[quote=ruivo][quote=rmendes08]Me desculpe se eu parecer ofensivo, já adianto que essa não é minha intenção …
Eu realmente acho muito louvável querer empreender, eu mesmo tenho vontade de abrir meu negócio, já tive várias idéias e esbarrei justamente aonde ? Justamente no maldito front-end, daí a gente corre atrás de algum sócio que entenda de front-end e design para ajudar, e adivinha só nunca acha … Na verdade, não é a primeira vez que eu vejo no GUJ alguém com uma idéia brilhante, um monte de gente querendo ajudar e no final das contas, a coisa não vai para a frente por conta por falta de um designer …
Bom, mas qual foi o aprendizado que eu tive nessa pequena história ? É que isso é mais uma forma disfarçada de mimimi (não leve para o lado pessoal, estou generalizando) … Criou-se esse mito de que para empreender só é preciso ter uma boa idéia, quando na verdade, há muito mais por trás disso. Ou você tem dinheiro para investir e paga para quem sabe, ou então você faz. E fazer, por mais simples que seja a idéia, nunca é fácil. É o famoso “cadastrinho”. Ou seja, mesmo que você queira fazer uma prova de conceito, que não haja nenhum desafio com relação a arquitetura ou escalabilidade, você ainda precisa que o seu site seja visualmente atraente. Ora, isso por si só já é um desafio, mesmo para quem conhece design. E design assim como programação é técnica, conhecimento e prática, ninguém nasce sabendo e não existe motivo para ter medo, é algo que pode ser aprendido.
Assim, na minha opinião, eu acho que quem partir para lançar aplicações Web e Mobile no mercado, voltadas para usuário tem que correr atrás e aprender design e técnicas de front-end, e quando falo aprender, digo aprender pra valer, porque não adianta fazer nada “meia-boca”, o produto tem que ser bom e tem que convencer. E também não dá pra esperar a sorte (sorte mesmo) de ter um sócio como o Steve Wozniak pra fazer o trabalho duro.
Enfim, produtos voltados para o usuário final tem que ser atraentes, usabilidade, etc. Dominar as tecnologias necessárias não é fácil, e em se tratando de startups, esse deve ser o foco inicial. Assim, se você quer empreender nesse nicho, eu acho que você tem mais é que correr atrás desse conhecimento e ser realmente bom.[/quote]
Concordo contigo. Entretanto, há soluções que, apesar de não serem excepcionais, quebram o galho para um MVP. Eu já comprei alguns layouts do ThemeForest (http://themeforest.net/) e do WrapBootstrap (https://wrapbootstrap.com/).
Lógico, há sempre aquele problema que você pode achar um outro site na internet com a mesma cara que o seu, mas acredito que, dada a incerteza do projeto, gastar logo de cara uma grana só com layout é desperdiçar dinheiro. O dinheiro que seria usado para o layout DEVE (na minha humilde opinião) ser investido em Marketing. Aí, depois de começar a ter acessos, clientes, tráfego, visibilidade, pode trabalhar mais pesado num layout único, todo trabalhado conforme a sua necessidade.[/quote]
Veja, não discordo dos seus pontos. De fato, para um MVP, quanto mais soluções prontas melhor. O ponto que eu quero colocar é o seguinte, dado o valor da interface para o cliente (supondo aqui, usuários comuns), a equipe que quer desenvolver esse produto precisa ter conhecimento sobre design, UX, etc. Não quer dizer que as pessoas tenham que fazer tudo do zero ou gastar rios de dinheiro com isso, mas até mesmo para escolher um layout pronto você precisa de um conhecimento mínimo e um investimento mínimo. 30 dinheiros já é um investimento, singelo mas é. Mais uma vez, aparece aqui a questão do nicho. Acho que nesse nicho específico, é mais fácil um cara bom em front-end criar algo e depois contratar gente para escalar a aplicação (já na fase de escalar o negócio) do que um cara que sabe escalar aplicações ter que contratar designers logo de cara, sacou ?
Enfim, se o nosso amigo conseguir achar um sócio para ajudar ele. Melhor, afinal, 2 cabeças pensam melhor que uma. Mas eu penso que é frustrante ter que abandonar uma idéia por não saber fazer ou não ter quem faça.