Ajudinha para iniciante perdido

Boa galera! Tava querendo começar a mecher com DB. Afinal, hoje em dia tem que saber mecher com DB. O problema é exatamete esse. Gostaria de uma sugestão da galera Java. Qual DB poderia aprender? Qual o banco de dados que a galera me recomendaria? Tem algum livro ou tutorial bom para iniciante sobre esse banco? De preferência um livro ou tutorial que aborde a implementação do banco já utilizado código Java… Dei uma olhada nuns livros na siciliano, mas não encontrei muita coisa não… Achei um falando sobre XML. Se nao me engano o título era “Projetando banco de dados com XML”. Ele abordava SQl e Oracle também, com implementações em Java. Gostaria da opinião dos colegas… Abraço.

Hummm…
Eu voto no MySQL, é free, e tem uma boa documentação! :smiley:

http://www.mysql.com

Knop,

Eu iria de PostgreSQL, pois além de ser um projeto maduro é realmente free, falo isto pois o Mysql se não me engano em alguns casos vc deve pagar sua licença.

Valeus,

Paulo

Alguém saberia me indicar um bom livro ou tutorial que trate de algum DB e sua implementação em Java? Vlw.

Você tem que estudar JDBC, o que muda no acesso da sua aplicação a um Banco de Dados ou outro são apenas os parâmetros.

Aqui no GUJ tem um tutorial básico sobre JDBC.

O MySQL é um servidor de banco de dados relacional “open source”, isso significa que vc pode utilizar ele a vontade sem pagar nada por isso, mas qualquer aplicação criada com ele será também open source, e vc derá distribuí-la junto com o código fonte e de graça também. Se vc quizer desenvolver aplicações comerciais vc pode comprar uma licença no site do MySQL “www.mysql.com”.
Resumindo é ótimo usar MySQL desde que seu projeto não seja comercial.
Há um tutorial muito bom de MySQL no site “www.apostilando.com.br”, tem 1147 páginas!!!