Ajuste em diferentes resoluções de tela

Boa noite pessoal, sou iniciante na linguagem Java, estou implementando uma solução para meu estagio na faculdade, onde já inicei dois cadastros, um de cliente e outro de alunos, o detalhe é que minha maquina estava com resolução de video 1280x800 e ao testar em outra máquina com resoluçao de vídeo 800x600 estourou tudo, já andei pesquisando, mas não encontrei nada que resolvesse meu problema, peço por favor se alguem poder me ajudar…grato desde ja.

Acho que não tem nada, ou pelo menos eu nunca vi nada do tipo que vc queira.
Vc quer alguma coisa que reorganize os seus campos e label de acordo com o tamanho da tela?

eu costumo quando estou construindo meus projetos usar janelas de no maximo resolução 800x600
pra não ter problemas.

Mas seila nunca se sabe deve ter alguma coisa que fassa o que vc quer.

tenho que refazer tudo na resolução 800x600?

Dei uma pesquisada e encontrei isso aqui
acho que é o que vc esta precisando.
http://www.guj.com.br/posts/list/39620.java

dá uma pesquisada sobre LayoutManager acho que vai te ajudar.

com relação a mudar a resolução de um usuário, não é nada agradável né, se ele já está usando uma determinada resolução, é porque é a que ele melhor se adaptou, digamos assim.

Um dos poucos programas que não teria problemas para mudar resolução, seriam jogos fullscreen, pois pelo fato de estar fullscreen, o usuário “não percebe” a mudança de resolução.

[]'s

pessoal agredeço pela ajuda…mas como sou novato nao entendi, ou peo menos não deu certo o link que o Viny me mandou

private java.awt.Toolkit toolkit= java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit();
Dimension scrSize= toolkit.getScreenSize();

e depois redimensiona seu aplicativo conforme a resolução do usuário

acho que nao entendi o final ,…depois redimensiona seu aplicativo…
o redimensionamento será automatico?

Cara, se a tua tela foi feita pra 1280…
nada fara ela ficar legal em 800x600…
refaça a tela
e ja se acostume com isso na sua vida de desenvolvedor…

padrão de tela é 800x600…

quem sabe em 2015 vire 1024x768…

Obrigado pessoal pela força…