Ajuda! Validação JavaScript

Fala galera, to precisando de uma ajuda!É o seguinte, tenho uma pagina jsp q vai no banco de dados e traz quandos beneficiarios a pessoa q esta logada tem. Essa pessoa pode ter ate 9 beneficiarios para desativar, e para ela fazer isso ela tem q selecionar os ou o beneficiario q ela quer desativar. To precisando de uma validação q se o usuario der um subimit na pagina ela n deixe ele proseguir pq tem q preencher pelo menos um campo chekbox:

• Eu tinha feito assim:

if((document.forms[0].checkboxDesativar00.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar01.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar02.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar03.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar04.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar05.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar06.checked==false)
||(document.forms[0].checkboxDesativar07.checked==false)){

alert(“Selecione um Beneficiário para Desativação!”);
return;
}else{
document.forms[0].action=“crudBneficiario.do”;
document.forms[0].submit();
}

so q acontece o seguinte a quantidade de beneficiarios pode mudar de usuaio para usuario, um pode ter 1 outro 7 etc… e do jeito q eu estou fazendo n esta dando certo.

Como faço para fazer essa validação?? Alguem pode me ajudar??? Obrigado!!!

Cara, eu sugiro você usar algum dos frameworks de javaScript disponíveis por aí. Por exemplo uma saída se voce estivesse usando o YUI, seria colocar todas as checkbox com um mesmo nome de classe ficticio e fazer um getElementsByClassname ( algo assim ) e ele te retornaria todos os checkboxes. E voce faria um teste do tipo var test = false (inicia um teste) e no loop faria um test |= test ( se ocorrer algum true o test já é verdadeiro). E você deixaria a pessoa progredir.

Fazer na mão isso sem framework é um pouco trabalhoso. Pesquise os que existem(Dojo,YUI,Prototype,YUIExt,etc-olhe em www.ajaxian.com) e passe a usar um, acredito que vá facilitar muito sua vida.

Espero ter ajudado =)