Sou líder de desenvolvimento do CoGrOO, o corretor gramatical para o BrOffice.orghttp://cogroo.sourceforge.net. É um software brasileiro com mais de 50 mil usuários, adotado por muitas empresas, incluindo Petrobras, Celepar e Banco do Brasil.
Estou em busca de contribuidores voluntários!
Existem diversas funcionalidades interessantes aguardando as suas mãos para serem implementadas.
Prefiro deixar em aberto a escolha da feature, mas sugiro:
Sistema de iteratividade com o usuário: exibir detalhes da análise do texto, acesso ao dicionário
Sistema para enviar erros do corretor através do BrOffice.org para uma base de dados
Melhorar o sistema de testes
Quem estiver interessado entre em contato! É uma ótima oportunidade de contribuir para o bem da comunidade software livre e da humanidade como um todo
O CoGrOO é perfeito para trabalhos de iniciação cientifica, TCC, mestrado, doutorado etc. Existem trabalhos dos mais simples até os mais sofisticados e científicos.
É um processo um pouco chato e pouca gente reporta erros por lá. E ainda frequentemente o usuário erra ao preencher o formulário. Do nosso lado esses dados estão muito crus e para entender o problema temos um pouco de trabalho.
Então para facilitar isto criaríamos um meio de submeter erros direto do BrOffice.org. Poderia ser algo como clicar com o botão direito em um texto e no menu de contexto teria a opção “Reportar erro”. O programa pegaria a frase que o usuário clicou, processaria usando o CoGrOO para montar um formulário já quase todo preenchido com o problema, deixando um campo para comentários. Ai o usuário pode enviar o erro para o servidor, que armazenaria tudo. O erro seria reportado na lista do projeto. Esses erros estariam acessíveis por uma página web, onde um analista linguista faria um parecer sobre o problema, identificando quem é o responsável pela correção (programadores, linguista responsável pelas regras, pelos dicionários, etc). Poderia ainda haver um sistema que já colocaria essas frases num banco de testes do sistema.
Bom, eu imagino essa funcionalidade assim. Pode ser muita coisa para uma pessoa, então poderíamos dividir a funcionalidade em partes menores. Que acha?
Seria muito legal, e útil, ter como exibir detalhes da análise gramatical feita pelo CoGrOO ao usuário. Imagine que você digitou um texto, mas está em dúvida se a construção está clara. O CoGrOO pode não mostrar erros, mas você pode conferir a frase olhando a estrutura de dados da análise feita. Então você poderia ver sua frase num formato de árvore, com sujeito e objeto tudo agrupado, classificação morfológica das palavras, eventualmente poderíamos até integrar com um dicionário para exibir significado de cada palavra.
O Cogroo já fornece todos esses dados, só precisa bolar uma forma de exibir eles ao usuário.
Imagine o impacto que uma funcionalidade dessas teria na concorrência
Em relação à concorrência já saíram perdendo tentando utilizar um formato diferente do padrão ODF.
Em relação à ferramente, preciso conhecer um pouco melhor para verificar se realemtne tenho condições a ajudar implementando. Daqui uns 10 dias volto a postar aqui um posicionamento em relação a isso. Vou realziar primeiro alguns testes para criação de pluguins mais fáceis (com o objetivo de conhecer a estrutura) para depois me envolver pra valer neste.
Instalei o NetBerans em casa e vou começar a conhecer o componente para conversarmos com mais detalhes.
Desculpe a demora pra responder, mas com a empresa em greve acabei não tendo como responder antes.
Se puder passar um email pra contato ou Msn acho que ficaria mais fácil, afinal provavelmente terei muitas dúvidas no componente.
Até mais[/quote]
Oi, Thiago,
Sugiro que você ainda não vá direto ao Cogroo. Você poderia estudar um pouco sobre extensões em geral. Tenta seguir aquele tutorial do JustJava.
Estou fazendo um novo tutorial que vai ajudar você. Deve ficar pronto para o dia 12 de novembro. Nele vou mostrar como colocar uma funcionalidade nova no Cogroo.
Você é de qual Serpro? Vou participar do III Fórum de Tecnologia em Software Livre, no Serpro Curitiba (http://www.cta.softwarelivre.serpro.gov.br/curitiba). Vou experimentar esse novo tutorial num minicurso nesse fórum.