Alert JSP webui

Bom dia galera!!

Estou precisando colocar tipo o alert do java script em meu código.
Como não foi eu quem desenvolveu a página web, só estou trabalhando em cima dele, não sei examente se é JSP ou JSF.

Estou usando o netbeans e aparentemente é JSP, pois no navegador mostra - Projeto,JSP,Java.

Sou programador para java descktop, mas apareceu essa vaguinha para programa java web ai aproveitei, mas estou em fase de treinamento.

Bom vamos la…

No botão esta assim…

<webuijsf:button actionExpression="#{administracao$cad_contrario.btn_salvar1_action}" id="btn_salvar1" style="font-size: 12px; font-weight: bold; height: 50px; left: 1056px; top: 811px; position: absolute; width: 100px; z-index: 504" tabIndex="31" text="SALVAR"/>

No caso como eu poderia fazer para mandar um alert??

Grato!!

Você ja entou a forma basica de chamar o java script que seria +ou_ assim
no head da pagina teria as tags de <script> function Alert(){ Alert("ESTOU SENDO EXIDO NA TELA"); return true; } </script>

seu codigo acrescido da funcao pra chamar o alert

com essa abordagem o usuario ao clicar no botão ira chamar a função que exibe o alert.
Espero ter ajudado na solução do seu problema

Funcionou perfeitamente, porém este botão chama um action no java, onde vai fazer a inserção no banco, validar dados, etc…

E o alert aparece ao clicar no botão… é possível colocar o alerto após validar os dados e de ter inserido no banco??

Grato