Algoritmo para Mapeamento de Cores

Boa tarde prezados,

Estou tendo um sério problema em uma aplicação Java que estou desenvolvendo para mapear valores numéricos em cores. Vou explicar melhor: Minha aplicação tem o objetivo de simular a cobertura de redes WLAN em ambientes fechados. Ainda estou no início do projeto. Por isso, a situação mais simples seria, dentro de uma área própria para desenho, posicionar um objeto que representa um rádio para que, a partir dele, o sistema simule a propagação do sinal de rádio pelo ambiente, pintando este ambiente de acordo com o valor de potencia calculado com base na distancia euclidiana entre o radio e o respectivo ponto. O modelo de propagação utilizado inicialmente é o modelo mais elementar, o modelo de Perda em Espaço Livre.
Meu único problema até então se trata justamente em atribuir, de acordo com um valor de potencia encontrado, uma cor ao pixel analisado no momento. É certo que cada pixel terá seu respectivo valor de atenuação e consequentemente de potencia associada. Quero poder um desses valores - atenuação ou potencia - e fazer um Color Map, mapeamento-o em uma cor específica dentro de uma escala de cores que variaria entre VERMELHO (Cor mais quente, sinal forte) até AZUL (cor mais fria, sinal fraco). Mais especificamente, minha ideia é que a escala seja formada por 5 cores principais: vermelho, amarelo, verde, azul claro e azul. E a partir destas, de acordo com um número de cores especificado pelo usuário, gerar uma nova [e maior] escala de cores que irão mapear os valores calculados.
Já tentei várias estratégias, mas até agora sem muito sucesso. Não consigo pensar numa forma eficiente de fazer essa transição. Se algum dos senhores tiver um ideia ou dica que possa me ajudar no problema, ficarei muito agradecido.

Tente assim:
Color.getHSBColor((240-power)/360.0f, 1.0f, 1.0f);

power deve ir de 240 (mais forte) até 0 (mais fraco)

Fará transição na seguinte relação:
vermelho - amarelo - verde - ciano - azul

Outras opções
vermelho - amarelo - verde >> 120-power [120 a 0]
vermelho - amarelo >> 60-power [60 a 0]

Muito obrigado, sua dica foi fundamental! Eu não conhecia esse Modelo de Cores HSB, e era exatamente o que eu estava procurando! Valeu mesmo, problema resolvido.

Aproveitando o contexto do problema, gostaria de implementar um Color Bar ao lado do JPanel que foi pintado pela simulação (problema anterior já resolvido). Esse Color Bar serviria tipo como uma legenda para os valores de Potencia em dB e suas respectivas cores, mostradas no JPanel. Alguém tem alguma ideia?

Você pode fazer um retângulo com 241px de altura com uma largura de sua preferência e preencha este retângulo com linhas de 1px de altura, cada linha com 1 valor da sequência de 0 a 240.