Olá,
Gostaria de saber se alguém aqui já programou ou programa em Perl. Tenho algumas dúvidas:
-
Quais seriam os pontos fortes e fracos desta linguagem?
-
A curva de aprendizado é muito grande?
-
Existe uma boa IDE ou editor para desenvolvimento?
-
É impressão minha ou esta linguagem é bastante usada em outros países, mas aqui no Brasil não pegou.
Grato.
cara eu agredito que isso seria no off-topic, mas tudo bem.
Nunca mexi com PERL, mas não vejo por ai muito crescimento sobre o PERL, até por não acompanhar muito a comunicade ao redor do perl, mas até hoje não vi nada brasileiro feito em perl :).
[]'s
[quote=Bruno_Leonardo]Olá,
Gostaria de saber se alguém aqui já programou ou programa em Perl. Tenho algumas dúvidas:
-
Quais seriam os pontos fortes e fracos desta linguagem?
-
A curva de aprendizado é muito grande?
-
Existe uma boa IDE ou editor para desenvolvimento?
-
É impressão minha ou esta linguagem é bastante usada em outros países, mas aqui no Brasil não pegou.
Grato.[/quote]
-
Ponto fraco: ela é write-only. Se você não puser um monte de comentários, você não sabe mais o que fez depois de algum tempo (quanto mais um pobre mortal que vai manter seu código).
Ponto forte: ela é ótima para fazer aqueles programinhas rápidos e sujos.
-
É relativamente fácil aprender o básico do Perl; você pode viver sua vida inteira programando em Perl só com o básico; mas é bem difícil você pegar os recursos avançados.
-
Hum… boa pergunta. Os perleiros que conheço usam o vi ou o emacs ou algum outro editor simples, nada de IDE ou outra coisa.
-
Ela é muito usada em administração de sistemas. Além disso, há aqueles malucos que usam muito Perl para outras coisas - por exemplo, em um corretor gramatical:
http://cogroo.sourceforge.net/
E não se esqueça: se você quiser usar o Perl e não quiser usar expressões regulares, é como se você aprendesse Java sem conhecer a Java Collections Framework (java.util.*).
A vida é possível mas bem menos colorida…
Obrigado pelas dicas thingol. Vou começar a dar uma olhada em alguns tutoriais por aí. Vou ter que trabalhar com ela aqui no serviço
Mas é isso aí, bola pra frente, e espero que seja uma experiência positiva.
Eu fui programador Perl por uns 4 anos mais ou menos.
O que eu posso te dizer eh :
- Quais seriam os pontos fortes e fracos desta linguagem?
- Pontos fortes: Voce pode fazer muitas coisas em Perl em poucas linhas ou ate mesmo 1 linha, o aprendizado eh relativamente rapido e eh facil de encontrar muita coisa na net (tutoriais, foruns, etc), porem algumas coisas mais avancadas em Perl (como o Thingol falou) pode ser um pouco mais dificil, mas com a experiencia fica facil.
O Perl tem uma comunidade ativa e apaixonada pela linguagem, tem muita gente desenvolvendo bibliotecas pra diferentes propositos, entao eh super facil achar alguma biblioteca que resolve o seu problema.
Outro ponto forte do Perl eh que o Perl eh poderoso quando precisa manipular arquivos texto, strings e alem disso vc pode executar comandos do shell e fazer parsing e o diabo com os resultados, nao eh a toa que tem muito administrador de sistema que programa em Perl.
-Ponto fraco: Por ser uma linguagem dinamica no sentido que vc pode screver muito em poucas linhas, os codigos em Perl podem ficar impossiveis de ler por terceiros e as vezes ate pelo proprio desenvolvedor.
Tem gente que achar que linguagem interpretada em uma desvantagem mas eu pessoalmente gosto.
- Existe uma boa IDE ou editor para desenvolvimento?
IDE??? Acho que a grande maioria usa emacs e vi. Eu pessoalmente sou fa do emacs, pra mim eh quase um sistema operacional hehehe
- É impressão minha ou esta linguagem é bastante usada em outros países, mas aqui no Brasil não pegou.
Quando eu trabalhei com Perl foi quando eu trabalhava na area cientifica, e eh nessa area que eu acho que o Perl eh bem popular. Todos os laboratorios que eu trabalhei junto tipo na Unicamp, Unifesp, USP, todo mundo usava Perl e alguns labs na Europa e US tb usavam Perl. Depois muita gente comecou a usar Python. Muito tempo atras, quando as pessoas que queria colocar uma certa “inteligencia” em paginas web tinham que usar CGI o perl era bastante usado tb, meu primeiro estagio que era um provedor de internet tinha muita coisa feita em perl, tipo cadastro de usuarios por exemplo.
Eu nao sei como esta o mercado pra Perl agora porque eu parei com Perl pelo menos uns 3 anos, entao nao posso opiniar sobre isso, mas eu acho que vale a pena aprender pelo menos.
Este site eh obrigatorio pra programadores Perl http://www.cpan.org/ la vc encontra uma tonelada da libs.
So para complementar, uma boa ideia quando vc programa em Perl eh tb dominar os comandos do shell, o shell vai abrir muito mais possibilidades pra vc e como o Thingol disse, expressoes regulares, porque vai usar muito pra procurar strings, fazer split e coisas do tipo.
//Daniel
Daniel, muito obrigado pelas respostas. É muito bom receber dicas de quem tem experiência com a linguagem. Ajudou bastante. Valeu