facoxim, acho que entendi a sua pergunta… Vc sabe o que o super faz, mas no caso especifico de uma Applet você não entende pra que ele serve já que vc está declarando o método paint aqui…
Me corrijam se eu estiver errado por favor…
O método paint da superclasse JApplet faz procedimentos que devem ser feitos sempre que o paint é chamado e o seu paint é uma versão melhorada do paint da superclasse, ou seja, ele deve fazer as coisas básicas (por isso chama a super: super.paint(g)) e depois que concluir lá ele continua a fazer o que vc programou…
Vou tentar dar um exemplo bem simples aqui:
Supondo uma superclasse que tem o método imprimeVetor. E uma subclasse que herda esse imprimeVetor.
Porém é uma formalidade desse método que todovetor imprimido esteja ordenado de forma crescente, o método imprimeVetor da superclasse ordena o vetor antes de qualquer coisa.
public void imprimeVetor(int[] vetor)
{
super.imprimeVetor(vetor); // vc chama a super, passando o vetor, pra que a super faça as operações de "regra", que nesse caso é ordenar um vetor.
for (int i=0; i<vetor.length; i++) // laço for pra imprimir o vetor...
{
System.out.println (vetor[i]);
}
}
se vc não tivesse chamado o super.imprimeVetor, o vetor iria ser imprimido desordenado (com isso quebrando uma das “regras” do método).
Isso se tratando de um JApplet pode ocasionar algum erro de formação ou sei lá o que…
No livro do Deitel ele não explica mto bem o porque dessa chamada nesse caso, só diz que precisa ser chamado pra evitar erros…
Se eu estiver falando alguma besteira, por favor me corrijam! Mas acho que é isso…