Ajuda urgente sobre der

9 respostas
Q

PESSOAL, COMO FAÇO PARA REPRESENTAR EM UM DER UM CONTROLE DE CAIXA PARA A SEGUINTE SITUAÇAO.

QUANDO ALGUEM COMPRAR DEVO LANÇAR UM CREDITO
QUANDO PAGAR UM FUNCIONARIO DEVO LANÇAR UM DEBITO.

O PROBLEMA É QUE NAO SEI COMO RELACIONAR A ENTIDADE CAIXA COM AS OUTRAS, ALGUEM PODE POR FAVOR ME AJUDAR E SE POSSIVEL, ME MANDAR UM EXEMPLO NO MEU EMAIL DE COMO FAZER ESSE RELACIONAMENTO.
BEM, COMO RELACIONAR SEM USAR A CHAVE, ESTE É O PROBLEMA PQ A CHAVE DE UMA ENTIDADE NAO É A MESMA DE OUTRA.
ME AJUDEM É URGENTE

GUSTAVO

[email removido]

9 Respostas

R

1 - Não digite o titulo do seu tópico com o caps lock ligado.
2 - Não digite a mensagem do seu tópico com o caps lock ligado - isso dá a impressão de que você esta gritando.
3 - Não espere que alguém vá correr atrás de sua “urgência”.
4 - Não espere que alguém faça o seu trabalho para você.
5 - Use “?” para expressar dúvidas e “,” para separar frases, quando apropriado.

Q

“microfilo”:
2 - Não digite a mensagem do seu tópico com o caps lock ligado - isso dá a impressão de que você esta gritando.
5 - Use “?” para expressar dúvidas e “,” para separar frases, quando apropriado.

Valeu mas c vc nao pode ajudar, nao se intrometa no topico

um abraço

G

“quadran”:
“microfilo”:

Valeu mas c vc nao pode ajudar, nao se intrometa no topico

um abraço

Hey… calma pessoal!
Você tem alguma coisa já feita ?

:wink:

M

aqui tem um artigo em 5 partes que ensina a fazer o DER
http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2419&cc=149
e nesse TCC tem um DER se você quer um como exemplo
http://www.ulbra-to.br/ensino/43020/artigos/relatorios2003-2/TCC/PHP5_OO.pdf

Q

“maluquo1”:
aqui tem um artigo em 5 partes que ensina a fazer o DER
http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2419&cc=149
e nesse TCC tem um DER se você quer um como exemplo
http://www.ulbra-to.br/ensino/43020/artigos/relatorios2003-2/TCC/PHP5_OO.pdf

Valeu amigo

Q

Galera, vou mudar minha pergunta, em um DER deve aparacer o controle de Caixa?

Se sim, como eh feita o relacionamento entre ele e as demais entidades, ja que algumas nao tem as mesmas chaves?

L

“quadran”:

Se sim, como eh feita o relacionamento entre ele e as demais entidades, ja que algumas nao tem as mesmas chaves?

Como você imagina implementar um controle de caixa?

quando se usa o paradigma relacional, vc deve ter em mente o fluxo de dados, como eles serão armazenados e o que eles representarão.

O que você quer dizer com “algumas nao tem as mesmas chaves”? Chave primária (se é isso que vc se refere) é, a grosso modo, a meneira de se identificar uma única linha da tabela de dados. Deve-se tomar muito cuidado em definir campos para chaves primárias, por exemplo não se pode usar, ao contrario do que muitos afirmam (Este artigo por exemplo), o CPF de uma pessoa, pois o CPF pode ser usado por duas pessoas, existem casos onde a esposa utiliza o CPF do marido, e mais ainda existem pessoas que não possuem CPF, um estrangeiro por exemplo, aí como vc vai resolver esse problema?

Imagine um hotel, onde para e fazer a reserva você precisa antes de tudo efetuar o cadastro dos hospedes, aí vem um casal que se enquadram enssa situação e vc cadastra apenas o marido a mulher dele não pode se hospedar pois o cpf é chave primária, e você precisa dele pra cadastrar seu hospede, mas a p*** da esposa do cara resolveu não fazer um CPF pra ela e usar o CPF do marido, pôxa não vai dar pra cadastra-la pois não posso inventar um CPF ele segue uma regra de formação se eu cadastrar um CPF válido o dono desse CPF que “inventei” pode vir a se hospedar no hotel. putz tô ferrado:

“Senhor infelizmente não posso hospedálos pois sua esposa não tem CPF, aconselho que ela faça um CPF exclusivo pra ela e depois volte ao nosso hotel”

E se vier um Americano passar o fim de semana? aí ferrou, os Americanos não possuem CPF, ele têm um maldito numero de Social Security, ah beleza vamos usar ele… putz o dígito verificador. “Ah, deixa esse gringo danado ir embora, eu nem sei falar ingles direito…”.

o ideal é que se use chaves que não têm significado semãntico, ou que sejam composto por campos onde se possa distinguir um registro do outro

Os relacionamentos são identificados por chave estrangeira, o essencial, pra vc construir teu modelo de dados é trer conhecimento da teoria de banco de dados relacionais um bom livro pra isso é o

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=168472

No mais tamos aí pra ajudar, somente maneire em responder aos que não te agradam muito:

Q

“lapavila”:
“quadran”:

Como você imagina implementar um controle de caixa?

quando se usa o paradigma relacional, vc deve ter em mente o fluxo de dados, como eles serão armazenados e o que eles representarão.

O que você quer dizer com “algumas nao tem as mesmas chaves”? Chave primária (se é isso que vc se refere) é, a grosso modo, a meneira de se identificar uma única linha da tabela de dados. Deve-se tomar muito cuidado em definir campos para chaves primárias, por exemplo não se pode usar, ao contrario do que muitos afirmam (Este artigo por exemplo), o CPF de uma pessoa, pois o CPF pode ser usado por duas pessoas, existem casos onde a esposa utiliza o CPF do marido, e mais ainda existem pessoas que não possuem CPF, um estrangeiro por exemplo, aí como vc vai resolver esse problema?

Imagine um hotel, onde para e fazer a reserva você precisa antes de tudo efetuar o cadastro dos hospedes, aí vem um casal que se enquadram enssa situação e vc cadastra apenas o marido a mulher dele não pode se hospedar pois o cpf é chave primária, e você precisa dele pra cadastrar seu hospede, mas a p*** da esposa do cara resolveu não fazer um CPF pra ela e usar o CPF do marido, pôxa não vai dar pra cadastra-la pois não posso inventar um CPF ele segue uma regra de formação se eu cadastrar um CPF válido o dono desse CPF que “inventei” pode vir a se hospedar no hotel. putz tô ferrado:

“Senhor infelizmente não posso hospedálos pois sua esposa não tem CPF, aconselho que ela faça um CPF exclusivo pra ela e depois volte ao nosso hotel”

E se vier um Americano passar o fim de semana? aí ferrou, os Americanos não possuem CPF, ele têm um maldito numero de Social Security, ah beleza vamos usar ele… putz o dígito verificador. “Ah, deixa esse gringo danado ir embora, eu nem sei falar ingles direito…”.

o ideal é que se use chaves que não têm significado semãntico, ou que sejam composto por campos onde se possa distinguir um registro do outro

Os relacionamentos são identificados por chave estrangeira, o essencial, pra vc construir teu modelo de dados é trer conhecimento da teoria de banco de dados relacionais um bom livro pra isso é o

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=168472

No mais tamos aí pra ajudar, somente maneire em responder aos que não te agradam muito:

Amigo, muito obrigado pelas dicas;

Mas olha, o q eu nao estou conseguindo modelar é a entidade Caixa, por exemplo, quando um cliente faz uma compra, eu tenho que lançar um credito, e pra relacionar esse credito, tem q ter uma chave certo, porem, quando a empresa comprar, eu tenho que lançar um debito, ai esta o problema, como vou fazer pra usar a chave, ja que no primeiro usei a chave de venda e agora tenho que usar a chave de compra, e quando for pagamento de salario dos funcionario, qual chave vou usar, pois pra varios momentos, as chaves estrangeira pra relacionar o caixa com as operaçoes seram diferentes.
Vc conseguiu me entender

Obrigado

L

Agora eu que não entendi…

O que vc quer dizer com “usei a chave de venda”?

Compra e venda são registros que vc pode armazenar em um banco de dados, não precisa se preocupar com chave, a chave é só pra identificar o registro, vc insere um registro representando a venda ou compra, e identifica isso, agora como, vai depender de sua implementação.

Eu criaria uma tabela de movimento de caixa por exemplo, e registraria ali a movimentação do caixa (óbvio), identificando os valores de entrada e saída.

isso é um tanto que subjetivo.

Por exemplo, vc tem um contas a receber, isso tem que ser armazenado em algum lugar, uma tabela, no ato do recebimento, vc dá baixa no registro, (pode atualizar a data de pagamento, atualiza o valor de pagamento, e o que for pertinente), daí registra isso no movimento de caixa, que pode ser uma tabela, identifica tbem a conta a receber, e daí vai. O mesmo vale pra contras a pagar

É preciso entender o que o sistema se proporá a fazer e qual o nível de controle terá.

Criado 28 de junho de 2005
Ultima resposta 30 de jun. de 2005
Respostas 9
Participantes 5