Me desculpe se eu parecer ofensivo, já adianto que essa não é minha intenção …
Eu realmente acho muito louvável querer empreender, eu mesmo tenho vontade de abrir meu negócio, já tive várias idéias e esbarrei justamente aonde ? Justamente no maldito front-end, daí a gente corre atrás de algum sócio que entenda de front-end e design para ajudar, e adivinha só nunca acha … Na verdade, não é a primeira vez que eu vejo no GUJ alguém com uma idéia brilhante, um monte de gente querendo ajudar e no final das contas, a coisa não vai para a frente por conta por falta de um designer …
Bom, mas qual foi o aprendizado que eu tive nessa pequena história ? É que isso é mais uma forma disfarçada de mimimi (não leve para o lado pessoal, estou generalizando) … Criou-se esse mito de que para empreender só é preciso ter uma boa idéia, quando na verdade, há muito mais por trás disso. Ou você tem dinheiro para investir e paga para quem sabe, ou então você faz. E fazer, por mais simples que seja a idéia, nunca é fácil. É o famoso “cadastrinho”. Ou seja, mesmo que você queira fazer uma prova de conceito, que não haja nenhum desafio com relação a arquitetura ou escalabilidade, você ainda precisa que o seu site seja visualmente atraente. Ora, isso por si só já é um desafio, mesmo para quem conhece design. E design assim como programação é técnica, conhecimento e prática, ninguém nasce sabendo e não existe motivo para ter medo, é algo que pode ser aprendido.
Assim, na minha opinião, eu acho que quem partir para lançar aplicações Web e Mobile no mercado, voltadas para usuário tem que correr atrás e aprender design e técnicas de front-end, e quando falo aprender, digo aprender pra valer, porque não adianta fazer nada “meia-boca”, o produto tem que ser bom e tem que convencer. E também não dá pra esperar a sorte (sorte mesmo) de ter um sócio como o Steve Wozniak pra fazer o trabalho duro.
Enfim, produtos voltados para o usuário final tem que ser atraentes, usabilidade, etc. Dominar as tecnologias necessárias não é fácil, e em se tratando de startups, esse deve ser o foco inicial. Assim, se você quer empreender nesse nicho, eu acho que você tem mais é que correr atrás desse conhecimento e ser realmente bom.