Alguem ai entende de Ajax?

Pessoal, preciso fazer uma coisa bem simples em ajax, preciso que no browser, ao digitar o nome de pessoas, vá filtrando conforme as letras digitadas, igual acontece com o site do google,por exemplo, se digitar “A”, somente aparecerá uma lista com o nem de pessoas que iniciem com a letra “A”, já tenho o código e tenho o banco com o nome das pessoas, só não sei fazer essa ligação do ajax com o banco pra quando for digitado fazer a busca naquela tabela do banco que tem o nome das pessoas, alguém sabe fazer isso?
Vou postar o código html e o código php aqui embaixo pra vocês verem como está.

[code]html>

Start typing a name in the input field below:

First name:

Suggestions:

[/code]

código php:

[code]<?php

$a[]="Anna";
$a[]="Brittany";
$a[]="Cinderella";
$a[]="Diana";
$a[]="Eva";
$a[]="Fiona";
$a[]="Gunda";
$a[]="Hege";
$a[]="Inga";
$a[]="Johanna";
$a[]="Kitty";
$a[]="Linda";
$a[]="Nina";
$a[]="Ophelia";
$a[]="Petunia";
$a[]="Amanda";
$a[]="Raquel";
$a[]="Cindy";
$a[]="Doris";
$a[]="Eve";
$a[]="Evita";
$a[]="Sunniva";
$a[]="Tove";
$a[]="Unni";
$a[]="Violet";
$a[]="Liza";
$a[]="Elizabeth";
$a[]="Ellen";
$a[]="Wenche";
$a[]="Vicky";

$q = $_GET["q"];
if(strlen($q) > 0) {
	$hint = "";
	for($i=0; $i < count($a); $i++) {
		if(strtolower($q) == strtolower(substr($a[$i],0,strlen($q)))) {
			if($hint == "") {
				$hint = $a[$i];
			}
			else {
				$hint = $hint . " , " . $a[$i];
			}
		}
	}
}
if($hint == "") {
	$response = "no suggestion";
}
else {
	$response = $hint;
}
echo $response;

?>
[/code]

agora só tenho que fazer a ligação do código php com o banco pra puxar o dados e ler esse código php no código html pra quando for digitado no browser acontecer a filtragem dos nomes como já está acontecendo.

Se já filtra os nomes, precisará apenas incluir uma consulta ao banco, passando como parâmetro, os caracteres recebidos.

Usa esse componente aqui: http://loopj.com/jquery-tokeninput/

Creio que ele já passou desta etapa, ele apenas precisa realizar a consulta no banco de dados.

Cara o q vc tah querendo fazer seria isso aqui?

http://www.devbridge.com/projects/autocomplete/jquery/

[quote=jct]
agora só tenho que fazer a ligação do código php com o banco pra puxar o dados
e ler esse código php no código html pra quando for digitado no browser acontecer a [color=red]filtragem dos nomes como já está acontecendo.[/color][/quote]

O nome da tecnica que vc precisa fazer é “autocomplete”. E nesse codigo que vc postou basta trocar o conteudo das linhas 36 a 46 pelo codigo SQL pra buscar no banco de dados lembrando que o que vc digitou na tela esta dentro da variavel “q”.

Não sei se vcs se deram o trabalho de baixar o demo, mas lá contém um código PHP de exemplo, para vc utilizar o componente =)

Podem me corrigir se eu estiver enganado, mas creio que é isso que o autor do tópico quer.

O Código que liga com o banco de dados para trazer as opções, right?

[quote=Mitidiero]Não sei se vcs se deram o trabalho de baixar o demo, mas lá contém um código PHP de exemplo, para vc utilizar o componente =)

Podem me corrigir se eu estiver enganado, mas creio que é isso que o autor do tópico quer.

O Código que liga com o banco de dados para trazer as opções, right?[/quote]
Estou no trabalho, não tenho ambiente para PHP, nem me é permitido downloads aqui.

E sim, é o que ele quer.