Gostaria de saber como posso ao maximizar o Frame qualquer outro componente se ajuste ao frame. Não estou usando nenhum layout estou usando setBounds(), tem como ?
…depende do componente q vc quer inserir…um botão por exemplo… primeiro crie um JPanel e dentro do mesmo vc cria o botão… ae vc ajusta o JPanel conforme vc quer que apareça no JFrame…
…se eu entendi bem a sua duvida isso vai resolver… caso não seja bem isso posta ae… :thumbup:
Você pode capturar o evento de resize e recalcular o tamanho de todos os componentes durante esse evento. Não é muito prático, mas é possível.
seuFrame.addComponentListener(new java.awt.event.ComponentAdapter() {
public void componentResized(ComponentEvent e) {
recalculaTamanhos();
}
});
Entrentato, aconselho fortemente que você use um Layout manager. Ele traz as seguintes vantagens:
- Deixa sua aplicação multi-plataforma. Se os componentes mudarem de aparência (e eles mudam), a janela se adapta automaticamente;
- Permite que os componentes se ajustem automaticamente quando o usuário redimensiona a tela;
- Se usar um editor como Visual Editor ou Matisse, é mais fácil alinhar os componentes na tela.
A dica é essa aí. Baixe o Visual Editor e aprenda a trabalhar com ele. Você pode montar toda sua tela com nulllayout e depois trocar o layout para GridBagLayout. O VE faz todas as modificações para você, mantendo a aparência da janela. Você depois só faz alguns ajustes.
Estava usando o NetBeans para desenvolver uma aplicacao com swing, e tive o problema com os JTextFields pois queria criar
mascara para eles e precisa intanciar objetos Text como JFormarttedTextField que recebia um tipo JMaskFormatter como parametro, não sendo possivel pois o NetBeans instancia o componentes e nao é editavel!
Vcs tem idéia de como poderia resolver isso no Netbeans ??
entao parti para criar a aplicacao na mao mesmo, serveria para me aprofundar mais. Obrigado pelas dicas.
Oi ViniGodoy…
Tens algum exemplo onde mostre como fazer o ajuste de componentes automaticamente?
Tenho o mesmo problema que cadu…
Tenho componentes jpanel, jtextfield, jpassword…
Obrigado desde já