Alguem ai interessado em iniciar uma startup? (um bom front-end?)

Pessoal tive um insight esses dias :lol:

E decidi iniciar um projetinho que pode dar certo… Mas não tem nada de ‘inho’ e estava precisando de pessoas dispostas à colaborar nele…
irá envolver (web + mobile), inicialmente somente web, se percebermos que a coisa esta indo, iniciaríamos a parte mobile (que na verdade é a parte mais legal).

Quem ai for bom com ferramentas visuais (photoshop, corel e afins) e seja bom com (html, css, js, jquery) e tenha um tempo e seja seja responsável…
E que esteja afim de ganhar um POSSIVEL dinheiro com o projeto ou somente conhecimento (caso não de certo) afinal tambem não sou nenhum gênio, mas tenho muita vontade.

entrem em contato slz.rafael@gmail.com que irei exemplificar melhor a ideia.

Só acho mais fácil você procurar alguém que seja bom em design e tals em um fórum de design.

Não é que vc não vá achar, só crei que será mais difícil encontrar tal perfil aqui. [=

[quote=Hebert Coelho]Só acho mais fácil você procurar alguém que seja bom em design e tals em um fórum de design.

Não é que vc não vá achar, só crei que será mais difícil encontrar tal perfil aqui. [=[/quote]

pensei nisso tbm Hebert, mas vai que dá ne?

Me desculpe se eu parecer ofensivo, já adianto que essa não é minha intenção …

Eu realmente acho muito louvável querer empreender, eu mesmo tenho vontade de abrir meu negócio, já tive várias idéias e esbarrei justamente aonde ? Justamente no maldito front-end, daí a gente corre atrás de algum sócio que entenda de front-end e design para ajudar, e adivinha só nunca acha … Na verdade, não é a primeira vez que eu vejo no GUJ alguém com uma idéia brilhante, um monte de gente querendo ajudar e no final das contas, a coisa não vai para a frente por conta por falta de um designer …

Bom, mas qual foi o aprendizado que eu tive nessa pequena história ? É que isso é mais uma forma disfarçada de mimimi (não leve para o lado pessoal, estou generalizando) … Criou-se esse mito de que para empreender só é preciso ter uma boa idéia, quando na verdade, há muito mais por trás disso. Ou você tem dinheiro para investir e paga para quem sabe, ou então você faz. E fazer, por mais simples que seja a idéia, nunca é fácil. É o famoso “cadastrinho”. Ou seja, mesmo que você queira fazer uma prova de conceito, que não haja nenhum desafio com relação a arquitetura ou escalabilidade, você ainda precisa que o seu site seja visualmente atraente. Ora, isso por si só já é um desafio, mesmo para quem conhece design. E design assim como programação é técnica, conhecimento e prática, ninguém nasce sabendo e não existe motivo para ter medo, é algo que pode ser aprendido.

Assim, na minha opinião, eu acho que quem partir para lançar aplicações Web e Mobile no mercado, voltadas para usuário tem que correr atrás e aprender design e técnicas de front-end, e quando falo aprender, digo aprender pra valer, porque não adianta fazer nada “meia-boca”, o produto tem que ser bom e tem que convencer. E também não dá pra esperar a sorte (sorte mesmo) de ter um sócio como o Steve Wozniak pra fazer o trabalho duro.

Enfim, produtos voltados para o usuário final tem que ser atraentes, usabilidade, etc. Dominar as tecnologias necessárias não é fácil, e em se tratando de startups, esse deve ser o foco inicial. Assim, se você quer empreender nesse nicho, eu acho que você tem mais é que correr atrás desse conhecimento e ser realmente bom.

Recomendo a todos a leitura destes links:

E faço das palavras do rmendes08 as minhas. Se vc quer “empreender”, vc tem que saber fazer ou pagar quem sabe, ainda assim tendo algum conhecimento na área, para não querer sair dando “ordens” acima do conhecimento do que é possível/viável ( = exigir coisas absurdas porque o “mercado pede”). Nesta área de TI tá cheio disso! Ninguém (com o mínimo de sabedoria) vai assumir o risco de trabalhar de graça para um desconhecido.

Abaixo aos aventureiros, sim aos empreendedores responsáveis! Esta é uma causa pessoal minha.

melhor coisa é programar o que tiver que programar.

depois contratar alguem no freelancers.com pra fazer o design.

Nao eh soh mulheres que trabalham com corel e photoshop?? (Just saying)

//Daniel

[quote=rmendes08]Me desculpe se eu parecer ofensivo, já adianto que essa não é minha intenção …

Eu realmente acho muito louvável querer empreender, eu mesmo tenho vontade de abrir meu negócio, já tive várias idéias e esbarrei justamente aonde ? Justamente no maldito front-end, daí a gente corre atrás de algum sócio que entenda de front-end e design para ajudar, e adivinha só nunca acha … Na verdade, não é a primeira vez que eu vejo no GUJ alguém com uma idéia brilhante, um monte de gente querendo ajudar e no final das contas, a coisa não vai para a frente por conta por falta de um designer …

Bom, mas qual foi o aprendizado que eu tive nessa pequena história ? É que isso é mais uma forma disfarçada de mimimi (não leve para o lado pessoal, estou generalizando) … Criou-se esse mito de que para empreender só é preciso ter uma boa idéia, quando na verdade, há muito mais por trás disso. Ou você tem dinheiro para investir e paga para quem sabe, ou então você faz. E fazer, por mais simples que seja a idéia, nunca é fácil. É o famoso “cadastrinho”. Ou seja, mesmo que você queira fazer uma prova de conceito, que não haja nenhum desafio com relação a arquitetura ou escalabilidade, você ainda precisa que o seu site seja visualmente atraente. Ora, isso por si só já é um desafio, mesmo para quem conhece design. E design assim como programação é técnica, conhecimento e prática, ninguém nasce sabendo e não existe motivo para ter medo, é algo que pode ser aprendido.

Assim, na minha opinião, eu acho que quem partir para lançar aplicações Web e Mobile no mercado, voltadas para usuário tem que correr atrás e aprender design e técnicas de front-end, e quando falo aprender, digo aprender pra valer, porque não adianta fazer nada “meia-boca”, o produto tem que ser bom e tem que convencer. E também não dá pra esperar a sorte (sorte mesmo) de ter um sócio como o Steve Wozniak pra fazer o trabalho duro.

Enfim, produtos voltados para o usuário final tem que ser atraentes, usabilidade, etc. Dominar as tecnologias necessárias não é fácil, e em se tratando de startups, esse deve ser o foco inicial. Assim, se você quer empreender nesse nicho, eu acho que você tem mais é que correr atrás desse conhecimento e ser realmente bom.[/quote]

Concordo contigo. Entretanto, há soluções que, apesar de não serem excepcionais, quebram o galho para um MVP. Eu já comprei alguns layouts do ThemeForest (http://themeforest.net/) e do WrapBootstrap (https://wrapbootstrap.com/).
Lógico, há sempre aquele problema que você pode achar um outro site na internet com a mesma cara que o seu, mas acredito que, dada a incerteza do projeto, gastar logo de cara uma grana só com layout é desperdiçar dinheiro. O dinheiro que seria usado para o layout DEVE (na minha humilde opinião) ser investido em Marketing. Aí, depois de começar a ter acessos, clientes, tráfego, visibilidade, pode trabalhar mais pesado num layout único, todo trabalhado conforme a sua necessidade.

[quote=ruivo][quote=rmendes08]Me desculpe se eu parecer ofensivo, já adianto que essa não é minha intenção …

Enfim, produtos voltados para o usuário final tem que ser atraentes, usabilidade, etc. Dominar as tecnologias necessárias não é fácil, e em se tratando de startups, esse deve ser o foco inicial. Assim, se você quer empreender nesse nicho, eu acho que você tem mais é que correr atrás desse conhecimento e ser realmente bom.[/quote]

Concordo contigo. Entretanto, há soluções que, apesar de não serem excepcionais, quebram o galho para um MVP. Eu já comprei alguns layouts do ThemeForest (http://themeforest.net/) e do WrapBootstrap (https://wrapbootstrap.com/).
Lógico, há sempre aquele problema que você pode achar um outro site na internet com a mesma cara que o seu, mas acredito que, dada a incerteza do projeto, gastar logo de cara uma grana só com layout é desperdiçar dinheiro. O dinheiro que seria usado para o layout DEVE (na minha humilde opinião) ser investido em Marketing. Aí, depois de começar a ter acessos, clientes, tráfego, visibilidade, pode trabalhar mais pesado num layout único, todo trabalhado conforme a sua necessidade.[/quote]

Veja, não discordo dos seus pontos. De fato, para um MVP, quanto mais soluções prontas melhor. O ponto que eu quero colocar é o seguinte, dado o valor da interface para o cliente (supondo aqui, usuários comuns), a equipe que quer desenvolver esse produto precisa ter conhecimento sobre design, UX, etc. Não quer dizer que as pessoas tenham que fazer tudo do zero ou gastar rios de dinheiro com isso, mas até mesmo para escolher um layout pronto você precisa de um conhecimento mínimo e um investimento mínimo. 30 dinheiros já é um investimento, singelo mas é. Mais uma vez, aparece aqui a questão do nicho. Acho que nesse nicho específico, é mais fácil um cara bom em front-end criar algo e depois contratar gente para escalar a aplicação (já na fase de escalar o negócio) do que um cara que sabe escalar aplicações ter que contratar designers logo de cara, sacou ?

Enfim, se o nosso amigo conseguir achar um sócio para ajudar ele. Melhor, afinal, 2 cabeças pensam melhor que uma. Mas eu penso que é frustrante ter que abandonar uma idéia por não saber fazer ou não ter quem faça.

Na boa? C vc tem uma idéia legal, use componentes que facilitam a criação de uma tela bonita.

JSF tem componentes que já quebram o galho, tem o twitter bootstrap (muito fácil e bonito).

Se começar a render dinheiros, aí vc contrata um freela de design (que é bem fácil de encontrar). [=

Fala Mark, só pra levantar uns pontos interessantes sobre seu comentário…

Sou totalmente a favor de aventureiros, porque:

1 - Essa galera é motivada e acredita mesmo que seu negócio pode dar certo;

2 - Normalmente essa galera aprende com os erros de primeira e já sabe o que não fazer na segunda, mas dificilmente perde a motivação, normalmente aqui o cara já sabe que não pode mais ser aventureiro, se não aprendeu a lição, aí concordo com você, é melhor que desista;

3 - Esse perfil é sonhador mas ao mesmo tempo consegue ser dedicado, inquieto e sempre busca inovar;

Eu fui aventureiro já cara, já estou em minha terceira tentativa, sempre aprendendo com a anterior e incorporando o aprendizado… Pode ter SEBRAE, livro e o escambau, você só aprende fazendo…

Então, se aventurar é bom… No final das contas, o prejuízo é seu. As vezes os negócios nascem de uma aventura… Não sobrevivem sobre ela é claro, pois precisam sair do estágio aventura pra amadurecer…

[EDIT] - entendi que seu comentário se direcionou aos eternos aventureiros… Mas é que falando limpo dos aventureiros como um todo, ficou dúbio.

Agora Fael… a pergunta que eu sempre faço para a galera que quer começar um negócio com uma “ideia”…

Você está preparado pro fracasso?

Psicologicamente falando, a maioria das pessoas não estão preparadas e saem dizendo que esse negócio de empreender é tudo balela e tals… Ou seja, o cara não está preparado pra assumir que errou…

sua ideia pode ser uma ideia magnífica, mas se não for potencializada pelas variáveis corretas, e nada vai adiantar o site bonito, a usabilidade perfeita e a organização financeira sua. Você precisa “ACHAR O QUE É” (essa é a palavra que melhor defino essa coisa que quero explicar) o seu negócio, a sua ideia. Sem isso, o fracasso bate a porta…

Mas veja be, o fracasso não é ruim, ele ensina, ele motiva, ele aponta o dedo e ele ajuda a consertar, ou pelo menos a não errar mais. MUITO BOA SOTE na sua ideia, foque no seu cliente… Ele é a coisa mais importante pra você, ele não é um jegue, jumento ou o que quer que seja, ele só quer ter a vida facilitada pela sua ideia…

E mais uma coisa que eu me atentei no seu Post… Você falou que o Mobile seria a parte mais legal da sua ideia? Então começa com ela pow… Porque fazer a menos legal primeiro?

De repente você chega a conclusão que nunca vai precisar fazer um sistema WEB, enfim, avalia isso aí direito…

Abs []

O mais importante na área de Ti não é conhecimento técnico nem front end em questão de startup e sim do seu contato comercial
Se voce já tem alguém interessado no produto e há possibilidade de crescimento faça mesmo que seja com layout tosco, o importante meu amigo é vender!
Não adianta nada ter um sistema lindo e bem desenhado mais bonito que o facebook se não tem mercado!
Pense nisto. :wink:
Falo isso por conhecimento de causa, era pra eu estar trabalhando por conta em um projeto mas o mesmo não deu certo, tinhamos tudo, conhecimento, front end, contato comercial mas infelizmente não deu certo!
Em contraposição, tenho um colega com ótimo contato comercial e era venda garantida mas por que o seu sócio não tocou o projeto ele também não fez nada e com isso perderam o contato!
Se voce não tem contato com ninguém mas acredita que vai dar certo, então desembolse uma grana, venda alguma coisa que tiver e levante dinheiro pra contratar quem faça isto por você depois faça o resto sozinho. Pode ser que dê certo, se Bill Gates pensasse como fracassado não teria ficado bilionário. :wink:

[quote]Fala Mark, só pra levantar uns pontos interessantes sobre seu comentário…

Sou totalmente a favor de aventureiros, porque:

1 - Essa galera é motivada e acredita mesmo que seu negócio pode dar certo;

2 - Normalmente essa galera aprende com os erros de primeira e já sabe o que não fazer na segunda, mas dificilmente perde a motivação, normalmente aqui o cara já sabe que não pode mais ser aventureiro, se não aprendeu a lição, aí concordo com você, é melhor que desista;

3 - Esse perfil é sonhador mas ao mesmo tempo consegue ser dedicado, inquieto e sempre busca inovar;

Eu fui aventureiro já cara, já estou em minha terceira tentativa, sempre aprendendo com a anterior e incorporando o aprendizado… Pode ter SEBRAE, livro e o escambau, você só aprende fazendo…

Então, se aventurar é bom… No final das contas, o prejuízo é seu. As vezes os negócios nascem de uma aventura… Não sobrevivem sobre ela é claro, pois precisam sair do estágio aventura pra amadurecer…

[EDIT] - entendi que seu comentário se direcionou aos eternos aventureiros… Mas é que falando limpo dos aventureiros como um todo, ficou dúbio.[/quote]

Ele não quis dizer que ser aventureiro é errado… Só disse, como o rmendes e o kiko no link que o Mark passou, que tem que tomar certos cuidados, que certamente se tivesse aprendido antes, não teria cometido isso evitando o fracasso…
Claro que ser aventureiro é bom, até mesmo o Google, quantos projetos dele não foi pra frente e teve investimento alto (Como o caso do Google Wave). Os erros acontecem, mas errar mesmo sabendo que outras pessoas ja passaram por isso, e ignorar a mensagem dos mais experientes, ai ja é burrice (não estou dizendo que vc fez isso, só estou tentando te explicar a mensagem que eles tentaram passar)

Empreender é muito positivo, mas não é pra todo mundo. Existem aqueles que empreendem mas tem cabeça de funcionario, empresário não tem salario fixo e muitas vezes opera no vermelho. Se não tá preparado pra isto nem tente.

ao contrario do que parece… sou um aventureiro nao aventureiro (pode arnaldo?) | digo isso pq tenho conhecimento do mercado do meu produto… e isso facilita não?
Sim, essa é a minha primeira ideia… mas ja pesquisei… li bastante… e as maiores licoes que ja tive dessas pesquisas foram as seguintes:

• VOCÊ VAI ERRAR.
  • DIMINUA NO INICIO O INVESTIMENTO ($).
  • NÃO ACHE QUE VOCÊ VAI GANHAR DINHEIRO NOS PRIMEIROS MESES.
  • TENHA UMA BOA EQUIPE.
  • ESQUECA INVESTIMENTOS, NINGUEM INVESTE NUMA IDEIA (DIFICILMENTE).
  • LANCE O SEU PRODUTO E VÊ NO QUE DÁ (VC NAO GASTOU RIOS DE DINHEIRO, APENAS TEMPO E DEDICACÃO).

E sobre estar aqui procurando um parceiro pro negocio… é muito mais do que a parte técnica… nessas leituras e pesquisas percebi que uma ideia de um homem só dificilmente vai pra frente… nao existe ‘brainstorming’ essencial nesse tipo de negocio… as vezes estou com uma ideia… mas não estou percebendo certas coisas que podem inviabilizar aquela ideia. Enfim… deveria ter colocado no inicio:

• front-end (html / css / js / jquery) e um forte espirito empreendedor

A expressão “Abaixo aos aventureiros”, pra mim quer dizer que é errado…

O que não ficou claro e é o que eu acho que ele quis dizer, foi uma crítica aos ETERNOS AVENTUREIROS, os caras que nunca aprendem com seus erros e ficam queimando o mercado… :wink:

Sparc, nem sempre o negócio precisa ser comercial logo de cara… Claro, aqui só conjecturando, podemos pensar em Ns tipos de negócios que devem ser comerciais logo de cara e outros que não… É só pra alertar que isso não é uma constante e que o comercial pode ser descoberto com os produtos em mãos :wink:

No mais, perfeito… Arranjar pessoas de publicidade e marketing e tão quanto ou mais importante que um designer, dependendo do foco da sua ideia.

Vai amadurecendo a ideia Fael, o ponto de partida você já tem…

Abs []

se arrumar investidor anjo melhor ainda. Trabalhei com um cara que teve essa sorte de conseguir investidor anjo para o projeto dele. Como era grande tiveram de arrumar mais gente pra empreitada, acabou que o projeto tinha sócio demais! :lol: cada programador ser sócio não funciona, um tem de ser o chefão e mandar, geralmente é o cara da grana, como dizem, filho com muitos pais morre de fome.

[quote=Hebert Coelho]Na boa? C vc tem uma idéia legal, use componentes que facilitam a criação de uma tela bonita.

JSF tem componentes que já quebram o galho, tem o twitter bootstrap (muito fácil e bonito).

Se começar a render dinheiros, aí vc contrata um freela de design (que é bem fácil de encontrar). [=[/quote]

Ja pensei no JSF sim… e inclusive programo em JSF… mas a questão de desempenho é importante…
tava pensando em usar JSF a parte pra utilizar informações da aplicacao principal pra criar um produto secundario (aonde vou ganhar dinheiro)

[quote=faeldix][quote=Hebert Coelho]Na boa? C vc tem uma idéia legal, use componentes que facilitam a criação de uma tela bonita.

Se começar a render dinheiros, aí vc contrata um freela de design (que é bem fácil de encontrar). [=[/quote]

Ja pensei no JSF sim… e inclusive programo em JSF… mas a questão de desempenho é importante…
tava pensando em usar JSF a parte pra utilizar informações da aplicacao principal pra criar um produto secundario (aonde vou ganhar dinheiro)[/quote]Então estuda um cadin melhor JSF e depois larga o dedo.
A maioria dos problemas de desempenho com JSF é por má utilização dos seus recursos. [=