Algoritmo busca tabu

viva!

Alguém me pode dizer onde encontrar uma implementação do algoritmo busca tabu. Tenho que fazer uma aplicação para resolver um problema de roteamento de veículos e era uma grande ajuda se tivesse acesso a um exemplo de uma implementação do algoritmo busca tabu.

Obrigado.

E o que o Google te respondeu?

Cara, não tenho muita intimidade com a metaheurística da busca tabu, mas talvez esse pessoal possa te ajudar mais:
http://www.realidadeaumentada.com.br/artigos/ArtigoWARV.pdf
http://www.inf.ufrgs.br/~cschepke/graduacao/AvaliacaoDeHeuristicasDeMelhoramentoETabu.pdf

obrigado pelas dicas eclipso. não conhecia o segundo artigo.

phryii,
Diga quais são suas dúvidas na implementação da Busca Tabu. Já estudou essa Metaheurística especificamente?
Qual vizinhança está pensando em utilizar? Qual variante do Problema de Roteamento de Veículos irá abordar? Capacitado, com janela de tempo ou outro?
Detalhe o seu problema. Eu trabalhei há pouco tempo em uma Busca Tabu para o VRP (Vehicle Routing Problem).

vou começar agora a fase de implementação. Tenho estado a estudar a literatura existente.
Vai ser um VRPSPD (vehicle routing problem with simultaneous pickup and delivery).
Detalhando o problema de forma resumida: Gestão de uma frota de veículos de uma empresa de comércio a retalho do ramo têxtil para efectuar a rotatividade de stocks entre as suas várias lojas. Só existe um depósito.
Numa primeira fase será usada uma heurística de resolução de um problema de caixeiro viajante em que são formados grupos com os nós e preparada uma solução inicial com base nesses agrupamentos. Depois entra a heurística busca tabu para obter uma melhor solução final.
Bom, esta é a teoria, mas passar à prática já é outra estória… :slight_smile:
O que fizeste é parecido com isto?

já agora, um dos melhores artigos que encontrei acerca disto foi: “A tabu search algorithm for the vehicle routing problem with
simultaneous pick-up and delivery service - Fermín Alfredo Tang Montané, Roberto Diéguez Galvão”

Bem, vamos lá. Eu trabalhei na variante conhecida como CVRP, que é o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados, em que todos os veículos possuem um volume máximo de carga a ser transportada C.

Bem, você deve ter percebido que o Problema do Caixeiro Viajante, tal como é formulado classicamente, é um caso particular do VRP.

Você pretende utilizar uma heurística como solução inicial. Perfeito. Entretanto, como se dará essa heurística? Ela não pode ser orientada ao Caixeiro Viajante, já que neste existe apenas uma rota. No VRP, há diversas rotas. Talvez você vá primeiro clusterizar as cidades em rotas e depois aplicar, para cada uma rota, uma heurística delineada para o PCV (Exemplos são diversos: heurística de Christofides, de Rosenkrantz, vizinho mais próximo, inserção mais barata, inserção mais cara e etc.)

Antes de pensar na Busca Tabu, você deve primeiro implementar uma Busca Local. A Busca Tabu nada mais é do que uma extensão da Busca Local, visando a superar alguns problemas e, essencialmente, trazer uma diversificação na exploração do espaço de busca, visando a escapar de ótimos locais. Esse é o princípio de toda metaheurística.

Com a solução inicial já definida, você deve decidir: Vizinhança, Movimento e como avaliar o custo da solução (total x parcial).

Enfim, vamos conversando e vou ajudando você.