Ajudem um noob aqui!

8 respostas
D

Vamos lá galera, eu tô lendo o livro Curso de Java Básico do Fábio Mengue, e logo um dos primeiros exercícios manda que façamos um código para vermos como uma variável muda e tal, enfim, eu na minha infinita leigalidade escrevi o código seguindo o livro e cheguei nisso:

class meuObjeto
{
	String nome;
	int idade;
	String telefone;
	public void aniversario()
	{
		idade = idade + 1;
	}

meuObjeto amigo = new meuObjeto();
{
amigo.nome = "Joao";
amigo.idade = 33;
amigo.telefone = "2223311";

System.out.println ("Idade antiga"+amigo.idade);
amigo.aniversario();
System.out.println ("Nova idade"+amigo.idade);
}
}

Eu compilo o código pelo prompt e tudo vai de boa, mas quando eu executo ele pelo próprio prompt, olha o que me aparece:

Valendo lembrar que eu sou muito leigo mesmo! Eu tô começando agora :S

8 Respostas

A

Onde está o método principal ??

public static void main(String args[]){

}

igor_ks

Como está compilando essa classe, se todo esse código não está em um método?

meuObjeto amigo = new meuObjeto();  
{  
amigo.nome = "Joao";  
amigo.idade = 33;  
amigo.telefone = "2223311";  

System.out.println ("Idade antiga"+amigo.idade);  
amigo.aniversario();  
System.out.println ("Nova idade"+amigo.idade);  
}
A

tá ok , quando temos código somente entre chaves é um bloco de inicialização ( de instância).
{

}

podemos ter ainda blocos estaticos:
static {

}

lembrando que os blocos de inicialização de instância executam sempre que um objeto é criado ou instanciado. Já os de classe (estáticos ) somente quando a classe é carregada.

M
Todos os textos em verde são comentários para você poder entender o programa. Sempre declare os nomes de suas classes começando com letra maiúscula, e ser for um nome composto(como essa classe MeuObjeto), declare o próximo nome com letra maiúscula e assim em diante.
class MeuObjeto {
	String nome;
	int idade;
	String telefone;

public void aniversario() {
		idade = idade + 1;
	}