“quadran”:
Galera, vou mudar minha pergunta, em um DER deve aparacer o controle de Caixa?
Se sim, como eh feita o relacionamento entre ele e as demais entidades, ja que algumas nao tem as mesmas chaves?
Como você imagina implementar um controle de caixa?
quando se usa o paradigma relacional, vc deve ter em mente o fluxo de dados, como eles serão armazenados e o que eles representarão.
O que você quer dizer com “algumas nao tem as mesmas chaves”? Chave primária (se é isso que vc se refere) é, a grosso modo, a meneira de se identificar uma única linha da tabela de dados. Deve-se tomar muito cuidado em definir campos para chaves primárias, por exemplo não se pode usar, ao contrario do que muitos afirmam (Este artigo por exemplo), o CPF de uma pessoa, pois o CPF pode ser usado por duas pessoas, existem casos onde a esposa utiliza o CPF do marido, e mais ainda existem pessoas que não possuem CPF, um estrangeiro por exemplo, aí como vc vai resolver esse problema?
Imagine um hotel, onde para e fazer a reserva você precisa antes de tudo efetuar o cadastro dos hospedes, aí vem um casal que se enquadram enssa situação e vc cadastra apenas o marido a mulher dele não pode se hospedar pois o cpf é chave primária, e você precisa dele pra cadastrar seu hospede, mas a p*** da esposa do cara resolveu não fazer um CPF pra ela e usar o CPF do marido, pôxa não vai dar pra cadastra-la pois não posso inventar um CPF ele segue uma regra de formação se eu cadastrar um CPF válido o dono desse CPF que “inventei” pode vir a se hospedar no hotel. putz tô ferrado:
“Senhor infelizmente não posso hospedálos pois sua esposa não tem CPF, aconselho que ela faça um CPF exclusivo pra ela e depois volte ao nosso hotel”
E se vier um Americano passar o fim de semana? aí ferrou, os Americanos não possuem CPF, ele têm um maldito numero de Social Security, ah beleza vamos usar ele… putz o dígito verificador. “Ah, deixa esse gringo danado ir embora, eu nem sei falar ingles direito…”.
o ideal é que se use chaves que não têm significado semãntico, ou que sejam composto por campos onde se possa distinguir um registro do outro
Os relacionamentos são identificados por chave estrangeira, o essencial, pra vc construir teu modelo de dados é trer conhecimento da teoria de banco de dados relacionais um bom livro pra isso é o
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=168472
No mais tamos aí pra ajudar, somente maneire em responder aos que não te agradam muito: