Algoritmo p/ portugol

Pessoal no com dúvida neste exercício:

1. Escrever um programa que leia o nome, sexo, altura e peso de um grupo de 25 pessoas e informe:
  • média das alturas dos homens e dos pesos das mulheres;
  • nome do homem mais alto e da mulher mais gorda;

A dúvida seria do comando para ler as informações de homens e mulheres separadamente. Deve ser uma coisa boba, mas eu ainda não conseguir processar a informação rsr…

Quem puder me dar uma força ai, agradeço.

Você coloca um teste condicional :

Se(sexo == Homem) entao bloco de comandos ... Senão bloco de comandos ... fimse

Você quer saber em JAVA?

O classe chama Scanner e você deve instanciar ela dessa forma.

Scanner scanner = new Scanner(System.in);

String nome = scanner.nextLine();

Isso foi pelo que eu entendi.

[quote=SN1]Pessoal no com dúvida neste exercício:

1. Escrever um programa que leia o nome, sexo, altura e peso de um grupo de 25 pessoas e informe:

A dúvida seria do comando para ler as informações de homens e mulheres separadamente. Deve ser uma coisa boba, mas eu ainda não conseguir processar a informação rsr…

Quem puder me dar uma força ai, agradeço. [/quote]

Você deve fazer uma lógica simples. Independente da linguagem que você estiver trabalhando, faça algo assim:

1. Faça uma repetição de 25 vezes para ler os dados requeridos. Guarde esses dados em uma coleção de dados, seja um array, uma matriz, um lista, etc;
  2. Como você calcula a média de alguma coisa? A soma do valor requerido pelo total de registros. Logo, você deve fazer uma iteração nessa coleção de dados e somar os valores do peso de homens e mulheres, separadamente, e dividir esse valor pelo total de registros (25) para se obter o resultado da média;
  3. Como você descobre um valor específico? Novamente, itere sobre a coleção de dados e vá fazendo condicionais. Verifique qual é o maior valor de altura para os homens e o maior valor de peso para as mulheres, e você terá os resultados.

Espero ter ajudado,
fique com Deus! :smiley:

[quote=SN1]Pessoal no com dúvida neste exercício:

Quem puder me dar uma força ai, agradeço. [/quote]

Não sei se você precisa fazer com arrays ou com variáveis primitivas, se for com array é mais fácil, se não for você deve ler assim:

para 1 ate 25 faca inicio leia(nome); leia(sexo); leia(altura); fim

[quote=SN1]
A dúvida seria do comando para ler as informações de homens e mulheres separadamente. Deve ser uma coisa boba, mas eu ainda não conseguir processar a informação rsr…[/quote]

No caso voce nao precisara de comandos para ler ambos separadamente, voce definira quem é homem ou mulher ao inputar as informacoes.

[quote=rof20004][quote=SN1]
A dúvida seria do comando para ler as informações de homens e mulheres separadamente. Deve ser uma coisa boba, mas eu ainda não conseguir processar a informação rsr…[/quote]

No caso voce nao precisara de comandos para ler ambos separadamente, voce definira quem é homem ou mulher ao inputar as informacoes.[/quote]

Exatamente, vai ser definido se é homem ou mulher através da leitura do sexo.