Alguem ai faz faculdade a distancia, sofre preconceito?

No momento estou fazendo curso de Sistemas de Informação, porém está um pouco pesado para mim as mensalidades pois não consegui bolsa pra esse semestre, então estive vendo uma faculdade aqui que oferece o curso de SI a distancia, muito mais barato, bacharelado e tudo mais, porém tenho medo de sofrer preconceito por parte dos empregadores, por ser a distancia, até entendo o motivo pra tal receio em alguns cursos, minha duvida é se essa area de Ciencia da computaçao, sistemas de informação também sofre com esse preconceito?

Olá sergiorj,

Se sofre preconceito, creio que é bem menos do que anos atrás, eu faço graduação através do método EAD, e vou te dizer uma coisa, não fica em nada atrás do método presencial.

A diferença do presencial para o EAD é simplesmente o comprometimento do aluno. Hoje cada vez mais temos menos tempo para fazer qualquer tipo de tarefa, além de que tudo está ligado a internet, trabalho, estudo, diversão e afins.

Pra mim, o que vale é o conhecimento, pois, não adianta nada eu passar 5 anos estudando todos os dias, e sair sem saber de nada, ha, já ia me esquecendo, engana-se e muito quem pensa que EAD é fácil, pois, tem muito, mas muito trabalho, inúmeras tarefas…

Como um colega aqui do fórum diz: “Conhecimento é poder”.

Espero ter lhe sido útil, abraços.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

Meu amigo se o seu curso é reconhecido pelo MEC não há por que ter medo.

Faço faculdade a distancia exatamente um curso de SI nunca sofri nenhum preconceito, e outra coisa ja vi profissionais da area de TI terem carteiras assinadas como Analista e sistemas e nem cursar uma faculdade…

O unico problema é que você tera que se dedicar o dobro ao curso pois não possuir um corpo estudantil presencial.

Boa sorte e Bons Estudos

[quote=Fabiano Abreu]Olá sergiorj,

Se sofre preconceito, creio que é bem menos do que anos atrás, eu faço graduação através do método EAD, e vou te dizer uma coisa, não fica em nada atrás do método presencial.

A diferença do presencial para o EAD é simplesmente o comprometimento do aluno. Hoje cada vez mais temos menos tempo para fazer qualquer tipo de tarefa, além de que tudo está ligado a internet, trabalho, estudo, diversão e afins.

Pra mim, o que vale é o conhecimento, pois, não adianta nada eu passar 5 anos estudando todos os dias, e sair sem saber de nada, ha, já ia me esquecendo, engana-se e muito quem pensa que EAD é fácil, pois, tem muito, mas muito trabalho, inúmeras tarefas…

Como um colega aqui do fórum diz: “Conhecimento é poder”.

Espero ter lhe sido útil, abraços.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL[/quote]

Sim, imagino que pra mim está modalidade de ensino é a mais adequada pois tenho facilidade de reter melhor as coisas sozinho, só fico um pouco com medo de não conseguir estágio e etc, ainda bem que existe os certificados ( no caso eu tenho o OCJP), porém me questiono se eu poderia aproveitar as matérias da distancia pra uma presencial caso eu me arrependa… imagino que não seja possível, pois teria muita gente se beneficiando com este método sacana né

Cara eu faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas presencial e te digo uma coisa, não é para quem trabalha na área, eles pedem “pelo menos na minha facul” teorias demais, a aula é totalmente teórica e coisas obsoletas no mercado, salvo que estou cursando TECNÓLOGO e não Bacharel e o que vi na propaganda da Facul era a vantagem de ter aulas de laboratório, que diziam ser práticas e tal, pois é uma vergonha o cara chamar aquilo de laboratório.

Mas enfim, eu penso assim, caso vc sentir preconceito no futuro faça uma pós e e já era…

Qual curso de SI vc esta cursando???, eu quero cursar o quanto antes uma a distancia

Abrcs

Olá sergiorj

Eu sei estar errado com relação a minha linha de pensamento, mas eu teria um preconceito sim, porém se uma empresa souber realmente o que procura em profissional não há motivos para preconceito, se elas se garantem no processo seletivo elaborados para escolha de seus candidatos não há motivos para preconceito, se você se dedicar e usar o tempo para estudar que usaria no transporte para uma faculdade presencial não há motivo para se sentir inferior aos demais. O único problema que vejo é a falta de convivência social com o pessoal que está na mesma situação que você, pois sempre há uma troca de informação acadêmica (professores, dúvidas, …) e profissional (oportunidades em empresas que seus amigos trabalham, tecnologia usada em outras empresas, locais bons de se trabalhar, …) e comemoração entre amigos. Boa sorte e bons estudos.

[quote=gabriel.ggt]Meu amigo se o seu curso é reconhecido pelo MEC não há por que ter medo.

Faço faculdade a distancia exatamente um curso de SI nunca sofri nenhum preconceito, e outra coisa ja vi profissionais da area de TI terem carteiras assinadas como Analista e sistemas e nem cursar uma faculdade…

O unico problema é que você tera que se dedicar o dobro ao curso pois não possuir um corpo estudantil presencial.

Boa sorte e Bons Estudos[/quote]

Realmente estou quase fazendo a mudança, pois lá no site da instituição diz que o diploma é o mesmo da distancia e do presencial, não estou vendo desvantagem alguma ainda até agora

eu acredito que sofre preconceito sim! principalmente se o responsavel pela contratação for um zé ninguem que nao sabe nada de informatica mas tem um cargo de gestor, chefia, etc coisa que eh muito comum hoje em dia, e ele cursou em uma instituição presencial.
pessoas com formação em instituição privada ja sofre preconceito contra instituições públicas imagine a distancia.

“O homem vale os cavalos que tem”. fato!

[quote=mauricioadl]eu acredito que sofre preconceito sim! principalmente se o responsavel pela contratação for um zé ninguem que nao sabe nada de informatica mas tem um cargo de gestor, chefia, etc coisa que eh muito comum hoje em dia, e ele cursou em uma instituição presencial.
pessoas com formação em instituição privada ja sofre preconceito contra instituições públicas imagine a distancia.

“O homem vale os cavalos que tem”. fato![/quote]

Ok eu tbm penso nisso, mas vc não acha que uma boa pós/mba bastaria para ofuscar a facul? Sendo que outra coisa que não entendo tbm é o fato da maioria das vagas serem PJ, se o cara tem que abrir empresa para trabalhar, pra que ele precisa de Faculdade?

Eu acho que Facul é importante sim, mas nada substitui o conhecimento, isso eu digo para uma vaga de desenvolvedor, arquiteto, etc… agora para Analista a Faculdade as empresas vão exigir sim

[quote=rafael_jesus]Cara eu faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas presencial e te digo uma coisa, não é para quem trabalha na área, eles pedem “pelo menos na minha facul” teorias demais, a aula é totalmente teórica e coisas obsoletas no mercado, salvo que estou cursando TECNÓLOGO e não Bacharel e o que vi na propaganda da Facul era a vantagem de ter aulas de laboratório, que diziam ser práticas e tal, pois é uma vergonha o cara chamar aquilo de laboratório.

Mas enfim, eu penso assim, caso vc sentir preconceito no futuro faça uma pós e e já era…

Qual curso de SI vc esta cursando???, eu quero cursar o quanto antes uma a distancia

Abrcs[/quote]

Estou tendo problemas parecidos com esses, pois estou sempre correndo de lá pra cá e chegando atrasado, professores atrasando, e em casa eu tenho mta facilidade em estudar, diferente de quando estou fora, pois chego mto cansando na faculdade, e como as provas são presenciais, ao meu ver acaba que dando na mesma, gostei que as aulas são dadas por video-conferencia(ao vivo) e ja tive a oportunidade de estudar assim e gostei bastante, e poderei tirar duvidas com os professores a qualquer hora e tudo mais

Se eu for fazer será na Estacio de Sá, me parece ser boa

rafael_jesus Concordo com tudo que vc disse! e uma pos resolve o problema com muita certeza!
Se a pessoa ja trabalhar na área, vai se de boa, prq vai ter experiência, mas se ela não trabalhar vai sofrer bastante pra arrumar um emprego compativel. falo isso por experiencia própria, sou formado pela rede Anhanguera e ela é bem queimada aqui na região por facilitar a formação dos alunos, tive dificuldades para entrar na área de sistemas, mesmo trabalhando muitos anos com hardware, consegui entrar na área prq a empresa não ligava pra formação superior. foi tenso pra mim! hehehe

[quote=Frantic Avenger]Olá sergiorj

Eu sei estar errado com relação a minha linha de pensamento, mas eu teria um preconceito sim, porém se uma empresa souber realmente o que procura em profissional não há motivos para preconceito, se elas se garantem no processo seletivo elaborados para escolha de seus candidatos não há motivos para preconceito, se você se dedicar e usar o tempo para estudar que usaria no transporte para uma faculdade presencial não há motivo para se sentir inferior aos demais. O único problema que vejo é a falta de convivência social com o pessoal que está na mesma situação que você, pois sempre há uma troca de informação acadêmica (professores, dúvidas, …) e profissional (oportunidades em empresas que seus amigos trabalham, tecnologia usada em outras empresas, locais bons de se trabalhar, …) e comemoração entre amigos. Boa sorte e bons estudos.[/quote]

Eu acho que se eu ir tirando varios certificados realmente comprova que eu sei, e acabo com preconceito, pois o cara fazer a faculdade é uma coisa, ir pra estudar é outra, pois o que mais vejo lá no meu curso é gente jogando enquanto o professor explica a matéria

Eu acho que se eu ir tirando varios certificados realmente comprova que eu sei, e acabo com preconceito, pois o cara fazer a faculdade é uma coisa, ir pra estudar é outra, pois o que mais vejo lá no meu curso é gente jogando enquanto o professor explica a matéria[/quote]
Sim, a questão é saber vender seu peixe e mostrar que é o mais bem preparado para a vaga que você quer. Com relação a jogar na aula é a coisa mais normal que tem, não faço mas vejo muitos jogadores e usuários do facebook.
Não penso que certificados provam para ninguém além de você mesmo que saiba do assunto no qual se certificou, mas sim o seu trabalho, comprometimento e saber transformar suas idéias em algo prático, e a experiência que você adquiriu para tirar o certificado te ajuda a alcançar isso tudo.

Vou falar uma coisa aqui, que vai botar os pingos nos I’s

ENSINO EAD , igual o que eu fiz do IESDE! EM 2 Meses de curso do ensino médio EAD , Aprendi mais do que 3 anos em escola particular; E na època só custava 70 reais.

EAD = MELHOR;

Nada que certificações não cubram o “buraco” por fazer EAD…

[quote=mauricioadl]rafael_jesus Concordo com tudo que vc disse! e uma pos resolve o problema com muita certeza!
Se a pessoa ja trabalhar na área, vai se de boa, prq vai ter experiência, mas se ela não trabalhar vai sofrer bastante pra arrumar um emprego compativel. falo isso por experiencia própria, sou formado pela rede Anhanguera e ela é bem queimada aqui na região por facilitar a formação dos alunos, tive dificuldades para entrar na área de sistemas, mesmo trabalhando muitos anos com hardware, consegui entrar na área prq a empresa não ligava pra formação superior. foi tenso pra mim! hehehe[/quote]

É isso mesmo o que disse é para o perfil para quem já trabalha na área, falta de tempo a tal…sei lá…

Eu penso assim, com Facul ou sem eu gostaria de escutar do entrevistando caso eu fosse o entrevistador:

“Eu domino tal framework, domino tals banco, domino tals linguagem, domino padroes de projeto, participo de projetos open source, “eu resolvo problemas” etc…”

O título da facul é muito pouco perto desses requisítos acima que na minha opinião valem muito mais…

Abrcsss

Eu não confiaria nisso… :wink:

Eu não confiaria nisso… :wink: [/quote]

Vindo isso de uma pessoa certificada, gostaria de ouvir o motivo…

Eu não confiaria nisso… :wink: [/quote]

Vindo isso de uma pessoa certificada, gostaria de ouvir o motivo…[/quote]

É justamente por isso,por ser certificado,que eu sei qual o real valor.

Ponto positivo:a dedicação e pró-atividade de estudar sozinho e conseguir passar na prova.Ponto final.

[quote=sergiorj]No momento estou fazendo curso de Sistemas de Informação, porém está um pouco pesado para mim as mensalidades pois não consegui bolsa pra esse semestre, então estive vendo uma faculdade aqui que oferece o curso de SI a distancia, muito mais barato, bacharelado e tudo mais, porém tenho medo de sofrer preconceito por parte dos empregadores, por ser a distancia, até entendo o motivo pra tal receio em alguns cursos, minha duvida é se essa area de Ciencia da computaçao, sistemas de informação também sofre com esse preconceito?
[/quote]

Eu faço a distância e até o momento não sofri nenhum preconceito, tanto por parte de colegas quando da empresa! E como um professor meu disse, o mais importante é escolher bem a instituição de ensino! E outra, até o momento não me perguntaram se a faculdade que eu faço é a distância ou não! Outro porém, é ver se o curso é reconhecido pelo MEC (você consegue essa informação no site do MEC)