Veja bem, o tipo radio só se justifica quando são utilizados, no mínimo, dois campos radio, que formam um array de campos, por isso eles devem ter o mesmo nome pra justamente ligar/desligar ao clicar, certo?
Pois então, sendo exibido apenas um radio NÃO existirá mais array de campos radio, e sim apenas UM então você deve confirmar como está sendo feito a validação de radio “ligado”.
Ficaria assim:
function validaRadio(campoRadio) { var achou = false;
Gente eu tenho um campo radio que exibe o resultado de uma consulta que eu faço no meu formulario . Essa validação do radio é feita em javascript !
Quando é exibido o resultado de varias consultas no radio e eu cliko no botao inserir sem ter selecionado nehum radio ele me iforma “É necessario selecionar o campo radio !”
Problema : quando é exibido o resultado de uma unica consulta no meu radio e eu cliko no botao inserir sendo ke eu selecionei o radio . Ele continua informando “Énecessario selecionar um radio” . Sendo ke ele nao deveria fazer isso pois o radio esta selecionado . (queria deixar claro ke isso so acontece kuando é exibido no radio uma unica consulta ) .
Alguem tem um exeplo de vallidação de um radiobutton em javascript ke faça isso ?
Sad
A kem ajudar agradeço !
I
igson_mendes_da_silv
Mas se eu tiver varios campos radio no meu formulario ? :shock:
I
igson_mendes_da_silv
Eu ja consegui fazer isso . Mas continua o mesmo problema !
Kuando aparece uma unica consulta no radio ele continua exibindo ainformção é necessario selecionar o radio .
Isso acontece apersar de eu ter selecionado o radio . Ke fique bem claro que isso so acontece quando é exibido um unico radio .
I
igson_mendes_da_silv
A JSP
<%@pagelanguage="java"contentType="text/html; charset=ISO-8859-1"pageEncoding="ISO-8859-1"%><%@tagliburi="/WEB-INF/struts-bean.tld"prefix="bean"%><%@tagliburi="/WEB-INF/struts-html.tld"prefix="html"%><%@tagliburi="/WEB-INF/struts-logic.tld"prefix="logic"%><%@tagliburi="http://java.sun.com/jstl/core"prefix="c"%><%@tagliburi="/WEB-INF/struts-bean-el.tld"prefix="bean-el"%><%@tagliburi="/WEB-INF/struts-html-el.tld"prefix="html-el"%><%@tagliburi="/WEB-INF/struts-logic-el.tld"prefix="logic-el"%><!DOCTYPEHTMLPUBLIC"-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"><html:html><head><metahttp-equiv="Content-Type"content="text/html; charset=ISO-8859-1"><title>Inserttitlehere</title><scriptlanguage="javascript"src="java_script/validacao.js"></script></head><body><html:formaction="/ProcessarInclusaoCliente.do"method="post">Codigo:<html:textproperty="id"value=""size="20"maxlength="30"/><br><br><br><br>Telefone:<html-el:selectproperty="telefone"><c:forEachvar="colecao"items="${colecao}"><html-el:optionvalue="${colecao.telefone}"><c:outvalue="${colecao.telefone}"/></html-el:option></c:forEach></html-el:select><br><br>idade:<br><c:forEachvar="colecao"items="${colecao}"><html-el:radioproperty="idade"value="${colecao.idade}"><td><c:outvalue="${colecao.idade}"/><td><br></html-el:radio></c:forEach><br><br>Nome:<br><c:forEachvar="colecao"items="${colecao}"><html-el:radioproperty="nome"value="${colecao.nome}"><td><c:outvalue="${colecao.nome}"/><td><br></html-el:radio></c:forEach><br><br><center><html:linkhref="/Treinamento/ProcessarInclusaoCliente.do"onclick="return validarForm(this);">Incluir</html:link></center></html:form></body></html:html>
OJAVASCRIPTfunctionvalidarForm(){if(document.formularioExibirFormularioCliente.nome.value==""){alert("O campo "+document.formularioExibirFormularioCliente.nome.name+" deve ser preenchido!");document.formularioExibirFormularioCliente.nome.focus();returnfalse;}if(document.formularioExibirFormularioCliente.id.value==""){alert("O campo "+document.formularioExibirFormularioCliente.id.name+" deve ser preenchido!");document.formularioExibirFormularioCliente.id.focus();returnfalse;}varchecked=false;varbuttons=document.formularioExibirFormularioCliente.idade;for(vari=0;i<buttons.length;i++){if(buttons[i].checked){checked=true;break;}}if(!checked){alert(" Informe a idade");return(false);}returntrue;}///////////////////////////valida??odoformulariocliente////////////////////////////