Ajudem um noob aqui!

8 respostas
D

Vamos lá galera, eu tô lendo o livro Curso de Java Básico do Fábio Mengue, e logo um dos primeiros exercícios manda que façamos um código para vermos como uma variável muda e tal, enfim, eu na minha infinita leigalidade escrevi o código seguindo o livro e cheguei nisso:

class meuObjeto
{
	String nome;
	int idade;
	String telefone;
	public void aniversario()
	{
		idade = idade + 1;
	}

meuObjeto amigo = new meuObjeto();
{
amigo.nome = "Joao";
amigo.idade = 33;
amigo.telefone = "2223311";

System.out.println ("Idade antiga"+amigo.idade);
amigo.aniversario();
System.out.println ("Nova idade"+amigo.idade);
}
}

Eu compilo o código pelo prompt e tudo vai de boa, mas quando eu executo ele pelo próprio prompt, olha o que me aparece:

Valendo lembrar que eu sou muito leigo mesmo! Eu tô começando agora :S

8 Respostas

A

Onde está o método principal ??

public static void main(String args[]){

}

igor_ks

Como está compilando essa classe, se todo esse código não está em um método?

meuObjeto amigo = new meuObjeto();  
{  
amigo.nome = "Joao";  
amigo.idade = 33;  
amigo.telefone = "2223311";  

System.out.println ("Idade antiga"+amigo.idade);  
amigo.aniversario();  
System.out.println ("Nova idade"+amigo.idade);  
}
A

tá ok , quando temos código somente entre chaves é um bloco de inicialização ( de instância).
{

}

podemos ter ainda blocos estaticos:
static {

}

lembrando que os blocos de inicialização de instância executam sempre que um objeto é criado ou instanciado. Já os de classe (estáticos ) somente quando a classe é carregada.

M
Todos os textos em verde são comentários para você poder entender o programa. Sempre declare os nomes de suas classes começando com letra maiúscula, e ser for um nome composto(como essa classe MeuObjeto), declare o próximo nome com letra maiúscula e assim em diante.
class MeuObjeto {
	String nome;
	int idade;
	String telefone;

public void aniversario() {
		idade = idade + 1;
	}
/*Abaixo vc define a ordem das ações do seu  programa */		
	public static void main(String[] args) { 
		MeuObjeto amigo = new MeuObjeto(); // aqui vc esta criando seu amigo
		amigo.nome = "Joao";               // definindo que esse amigo é o Joao     
		amigo.idade = 33;                  // definindo a idade
		amigo.telefone = "2223311";		   // definindo o telefone

System.out.println("Idade antiga" + amigo.idade);// aqui vc esta imprimindo a idade dele

amigo.aniversario();  // nessa linha o sera executado o public void aniversario(), ou seja,                  
// o programa vai la pra cima  e executar oque vc colocou entre chaves{} no aniversario
// e depois que for executado  idade = idade + 1; , o programa voltara 	
		System.out.println("Nova idade" + amigo.idade); //             para essa linha e imprimi a idade nova
	}
}
D

Calma gente, aonde eu coloco esse?

public static void main(String args[]){

}

Eu realmente não sei, esse é o meu primeiro contato com java…

M

No youtube tem video aula de java, procure no youtube universidade xti java. As aulas estão divididas por lógica de programação , programação orientada a objeto(poo) e outros módulos. Te aconselho depois que você terminar um módulo, assistir novamente para ficar mais claro, porque no começo, tem muitas coisas que são difíceis de entender , mas você irá perceber que quando assistir pela segunda vez ficara mais claro. Bons estudos.

igor_ks

Putz, nao tinha reparado nas chaves, rs

DruidaZ, uma classe é composta por métodos e atributos. o “main” é um exemplo de método, e obrigatório para aplicativos standalone. É através dele que o sistema iniciará.

D
marcioYukio:
Todos os textos em verde são comentários para você poder entender o programa. Sempre declare os nomes de suas classes começando com letra maiúscula, e ser for um nome composto(como essa classe MeuObjeto), declare o próximo nome com letra maiúscula e assim em diante.
class MeuObjeto {
	String nome;
	int idade;
	String telefone;

public void aniversario() {
		idade = idade + 1;
	}
/*Abaixo vc define a ordem das ações do seu  programa */		
	public static void main(String[] args) { 
		MeuObjeto amigo = new MeuObjeto(); // aqui vc esta criando seu amigo
		amigo.nome = "Joao";               // definindo que esse amigo é o Joao     
		amigo.idade = 33;                  // definindo a idade
		amigo.telefone = "2223311";		   // definindo o telefone

System.out.println("Idade antiga" + amigo.idade);// aqui vc esta imprimindo a idade dele

amigo.aniversario();  // nessa linha o sera executado o public void aniversario(), ou seja,                  
// o programa vai la pra cima  e executar oque vc colocou entre chaves{} no aniversario
// e depois que for executado  idade = idade + 1; , o programa voltara 	
		System.out.println("Nova idade" + amigo.idade); //             para essa linha e imprimi a idade nova
	}
}

Beleza, consegui entender, no livro não fala nada dessa "public static void main(String[] args)", eu não faço nem ideia do que seja exatamente.

marcioYukio:
No youtube tem video aula de java, procure no youtube universidade xti java. As aulas estão divididas por lógica de programação , programação orientada a objeto(poo) e outros módulos. Te aconselho depois que você terminar um módulo, assistir novamente para ficar mais claro, porque no começo, tem muitas coisas que são difíceis de entender , mas você irá perceber que quando assistir pela segunda vez ficara mais claro. Bons estudos.

É que é mais fácil pra mim ler do que ouvir e ver, e dificilmente encontro bons vídeos sobre no youtube...

Ps.: Grato a todos que me deram uma luz! (:

Criado 28 de fevereiro de 2014
Ultima resposta 28 de fev. de 2014
Respostas 8
Participantes 4