Alguem conhece alguem que concluir um curso de ingles desses de 18 meses?

to super afim de comecar a fazer no cultura inglesa… mas nao conheco ninguem que tenha feito e diga:

“Fiz e aprovei, estou falando bem”

Fiz 4 meses apenas (4 anos atrás) pois achei uma metodologia muito lenta de ensino. Embora ensinam bem, acho que a grana cobrada não compensa.
Acabei aprendendo por conta com esse livro:

que na minha opinião tem uma didática excelente que dispensa qualquer professor.
Contudo, após aprender bem a gramática com esse livro, sem contar outras formas de estudo (como ler livros em inglês, assistir filmes com legenda em inglês, entre outras), é importante treinar a conversa pagando algum professor particular, para tirar dúvidas e aumentar o vocabulário.

No momento não to pagando nenhum professor particular, mas existem preços acessíveis na faixa de 50 ~ 80 reais a hora. Dependendo se pega 2 horas por semana pra tirar dúvidas, pra mim já tá de bom tamanho pois acho que o professor é muito útil para tirar dúvidas de gramática e trocar uma ideia em inglês.

Melhor ainda se puder fazer uma viagem internacional ou intercâmbio. Mas mesmo não podendo viajar, fazendo desta forma e tendo disciplina, acredito que em 18 meses dá pra dar uma BOA guinada nos conhecimentos de inglês.

Desculpe se minha resposta não atingiu sua expectativa ou saiu do teu parâmetro mas você pediu opinião. Não recomendo.

Cara aprender inglês é muito relativo.

Tenho duas pessoas na família que fizeram na CNA e na FISK , que não são as escolas mais conceituadas
mas que são fluentes.

E que inclusive trabalham viajando para o exterior e vivem pra lá e pra cá.
(Mas ambos são muito inteligentes e esforçados).

Tenho um amigo fluente que nunca fez curso nem nada, mas sempre jogou vídeo game,assistiu filme
e procurou conversar em inglês o máximo possível.

Vai muito mais de vc do que da escola.

depende da sua vontade…