, sem utilizar o ‘/’ ou ‘Mod’. Para fazer esse tipo de coisa, preciso realizar essa divisao atraves de subtrações sucessivas.

implementei da seguinte forma:

decimal divisao(int dividendo, int divisor) {

if (dividendo< divisor)

return 0;

else {

return (divisao(dividendo - divisor, divisor) + 1);

}

}

Para uma divisao do tipo 12 / 4 funciona perfeitamente; Porem essa rotina é ineficiente quando considero os seguintes casos:

46 / 108
-2 / -5

Alguem poderia me ajudar nessa questão?

Sds,

Charles

11 Respostas

B

Esse nunca ouvi falar. Como funciona?

ViniGodoy

Não entendi. O que não funciona?

O primeiro caso retorna 0, que é mesmo a resposta certa.

No segundo, você tem problema pq a comparação deveria ser invertida, caso o divisor seja < 0.
Ao invés de inverter a comparação, multiplique por -1 o divisor e o dividendo nesse caso.

A resposta novamente será 0.

float divisao(int dividendo, int divisor) { if (divisor < 0) return divisao(-dividendo, -divisor); if (dividendo < divisor) return 0; return divisao(dividendo - divisor, divisor)+1; }

ViniGodoy

Quase esqueço.

Charles, quando você for postar código, pode usar a tag code? Aí seu código fica colorido e formatado como o meu. Muita gente nem lê o código se você não usar esse recurso.

Se ainda não sabe como, dá uma lida nesse tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

Ele explica esse e outros recursos do fórum. :wink:

C

Bruno

A ideia é fazer uma divisão sem utilizar o operador ‘/’, estão é feito com varias subtrações ate chegar ao quociente da divisão…

C

ViniGodoy

Esses casos que coloquei a rotina não poderia retornar ‘zero’, por exemplo:

No primeiro caso 46 / 108 = 0,42 { A rotina deveria retornar 0,42 }

Aconcontece isso pq está caindo nessa condição: