Fala galera, estou querendo estudar webservices e preciso de alguma ajuda. Quem souber de algum site com apostilas, tutoriais, exemplos, livros etc.
Valeu pela atenção…
Fala galera, estou querendo estudar webservices e preciso de alguma ajuda. Quem souber de algum site com apostilas, tutoriais, exemplos, livros etc.
Valeu pela atenção…
Só umas dicas:
1 - Você pode rodar webservices com Tomcat ou JBoss (Eu estou usando o Tomcat);
2 - Você pode obter o JWSDP1.6 no site da Sun ou o Axis1.2 no site da Apache (Eu uso o Axis);
3 - Com o Axis baixado, descompacte numa pasta (axis1_2) e copie a pasta axis que está em webapps e copie dentro de webapps do tomcat. Crie as variáveis de ambiente AXIS_HOME, AXIS_LIB e AXISCLASSPATH apontando para seu devido local;
4 - Se vc colocar Localhost:8080/axis verá que o framework está funcionando;
5 - As classes serão renomeadas de .java para .jws, que será compilada e gerada uma .class numa pasta class dentro do axis;
6 - Será gerado o xml com o wsdl da classe que vc criou e será vista sua estrutura em wsdl no browser ao chamar localhost:8080/axis/classe.jws
7 - Para um cliente webservice será uma classe com os imports org.apache.axis.client.Service e org.apache.axisd.client.Call que terão os métodos Call.xxx.xxx em localhost:8080/axis/classe.jws
Se foi muito pesado pra vc, tem um tutorial aqui no PJ que ensina isso bem fácil…