Ajudem eu a ser um programador em java igual sou no delphi hoje pois ta dificil

10 respostas
B

Por favor eu consegui abaixar o easyeclipse e com Deus me ajudando consegui uma apostila mas nossa estou completamente perdido eu hoje sou porgramador em clipper5 e delphi7 mas um colega de serviço falou que existe o java para desktop mas cara parainstalar o eclipse certo demorei uma semanda hoje com a apostila consegui compilar um codigo so para aparecer um texto tipo “oi” cara eu ja li varias apostila mas tipo assim quero programar em uma ide do java para desktop para conseguir pelo menos executar um form vazio nem isso consigo nossa é tao dificil usar o java ou como disse no começo eu estou totalmente perdido ja estou quase para voltar para lixodelphi que la pelo menos quando eu abro ele ja consigo compilar um form vazio ou colocar um botao sem funcao mas consigo sem entender muito de delphi eu queria conseguir pelo menos uma plataforma grafica porque do jeito que estou eu uso o clipper que pelo menos consigo gerar um executavel nem isso consigo que raio que estou aprontando no java que nem isso consigo so consigo um arquivo .jar ai quando tento executar fala que falta uma tal de java virtual machine, quando tento declarar uma variavel char so posso colocar um caracter dentro da variavel senao da erro nossa por favor me ajudem a ser mais um usuario do grande java usando ele para desenvolver uma aplicacao grafica com o java.
Eu quero usar o java porque dizem que é muito bom mas nao conheço ninguem que usa o java na minha firma e nem em outra firma perto da minha mas percebo que o mercado quer o java mas como ser um programador em java sendo que por muito custo consegui achar um forum para java me ajudam o a ser um usuario do grande java para desenvolver aplicacoes graficas igual ao delphi hoje sei o delphi sei onde consigo ajuda mas no java ninguem me ajuda, nossa que sufoco. :lol:

Quero simplismente fazer um form e da um clique em um botao e aparecer aquela mensagem oi mundo por equanto.
Obrigado desde ja!

10 Respostas

mario.fts

Cara, seu problema é na verdade a mudança de paradigmas.

Vc está tentando fazer em java algo que vc fazia em Delphi do mesmo jeito que vc fazia em delphi.

Vc tem que descobrir como isso é feito em java, e só ai vc vai ter sucesso.

tem um tutorial muito bom no site da sun, mas está em ingles, espero que não seja um problema:
http://java.sun.com/products/jlf/ed2/book/index.html

Procure por swing no google, e veja como as coisas funcionam em java. Pra facilitar pra vc, eu indicaria uma IDE com suporte a alguma ferramenta do tipo drag’n drop, tipo o NetBeans.

Mas já vai sabendo que ficar arrastando e soltando igual no Delphi não vai funcionar em Java. Aprenda Orientação a Objetos, ai aprenda Java e ai sim, aprenda como fazer aplicações swing.

[]'s

rmendes08

Calma irmão, respira … vamu lá 1, inspira, 2, expira …

pablosaraiva

Sem flame galera.

Baixa o netbeans.

G

Desculpe, mas não posso deixar de puxar sua orelha para pontuar melhor as frases. Tive que ler e reler algumas vezes para entender.

Enfim, você já conhece programação, então meio caminho andado. O problema será mudar a forma que você programa, já que são linguagens com paradigmas diferentes.

Se você possuir verba para um investimento, faça um curso básico de Java. Assim você aprende de forma mais fácil e ainda pode trocar muitas idéias com os colegas. Creio que o clima de sala de aula irá te dar uma motivação a mais para estudar Java.

O que você acha?

D

Então BRENIARK, seja bem vindo a comunidade.

Segue o link para umas apostilas da Caelum, que me ajudou muito no inicio de meus estudos.
Java e Orientação a Objetos http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf
Algoritimos e Estruturas de Dados em Java http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-algoritmos-estruturas-dados-java-cs14.pdf
E tem outro aqui do forum mesmo, Componentes Básico Swing com Netbeans http://www.guj.com.br/content/articles/SwingNetbeans/SwingNetbeans.pdf

É isso ai, boa sorte nesse começo de estudos, mais não desanima não.

davidbuzatto

Nossa! Precisa comprar uma caixinha de vírgulas hein?

MarcioCasteloBranco

Cara, ouve tudo que a galera te explicou e mais uma coisa, respira e expira!!!
Bem Vindo to the JAVAWORLD!!

gqferreira

Vou tentar ser o mais didático possivel para não te confundir nesse Hello World

package teste;
/**
 * Os imports são as classes externas que a aplicação mantem dependencia.
 * Por exemplo a classe JButton que produz botoes e que chamamos durante a execução para requerer
 * um botão.
 */
import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;
import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JOptionPane;

/**
 * OBS:
 * JFrame é Form do delphi
 * JPanel é o Frame do delphi
 */

/**
 * Isso e um comentario do tipo javadoc(pesquise mais sobre ele), passe o mouse sobre o nome da classe
 * Perceba que a classe extende para JFrame, isso quer dizer que o construtor dela
 * produz um Frame e que por ela ser filha de JFrame, ira produzir uma tela.
 *
 */
@SuppressWarnings("serial")
public class Frame extends javax.swing.JFrame {
	/**
	 * Criação de todos os componentes da classe ou variaveis de visão par todos os metodos
	 */
	JButton botao;
	/**
	 * Esse e o metodo main, metodo principal da classe quando a classe é executada,
	 * ele é o primeiro a rodar, em seguida ele chama qual ele quiser... validar cpf... mandar email... realizar cálculos, enfim, cada metodo deve realizar uma tarefa
	 * Para você entender melhor sobre metodos, você pode procurar saber mais sobre Orientação a Objeto.
	 * A principio entenda metodo como quase uma procedure (não me xinguem, eu disse quase)
	 * @param args
	 */
	public static void main(String[] args) {

/**
		 * Chamando o metodo que ira construir a tela
		 */
		Frame inst = new Frame();
		/**
		 * Nesse momento toda a tela ja foi montada, so falta voce dar um visible nela
		 */
		inst.setVisible(true);
		/**
		 * Agora a tela é visivel.
		 */
	}
	/**
	 * Construtor da classe.
	 * Se ela extende a JFrame, então esse metodo ira construir o frame
	 */
	public Frame()
	{
		/**
		 * Este.mandoUmTamanho(400,300)
		 * Se estou dentro do construtor do frame, o this se refere a ele.
		 */
		this.setSize(400,300);
		this.setTitle("Hello World");
		/**
		 * O usuario não vai redimensionar a tela
		 */
		this.setResizable(false);
		/**
		 * O frame vai iniciar no meio da tela
		 */
		this.setLocationRelativeTo(null);
		/**
		 * Quando fechamos o form no [X], não quer dizer que os processos relacionados a sua aplicação tenham sido matados
		 * Para isso usamos isso que é para dizer que depois que a parte visual for fechada, mata-se todos os processos relacionados,
		 * se não você vai ficar cheio de processo aberto mesmo tendo fechado os frames
		 */
		this.setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
		/**
		 * Definindo o layout da tela, poderia ser em forma de tabela, cada componente teria sua posição x y medida em celula, por exemplo:
		 * se eu dividisse a tela em quatro colunas e quatro linhas, eu poderia colocar um botão na celula 1,1 ou na celula mais proxima do centro
		 * da tela, quando a tela fosse redimensionada, as celulas tambem seriam e consequentemente os componentes.
		 * Vamos deixar sem layoute, para isso vamos definir a posição dos componentes na tela em medida de pixel
		 */
		this.setLayout(null);

/**
		 * Vamos colocar um botão
		 * Na criação do botão foi chamado o construtor do botão onde passei seu caption.
		 * Não precisava ter sido assim, poderia ter sido assim:
		 * JButton botao = new JButton();
		 * botao.setText("Me aperte");
		 * 
		 * Mas nada que impeça de voce mudar o caption dele depois disso, é usar: nomeDoBotao.setText("Caption");
		 */
		botao = new JButton("Me aperte");
		/**
		 * Definindo respectivamente a posição e tamanho do botão
		 * setBounds(posicao x,posicao y, comprimento, altura) 
		 */
		botao.setBounds(147, 101, 100, 50);
		/**
		 * Adicionando o botão.
		 * Sabemos que ele será adicionado ao frame pois estamos no construtor dele. Mas poderiamos colocalo dentro de outro
		 * componente mesmo estando dentro do construtor. Para coloca-lo por exemplo em JPanel, poderiamos colocar:
		 * nomeDoJPanel.add(bota);
		 * 
		 * mas o nomeDoJPanel devera estar adicionado ao Frame.
		 */
		add(botao);
		/**
		 * Evento do botão, quando ele for clicado, esse actionListener será executado.
		 */
		botao.addActionListener(new ActionListener() {
			 public void actionPerformed(ActionEvent evt) {

/**
				  * Emitindo uma mensagem
				  */
				 JOptionPane.showMessageDialog(null, "Hello World", "Hello World titulo", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);

}
		 });

}

}

Coloque isso no seu editor de texto e salve como Frame.java

Feito isso, vá ao seu console (prompt) e caminhe até o caminho onde você salvou o Frame.java, (OBS: O NOME DO .java DEVE TER O MESMO NOME DA CLASSE QUE ESTÁ DECLARADA NO CODIGO, NESSE CASO: Frame) use “cd caminhoDoArquivo”
Dê o comando: javac Frame.java >> Isso é para compilar o arquivo, nesse instante irá aparecer o arquivo Frame.class
Dê o comando: java Frame >> Irá rodar a classe se você ainda estiver no mesmo diretorio dela.

Para compilar e rodar via consele você vai precisar ter as variáveis de ambiente configuradas (procure saber mais sobre isso)
Ou…

Cole o código fonte no eclipse e rode.
As ferramentas mais usadas são Eclipse e Netbeans, tente baixar o eclipse, no momento vai ser melhor para você aprender, quando entender melhos as coisas, ai tu pode partir para o Netbeans, é que ele é meio na base dos “properties” com barras de ferramentas pra mil e uma coisa, mas não vai adiantar nada se você não souber o que cada uma faz.
No eclipse você vai precisar criar um package (dê o nome de teste pois nossa classe ja traz isso na primeira linha) e uma classe com esse nome: Frame

Para criar a estrutura:
Com o eclipse aberto, vá em File>new>java project
Para criar o package, dê botão direito em cima do projeto criado (pasta azul)>new>package
Para criar a classe, botão direito em cima do package> new> class
Após gerar a classe, substitua TODO o conteudo pelo nosso exemplo.

Só dar run agora… (botãozinho verde em forma de >)

Lembrando, não esqueça que:
JRE >> Java Runtime Enviroment > Roda aplicação, usado pelos usuarios
JDK >> Java Development Kit > Kit do desenvolvedor, compila, roda, gera documentação, enfim… você precisa desse.

Espero ter ajudado. uma hora e vinte para fazer essa explicação…

J

gqferreira,

Ou o cara desistiu ou não leu, pois nem agradeceu!!!

Mas valeu pela sua explicação.

Nós, iniciantes, agradecemos!!!

niltoncleverson

Cara meu nome é niltonSei que o topico é antigo mais queria agradecer os materias ai posto pois estou na mema cituação dele a
diferença que eu ja trabalho com Delphi, Visual Besic, PHP, C++ e Flash agora estou querendo aprender Java
Tenho algumas duvidas Conheço as duas ferramentas pois trabalhava com Zend Fremeork o netBeans e o Eclipse
Se eu baixar esse programas tenho que baixar o Java EE?
Qual a diferença do java EE para o Java SE?
Para trabalhar com dispositivos moveis como palm e mobile qual Java ?
E com qual IDE eu programa para palm e mobile ?
Des de ja agradeço a atençao de todos muito obrigado :roll:

Criado 23 de outubro de 2009
Ultima resposta 26 de abr. de 2011
Respostas 10
Participantes 11