Alguem ajuda plz

15 respostas
J
class Conta{
       public static void main(String[] args) {

Conta minhaConta;
          minhaConta = new Conta();

minhaConta.dono = "Duke";
          minhaConta.saldo = 1000.0;

System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo);

}
}

Esse é outro exercicio da apostila da caelum fj11, quando eu mando compilar ele me da erro

... 
  // em todos os "pontos" tipo minhaConta"."dono

// minhaConta"."saldo
 ...

Alguem pode explicar pq? É o primeiro array que to fazendo…
vlw

15 Respostas

douglaskd

voce deve criar os campos dono e saldo:

class Conta{  

private String dono;
		private double saldo;

Conta minhaConta;  

}  
  }

claro que o correto é que fiquem em classes separadas, mais para fins de estudo vai entender...

Luiz_Aguiar

Coloque um título que tenha sentido com sua dúvida!

pmlm

Novo tipo de array? Invisível?

douglas_vidotto

Acho que ele confundiu classe com array

benignoms

Amigo,

Provavelmente o erro é pq você esta tentando acessar os atributos diretamente e ele devem ser privados. Neste caso você tem de criar os métodos getters e setter de cada atributo privado. Posta o erro aqui pra gente poder opinar melhor.

abraços,

J

Gente achava que isso ai seria um array, não sei pq, mas andei procurando entender por ai,
e tudos os códigos qeu achavam eram array, por isso achei qeu como esse é parecido seria array, malz
mas ainda to entendendo isso tudo, ao menos tentando entender, bom agora ao menos sei qeu tenho que
entender o que é um array…ehehehe, obrigado de novo.

J

benignoms, é que eu ainda compilo tudo so no prompt do Dos, diz na apostila que é melhor pra entender a sintaxe java, mas vou tentar entender das explicações citadas acima, vlw

P

O “.” (Ponto) serve para acessar algo, e vc nao nao tinha criado os campos dono e saldo entao o compilador reclama de nao exister esses dois campos…
Arrays é bem diferente de acessar atributos como você estava tentando fazer… array é como se vc tivesse varias variaves em uma… identificando elas por posicao
tente estudar os conceitos básicos da linguagem até conseguir pega uma base boa…

(Coloque o titulo da duvida no topico)

falow :smiley:

L

Edite seu TITULO !

Asssim vai ter mais gente pra ajudar…

vo dar uma olhada e te dou a reposta!

abrxx

J

Mas eu nem sei o que colocar no titulo, como deu pra perceber, nem sei ainda o que é array ou classe…estou perdido aqui, mundo novo, to aprendendo, em dezembro abre curso aqui, ai vou saber ao menos me expressar, obrigado a ajuda ai

adriano_si

Cara… quando for assim, faz o seguinte:

• Como você disse que dá erro, poste o erro e coloque um título do tipo

“NullPointerException - o que pode estar ocorrendo ?”

Mas isso depois de pesquisar no Google o que é um NullPointerException… Expor o que aprendeu com sua pesquisa e se a dúvida permanecer…

Abs… []

J

NullPointerException, onde vc ve que o nome do erro é este? Aqui não da nada disso, talvez por eu compilar no prompt do Dos? Ou se estou falando besteiras me corrija.
Aqui ele aparece assim:

E:\Java>javac Cont.java
Conta.java:12: connot find symbol
symbol : variable dono
minhaConta.dono = “Duke”;

Conta.java:13: connot find symbol
symbol : variable saldo
minhaConta.dono = 1000.0;

Conta.java:15: connot find symbol
symbol : variable saldo
System.out.println(“Saldo Atual:” + minhaConta.saldo);

3 errors

Somente isso aparece
desculpem, mas vou tentar ser mais claro quanto aos erros, mas na primeira resposta acima ja deu pra entender o que acontece, so tenho qeu criar outras classes fora com as variaveis, somente ainda não entendo bem pq, mas o motivo devo saber nas proximas paginas da apostila, Obrigado a todos de novo!
Só me digam se está certo agora o que são arrays, minha definição de leigo: Como se fosse um jogo de batalha naval, tipo uma grande tabela, com letras na horizontal, e numeros na vertical, tipo ai diria onde esta a variavel que quero usar, e dentro dessa variavel esta tabela. tipo B,2, ai estaria o qeu qeuro usar dentro da variavel. Estou certo?

adriano_si

Poutz… eu não disse que o erro era NullPointer… dei o exemplo de como criar o Tópico, porque vc disse que não sabia o que por no título…

Agora já deu pra sacar…

Ainda estás boiando no conceito de Arrays… mas vais chegar lá… foi o único assunto que me tirou pontos em programação na faculdade…

Abs []

J

Array e nada do que eu disse então, bom vou continuar, ainda não cheguei nas aulas de array, quando chegar la volto a postar algo com um pouco mais de certeza das perguntas…vlw ai

J

Bem entendi o qeu devia fazer (eu acho) rsrs. Lá vai:

class Conta {

String dono;
   double saldo;

}

Primeiro criei uma classe conta, que acredito seria o objeto “Conta” e não classe, poderiam dizer qual o certo?

Agora sim criei a classe Programa:

class Programa {

Conta minhaConta;

minhaConta.saldo = 2000.0;

}
 }

isso ta certo agora , né?!
Caraca, será que é só comigo, ou vocês também tiveram problemas quando começaram…tá meio complicado isso tudo, mas estamos ainda na luta. rsrsrs
vlw a todos qeu ajudaram.

Criado 18 de novembro de 2010
Ultima resposta 20 de nov. de 2010
Respostas 15
Participantes 9