Escreva um algoritmo que leia um número inteiro e verifique se ele é triangular
(um número é triangular quando é resultado da multiplicação de 3 números consecutivos,
por exemplo: 24 = 234 e 6=123).
Se der para responder em Portugol ou Pascal agradecerei muito!
A propósito, que raio de definição de “número triangular” você arranjou? Nunca vi a sua definição de número triangular. No seu caso, é um número da forma
n * (n+1) * (n+2), ou seja
nnn + 3nn + 2*n.
Nesse caso, você teria de resolver a equação de terceiro grau:
nnn + 3nn + 2*n = 1234567.
Como é mais difícil resolver uma equação de terceiro grau que uma de segundo grau, vamos então fazer de outro jeito: vamos ir multiplicando n * (n+1) * (n+2) até chegar a um número maior ou igual a 1234567. Se você não conseguir achar um número igual, então ele não é triangular (pela sua definição).
Realmente a busca do site está complicada. Eu tenho usado o google com site:guj.com.br <<keywords>>
Quando eu perguntei, imaginei que você fosse dar uma resposta parecida com essa. Na verdade o que eu imaginei que você diria era: É mais rápido dar a solução novamente que pesquisar e postar o link.
como tem o 4º índice igual a zero pode ser fatorada para
n (n^2 + 3n + 2) = 0.
Eu acho que todo tópico com uma questão que já foi discutida e resolvida deveria ser trancado e apenas colocado uma mensagem do tipo "Assunto já foi discutido em ", ou “Assunto já discutido, pesquise por termos como …”. Obviamente precisaria da boa vontade de alguém pra fazer isso.
Isso centralizaria a discussão. Aliás, embora respeite as regras de cada fórum que participe, no caso do guj, ainda não entendi o problema de postar num tópico antigo, ato perjorativamente chamado de “ressuscitar um tópico”. Postar um comentário pertinente e agregativo, óbvio. Talvez porque um tópico com várias páginas se torna contraproducente?