Pessoal, estou iniciando OO e gostaria de um exemplo básico em java que descreve o que é uma classe e objeto. Ainda não consegui identificar o que é um objeto dentro de uma classe…
Ex:
public class automovel(){
//Pergunta: Como crio um objeto carro dentro da classe automovel? eu preciso criar uma outra classe chamada carro e instanciar na classe automovel?
A classe especifica atributos, métodos entre outras “características” que um objeto de seu tipo vai ter.
O Objeto em si é do tipo de uma classe, neste caso é um Automóvel, onde poderás definir e ter atributos iguais entre si, mas não necessariamente com o mesmo valor.
ex: auto01 pode ser quantidade de portas igual a 2 e o auto2 pode ter 4, cada objeto tem seus valores.
Dê uma lida no livro que indiquei que acho que vc entenderá algo mais claro
Abraço,
Maicon
G
guiguissePJ
E aí kinder, beleza?
Partindo da idéia que você tem da classe Automovel:
class Automovel
{
// atributos que um automovel deve possuir
// métodos que um automovel deveria possuir
}
se voce parar um pouco para pensar, como a idéia é a orientação à objetos, um Automovel é genérico, pois não somente carros podem ser automoveis.
Uma idéia é você utilizar Herança, pois estará estudando a partir de um exemplo simples uma coisa que é fundamental no Java.
A idéia de Herança não é difícil, mas é um pouco extensa, então aconselho que você veja algum livro de Java (recomendo o Core Java).
Espero ter ajudado
Guilherme Falleiros Guisse
R
Rubem_AzenhaPJ
para entender conceiros como classe, objeto, instância e outros conceitos em OO: