Algemado ao Delphi [RESOLVIDO]

Trabalho ha mais de 9 anos com Delphi / desktop.

Como era de se esperar, isso já não me dá mais prazer… (nem Delphi, nem desktop…)
Nada contra. Ótima ferramenta, mas eu simplesmente enjoei…

Desejo migrar para Web, com Java ou C#.

Já fiz diversos cursos, em ambas as plataformas, em boas escolas, como Ka Solutions e Caelum…
Já estudo OO ha um bom tempo, Design Patterns, conheço já muita coisa de CSS / HTML.
Estou inclusive prestes a fazer a prova 70-536 da Microsoft, como primeiro passo para a certificação…

Na verdade, em Delphi já uso OO, e já até consegui fazer um bom uso em algumas empresas em que trabalhei.

Porém, encontro duas barreiras:

1. Tenho pouco tempo de experiência em projetos reais com web e Java/C#…

2. Se eu fosse “recomeçar” como Junior em Java ou C# meu salário despencaria para metade da metade do que ganho hoje com Delphi… Eu abriria falência no primeiro mês…

O tempo passa…
O lado bom é os delpheiros experientes são valorizados, pois estão em extinção (mas os sistemas em delphi estão longe de ser extintos…).
Mas o lado ruim é que a cada ano que passa, fica mais difícil a transição…

E a última coisa que eu quero é me transformar em um cara igual aos de Cobol que eu vejo hoje, também “presos” à tecnologia…

Não quero atear fogo em temas polêmicos como “qual linguagem é melhor”…

Gostaria apenas de saber se alguém aqui conseguiu fazer uma transição semelhante a essa, como foi e qual dica poderia me dar…

Valeu.

Olá amigo! Toda mudança é complicada eu passei por isso há 2 anos atrás, quando parei de trabalhar com delphi e partir para o java. Infelizmente o meu salário caiu na época pois era pleno em delphi e comecei como junior. Mas levei a minha vivência na aréa, pois trabalhei mtoo tempo com pl/sql e oracle e felizmente no primeiro projeto java tinha bastante pl/sql e isso foi o diferencial para mim e coloquei em pratica a minha experiência do passado.
Hoje estou mto feliz e ter feito esta escolha pois vejo alguns amigos que continuam na mesma empresa e trabalhando no mesmo sistema, e hoje ganho o mesmo salario que o meu ex chefe hein delphi. E hoje sinto mais seguro no mercado pois existem mais oportunidade em java e como vc disse programdor delphi está em extinçao assim como o sistemas desenvolvidos… E o pior a maioria do empregos em delphi é manutenção =(.

Abraços e boa sorte neste novo caminho =)

Acho que seria interessante, no seu caso, uma transição bem suave… Por exemplo, trabalhar em uma empresa que tenha projetos tanto em Delphi quanto em Java / .Net. Você poderia trabalhar com o Delphi pra tirar um salário razoável e trabalharia com .Net ou Java pra aprender e pegar uma experiência. Em condições ótimas de temperatura e pressão essa empresa existe né hehe… Mas não custa nada tentar.

Se fosse desenvolver em desktop, aconselhava o C# e .Net mesmo. Mas em Web, tanto faz. Até acho que a plataforma .Net seria mais amigavel para você, mas isso é opinião minha.

Minha opinião.

Com tanto tempo na àrea de desenvolvimento eu diria que vc não é um junior.

Portanto pare de pensar assim; você é um senior que “simplesmente” está querendo trabalhar com outra tecnologia.

Lembrando que um profissional não é feito apenas de comandinhos; ao menos espero que tenha percebido isto ao longo destes anos.

Existem muitas empresas que estão com softwares feitos em Java mas feitos de maneira um pouco antiga porém ainda eficiente. Ex: JSP, JavaScript, HTML, CSS, JDBC ou mesmo Swing. Acredito que estas empresas estejam com problemas de encontrar pessoas para trabalhar neste tipo de arquitetura por dois motivos: 1) Arqutetura “defasada”. 2) Manutenção.

Porém, no seu caso poderia ser possível vc conseguir vagas neste tipo de empresa com um valor não muito baixo - claro que vc teria que se sujeitar a trabalhar com manutenção e com uma arquitetura mais basica, mas que iria lhe agregar muita experiencia. Saiba que algumas empresas com projeto Java passa pelo mesmo problema que ocorre no mercado Delphi por causa da arquitetura e não da linguagem. Resumindo, a maioria hoje que trabalha com Java dá preferencia as vagas nos projetos que utilizam Struts, JSF, Flex, EJB3, JPA, Hibernate e etc…

Considero vc um senior por conta dos anos que vc disse que tem trabalhado na àrea, portanto, ao trabalhar com Java diria para vc se portar com tal; estou falando de compromisso, responsabilidade, objetividade etc… coisa bastante valorizada por ai.

Talvez fosse um boa vc tentar umas entrevistas, principalmente aquelas que aplicam testes; se não passar pelo menos vc vai ter uma idéia dos pré-requisitos e o quanto vc já aprendeu.

flws

Pessoal vamos evitar opinar sobre qual linguagem usar, a pergunta dele não foi essa.

O caminho suave seria como o Andre Brito falou mesmo, uma empresa onde voce teria a oportunidade de trabalhar nos dois lados da força.

Eu tive sorte, era programador delphi only, fui trabalhar na SEFAZ do meu estado, e la tinha de tudo, aprendi Natural/Adabas, e fazia coisas em delphi tambem, e o melhor de tudo os sistemas em java estavam começando, tivemos até treinamento oficial da SUN, aproveitei e matei o Delphi por completo da minha vida. Logo logo eu ja nem trabalhava nos projetos feitos em delphi, apenas em java.
Nos projetos pessoais no mesmo ponto em que aprendi java tambem matei/converti todos feitos em delphi para java.

[quote=fredferrao]
Nos projetos pessoais no mesmo ponto em que aprendi java tambem matei/converti todos feitos em delphi para java.[/quote]

Também estou fazendo isso…

[quote=fantomas]Minha opinião.

Talvez fosse um boa vc tentar umas entrevistas, principalmente aquelas que aplicam testes; se não passar pelo menos vc vai ter uma idéia dos pré-requisitos e o quanto vc já aprendeu.

flws[/quote]

Sim. Estou a procura de vagas onde eu possa concorrer… Só não para aquelas onde é explicitamente exigida experiência comprovada superior a 1 ano…

Olá!

Há alguns anos atrás passei pelo mesmo dilema, trabalhava há 6 anos com Delphi, conhecia Java, tinha feito cursos de java na Caelum mas esbarrava no problema do salário.
Então, um dia resolvi arriscar. Saí de onde trabalhava para ganhar justamente metade do que ganhava com java, mas estava disposto a enfrentar os riscos, e cara, não me arrependo. Na época passei por N dificuldades por causa de dinheiro, mas depois de 6 meses da minha primeira esperiencia de mercado com Java, resolvi me arriscar num processo seletivo pra concorrer a uma vaga de Senior e graças a Deus fui aprovado. Dai pra frente foi só alegria. Como um dos colegas disse aí pra cima, você não é Junior, o problema maior é a transição de uma linguagem para outra.
A maior dificuldade é ter paciência. É complicado demais ficar indisposto financeiramente, mas pra alcançar meus objetivos achei que valeu a pena.

Desejo boa sorte pra você.

Havia postado ha um bom tempo atrás…

Estou desenterrando esse post por um bom motivo:

Consegui quebrar as algemas do Delphi e vou iniciar com .NET em uma nova empresa.

Por isso o “[RESOLVIDO]” acrescido no título do post…

Convertí vários dos meus projetos para .NET, e fiz isso de graça, sem cobrar dos meus clientes, estudei MUITO, quebrei muito a cabeça e também consegui iniciar com novos clientes já com .NET.

Também segui alguns dos conselhos dos colegas do GUJ para tal, e por isso agradeço a todos.

Até mais.

Mauro.

[quote=MauroOliveira]Havia postado ha um bom tempo atrás…

Estou desenterrando esse post por um bom motivo:

Consegui quebrar as algemas do Delphi e vou iniciar com .NET em uma nova empresa.

Por isso o “[RESOLVIDO]” acrescido no título do post…

Convertí vários dos meus projetos para .NET, e fiz isso de graça, sem cobrar dos meus clientes, estudei MUITO, quebrei muito a cabeça e também consegui iniciar com novos clientes já com .NET.

Também segui alguns dos conselhos dos colegas do GUJ para tal, e por isso agradeço a todos.

[/quote]

hehe
Também vim do Delphi e usei essa mesma técnica pra aprender, convertendo meus próprios produtos. Só que pra Java, linguagem que agradei mais que o .NET e que achei melhor. Melhor pra mim, claro, não que seja regra.

Um guerreiro que não foge a luta jamais sairá vencido!

Parabéns MauroOliveira.

flws