Trabalho ha mais de 9 anos com Delphi / desktop.
Como era de se esperar, isso já não me dá mais prazer… (nem Delphi, nem desktop…)
Nada contra. Ótima ferramenta, mas eu simplesmente enjoei…
Desejo migrar para Web, com Java ou C#.
Já fiz diversos cursos, em ambas as plataformas, em boas escolas, como Ka Solutions e Caelum…
Já estudo OO ha um bom tempo, Design Patterns, conheço já muita coisa de CSS / HTML.
Estou inclusive prestes a fazer a prova 70-536 da Microsoft, como primeiro passo para a certificação…
Na verdade, em Delphi já uso OO, e já até consegui fazer um bom uso em algumas empresas em que trabalhei.
Porém, encontro duas barreiras:
-
Tenho pouco tempo de experiência em projetos reais com web e Java/C#…
-
Se eu fosse “recomeçar” como Junior em Java ou C# meu salário despencaria para metade da metade do que ganho hoje com Delphi… Eu abriria falência no primeiro mês…
O tempo passa…
O lado bom é os delpheiros experientes são valorizados, pois estão em extinção (mas os sistemas em delphi estão longe de ser extintos…).
Mas o lado ruim é que a cada ano que passa, fica mais difícil a transição…
E a última coisa que eu quero é me transformar em um cara igual aos de Cobol que eu vejo hoje, também “presos” à tecnologia…
Não quero atear fogo em temas polêmicos como “qual linguagem é melhor”…
Gostaria apenas de saber se alguém aqui conseguiu fazer uma transição semelhante a essa, como foi e qual dica poderia me dar…
Valeu.