Esta é minha primeira mensagem no fórum.
Gostaria de mergulhar no Mundo JAVA, pois acredito q seja a linguagem do futuro.
Tenho alguma experiência em programação WEB e Delphi7.
Gostaria, se possível, de instruções básicas de instalação do ambiente Java para programar. Escrevi o Hellow World mas não sei como compilar ou como executar. Tenho instalado o JRE 1.5.0, o JDK 1.5.0 e o J2RE1.4.2_04.
Não tenho idéia do são ou pra que servem ou mesmo como usá-los.
JRE é somente para usuários (não desenvolvedores) do Java e JDK é para desenvolvimento de aplicativos. A versão 1.5 ainda é uma versão de teste (esta na fase final de testes), mas para você que está iniciando o uso do Java acho que não tem problema. Para compilar um arquivo você deve ter um JDK, não é necessário instalar o JRE.
Instale o aplicativo na sua máquina e coloque o valor da variável PATH como:
#se for no SO Windows
PATH=c:\diretorioDeInstalação\bin;%PATH
#se for no SO Linux
export PATH=/caminhoDaInstalação/bin:$PATH
para compilar é simples salve o arquivo com o mesmo nome da classe que você criou e compile usando javac NomeClasse.java para executar use java NomeClasse.class.
Uma observação importante é que o compilador Java é case-sensitive portanto ao salvar o arquivo e compila-lo o nome do arquivo deve ser exatamente igual ao nome da classe incluindo caracteres minusculos e maiusculos.
bom agora quando vc configurar as suas variáveis de ambiente para executar o java
no caso eu soh configuro o PATH das variáveis de ambiente para indicar onde estão os arquivos de execução de programas e compilador java
adicionando o endereço da pasta bin de onde vc instalou o java sdk
pra testar se está tudo certinho funcionando
soh fazer um teste drive rapidinho no prompt de comando
digitando javac
se aparacer umas escritas com -d por exemplo e descrição é pq o java está funcionando certinho, caso contrário vai te retornar que o comando é invalido
agora uma pra facilitar a vida quando vc estiver fazendo os primeiros testes em java
vc cria uma pasta onde vai colocar os arquivos .java que são os fontes do seu programa em java
e nessa pasta vc cria no mínimo dois arquivos .BAT
um assim:
isso vai compilar todas as suas classes da pasta gerando os .class
o pause eu coloco é pra caso aconteça algum erro vc poder ver oq aconteceu…
e um outro BAT para executar o seu programa em java
onde vc vai indicar qual de suas classes tem o método main
esse bat vai executar pra vc o programa como se fosse um exe da vida
o pause é pra caso ocorra algum erro / exceção vc poder ver qual foi
Pessoal muito obrigado pela atenção.
Ao escrever esta resposta, não li ainda as de vcs, mas o que não estou conseguindo fazer é dar este comando de javac… no prompt do DOS.
Caro colega,
Também estou iniciando na linguagem java, mas uma das soluções que eu encontrei foi comprar livros, preferindo os da makron books (exelente editora).
Mas c vc não quiser gastar, pode baixar apostilas virtuais no site http:\www.apostilando.com. Só tem que fazer um cadastro e depois use!!