Alguem estudando pra certificação SCJP?

38 respostas
Java_Vinicius_Machin

Toh começando a estudar pra SCJP se alguem estiver nesta ‘jornada’ tbm e tiver alguma idéia interessante …sabe alguma idéia envolvendo estudo interativo usando aqui o forum…poste ae
:idea:

38 Respostas

jvictorcf

JavaRanch

Tem vários simulados e quizes muito bons!!!

kuchma

Java Vinicius Machine:
Toh começando a estudar pra SCJP se alguem estiver nesta ‘jornada’ tbm e tiver alguma idéia interessante …sabe alguma idéia envolvendo estudo interativo usando aqui o forum…poste ae

Ideia interessante? O jogo das vaquinhas do javaranch. Eh bem simples, nao vai ser sua “bala de prata” pra preparacao do exame, mas que eh divertido, isso eh. Jogue-o conforme a recomendacao: ou seja, ate as vaquinhas nao mais te distrairem. :smiley:

E nao se esqueca: nenhuma vaca foi machucada na producao do jogo. :mrgreen:

Marcio Kuchma

jvictorcf

kuchma:
Java Vinicius Machine:

Ideia interessante? O jogo das vaquinhas do javaranch. Eh bem simples, nao vai ser sua “bala de prata” pra preparacao do exame, mas que eh divertido, isso eh. Jogue-o conforme a recomendacao: ou seja, ate as vaquinhas nao mais te distrairem. :smiley:

E nao se esqueca: nenhuma vaca foi machucada na producao do jogo. :mrgreen:

Marcio Kuchma

Sim, tem razão, é divertido.

Mas além disso tem alguns simulados listados nesse site, e “divididos” por níveis de dificuldade.

Mas vale a pena dar uma olhada nas vaquinhas :smiley:

marcelofab

Clica nesse link e compra esse livro.

O livro sozinho é a garantia de passar nessa prova.
Vale cada centavo. Eu passei por causa dele. Ele cobre todos os aspectos da prova. Sem exceção. Te coisa ali que programador nem imagina.

Mais alguns simulados ( principalmente as vaquinhas do javaranch, e vc naum precisa de mias nada. Absolutamente nada. (Dado que vc conheça a linguagem e tenha pelo menos 90 pontos de QI…)); :smiley: Boa Sorte…

keller

opa to estudando pro SCJP tenho uma Ideia! :idea:

que tal abrir todo dia um topico com um capitulo do livro ?
ae quem estiver afim de participar basta postar aqui neste post se esta afim de ser ‘estudante’ ou de ser ‘professor’

então… serão 9 dias cada um tratando de cada topico da certificacao,
dependendo da complexidade de cada topico paramos e damos uma maior enfase até estar sanada toda a duvida… para nao fazer feio na hora da prova
[ neste momento pensei em min :frowning: ]

o que acham ?

*estudante! :smiley:

Java_Vinicius_Machin

Ótimo idéia (pq eu não pensei nisso antes ?! hahahaha) toh dentro dessa empreitada gui
8) Estudante!!!
PS: mas posso ajudar como professor nos capitulos 1, 2 e 3 do livro da Kathy Sierra que são os que eu creio que manjo bem :mrgreen:
E Gui seguinte vamos tentar levar isso adiante que eu creio que vai ajudar muita gente e principalmente nós (vc e eu que estamos estudando tbm…claro)

andre_a_s

Eu topo!!! :mrgreen:
Vou começar a estudar esse fds, ja comprei o livro :twisted:

danieldestro

Estou tentando organizar com o Sérgio Oliveira (saoj) uma aula virtual gratuíta com o Lohis (lohis.com.br) sobre o conteúdo da certificação Java.
O que acham?

andre_a_s

danieldestro:
Estou tentando organizar com o Sérgio Oliveira (saoj) uma aula virtual gratuíta com o Lohis (lohis.com.br) sobre o conteúdo da certificação Java.
O que acham?

Bora!!! :mrgreen:

paulohbmetal

Tô dentro…

A Paz!!

keller

Sim sim… mas não quero ficar responsavel pelas aulas, acho que algum SCJP ou alguma SCJP ou desenvolvedor experiente poderia ficar responsavel em dar as aulas e bem que poderiamos ter mais que um professor…

E é claro não podemos deixar de arquivar tudo!
E ai Daniel conseguiu a aula no Lohis com o saoj ?

Vamos levar em frente a ideia!
Espero a ajuda de todos aqui do GUJ! :smiley:
e da-lhe GUJ! :smiley:

danieldestro

Estamos estudando a viabilidade do curso e a data.
Vocês têm muita pressa ou pode ser para o início de Fevereiro?

marcelofab

Gente, eu naum sou expert em todos os tópicos, mas o q eu puder fazer pra ajudar… só digo uma coisa ESTUDEM THREAD !! ESTUDEM THREAD ATÉ CAIR OS CABELOS !!! 40% das perguntas da prova envolvem Thread( naõ são SOBRE thread, mas tem multiprocessamento no fluxo ). Exceções também … Cai na metade da prova … vai chegar uma hora que vai ter tanta thread e exceção que vc acaba parando de prestar atenção no resto do código, dai c começa a errar em besteira. Collections não cai muito. E o pouco que cai é sobre pra que serve cada uma, ou qual o tipo de collection com as caracteríscas específicadas… eles não põe código com collection. Ah, e aprendam hashCode/equals, porque como é uma novidade em relação a versão 1.2, eles gostam bastante de perguntar… e é super simples … e c algum de vcs não leu direito os Objetivos : ESQUEÇAM LAYOUT E I/O, porque graças a Deus AUM CAI. Tem muitos simulados na web com perguntas sobre Layout e java.io, mas eles são da versão 1.2. E a maioria das perguntas é: "Dado o código : <varias linha de código> qual a saída …? " e sempre cai opção de falha na compilação… erro de runtime… e maioria cai a opção de “o programa roda, mas naum produz nenhuma saida” … a prova é inteira assim … a maioria esmagadora das questões são assim … a e pra acabar ( pra akeles q conseguiram ler até aki ) … saibam o que é Exception e RuntimeException. Lembra que RuntimeException NAUM TEM Q SER DECLARADA. Eles cobram isso na prova. Cai questão onde, por exemplo, o programa dispara uma excessão e Runtime como, sei lá, throw new ArrayIndexOutOfBounds(), mas não declara a clausula throws no método, e muita gente cai, porque ninguém no dia a dia lança uma exceção estúpida dessas … mas o problema é que isso roda … e c vc naum tiver noção do que é Runtime e o q naum é, vc marca como falha no compilador …

Gente, c mais alguém reponder algo depois eu continuo …

danieldestro

Não fale besteira. Não existe um número X de questões de um assunto ou Y de outro. As questões são aleatórias, ou seja, as provas não são umas iguais às outras.

keller

A intenção era começar segunda-feira 24/01/2005
Pensei nessa data, pode ser ? já tenho algo de resumo do cap. 1 para adicionar ao que os ‘professores’ irão passar, talvez nem seja necessario…
e ai ? tá bom essa data ?

kuchma

Eu acho que tem sim uma certa distribuicao uniforme (mas nao digo que seja um numero fixo) das questoes em relacao aos objetivos - para que nao ocorram esquisitices (provas cobrando apenas fundamentos da linguagem p.ex.).

Agora o que nosso colega marcelofab falou nao faz muito sentido nao… caem questoes de todos os objetivos. Claro que threads sempre sao lembradas, pois eh a area que geralmente as pessoas tem os piores resultados - mas isso de “minha prova soh tinha threads” eh psicologico. :smiley:

Nao tem misterio - quem quer passar basta estudar os objetivos cuidadosamente, se for pelo livro da Kathy Sierra melhor, fazer uns simulados e ficar tranquilo na hora da prova. Eh sucesso garantido e no stress.

Marcio Kuchma

danieldestro

Eu estou atolado com outros compromissos até o dia 29/01. Até posso tirar um dia para ministrar uma aula sobre certificação, mas não a daria com a qualdiade necessária.

Então, acho melhor marcarmos para o dia 1, 2 ou 3 de fevereiro, pois poderei preparar uma boa aula pelo menos.

lucao

É bom ver todo mundo assim, interessado em ajudar os outros, to até emocionado =)

marcelofab

PRA AQUELES QUE NÃO ENTENDERAM, COMO ESSE DANIELNÃOSEIOQUE, EXISTE UM SOFTWARE QUE GERA O EXAME E QUE SORTEIA AS PERGUNTAS DE ACORDO COM UMA PROPORÇÃO PRÉ-DETERMINADA E AO INVÉS DE DIZER Q EU FALEI BESTEIRA, VC PODIA PRESTAR UM POUCO MAIS ATENÇÃO NO Q FOI ESCRITO. A MAIORIA DAS PERGUNTAS ENVOLVE THREAD, COMO ENVOLVEM TAMBÉM MUITOS ASPECTOS DA LINGUAGEM, MAIS COMO MULTIPROCESSAMENTO É PROVAVELMENTE O TÓPICO MAIS COMPLEXO DO EXAME, MUITAS DAS QUESTÕES DISPONÍVEIS PARA O SOFTWARE INCLUIR NO TESTE ENVOLVEM CONCEITOS DE THREAD, PARA AUMENTAR NO EXAME A QUANTIDADE DE VEZES Q A PESSOA É TESTADA SOBRE ESSES CONHECIMENTOS. POR ISSO NAUM IMPORTA QUAIS PERGUNTAS SERÃO SORTEADAS, O EXAME SEMPRE SEGUE UMA TENDÊNCIA PRÉ ESTABELECIDA DE QUANTIDADE DAS QUESTÕES, ELAS SÓ MUDAM ENUNCIADO E RESPOSTA, MAIS A QUANTIDADE É QUASE PADRÃO. QUEM SABE C VC PESQUISASSE UM POQUINHO MAIS VC SABERIA …

danieldestro

marcelofab,
Pelo jeito você deve ter tomado “pau” na prova e a fez várias vezes. Já que você sabe tanto assim sobre a proporcionalidade dos temas da prova.

Se você não quis dizer o que escreveu, desculpe-me, mas sugiro que comece a tomar mais cuidado com o seu português e ser mais claro quando escreve.

Abraços :smiley:

Java_Vinicius_Machin

oh oh oh…isso não vai levar a lugar nenhum…pro inferno com isso de quantia de questões de tal e tal o que importa eh vc chegar no exame e arrebentar não importando o conteúdo da prova…vc tem que estar bem pra não se preocupar com Threads…(pow eu sei que eh complicado mas…)
PS: ouçam mais Imagine…hahahahaha

marcelofab

Naum tomei pau nenhuma vez não … passei de primeira mesmo … e vc ?

keller

competição infantil será ??? 8)

cara tamo ae pra estudar e nao pra saber o quanto cai de questoes X ou questoes Y o importante todos sabemos despenca Threads e isso é verdade,

Bom acho agora é cada professor(es) que estejam interessados digam o que estão afim de passar quem fica com tal assunto, ok deixamos pra dia 01/02 o inicio das aulas aqui no GUJ assim o Daniel que é SCJP e está interessado em dividir o seu conhecimento com nos pobres mortais :lol: podera se organizar…

Bom ae agora começa…

quem tah afim de ser professor ?
e qual topico quer abordar ?

valeu ? acho que é isso… até… :wink:

kuchma

Amigo, mesmo em um forum virtual existe uma certa “ordem” (netiqueta) a ser seguida - isso inclui entre outras coisas, educacao, nao escrever tudo em maisculo (gritado) ou negrito.

Sobre o SCJP insisto: a distribuicao eh apropriada e cai sim threads, mas nao eh nada apavorante. Todos os objetivos exigem preparacao. Descontracao: obvio que cai thread em quase todas as questoes, pois como rodar um programa sem ter ao menos a thread “main”? :smiley:

Use mais pontuacao - fica mais facil entender o que voce quer dizer. :wink:

Marcio Kuchma

keller

tá se organiza ai CAP. Language Fundamental’s quem pode iniciar sendo prof. ?

R

opa!

eu tb estou estudando para certificação e gostaria de participar juntamente com vcs destas aulas… pretendo fazer a prova até o final de fevereiro, porque em março já começa a faculdade de novo daí fudeu… não tem como conciliar os estudos…
estou a disposição para o que eu puder ajudar!

valeu,
té+

danieldestro

Pode deixar que estou me organizando com o saoj (Lohis) para dar a aula.

keller

Ae Daniel você poderia ficar responsavel por dar as aulas ?
do Cap. 1 ao 9 [vamos nos basear no livro da Kathy]
pode ser ? :smiley:

Agradeço! :wink:

danieldestro

OK. Vou usar os livros da Kathy e o outro tradicional também.

J

Também estou afim de participar destas aulas, estou começando a estudar. Isto é sério mesmo? Estou dentro.

Java_Vinicius_Machin

Qual seria o outro tradicional hein daniel ?

danieldestro

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/[telefone removido]/102-8143703-0474534?v=glance

keller

Jcore: sim isto é serio as aulas irão acontecer! não perderei uma! :smiley:

Daniel: Muito Obrigado! :smiley:

e dalhe GUJ! :wink:

andre_a_s

E ae pessoal, quando começam as aulinhas??? :lol:

danieldestro

Uma aula deve rolar amanhã à noite. Eu confirmo ainda hoje.

andre_a_s

Opa! :mrgreen:

danieldestro

Galera,

Confirmado para amanhã, quarta-feira, dia 02/02/2005, às 22:00 horas, uma aula sobre dicas, tira-dúvidas e esclarecimentos para a certificação de programador Java (SCJP).

Os interessados devem acessar o site http://www.lohis.com.br para mais info e baixar o software necessário para participar.

Eu mesmo estarei coordenando a aula, jutamente com o Sérgio Oliveira (saoj).

Até lá!

keller

Espero estar presente nao quero perder essa aula por nada…

Criado 28 de dezembro de 2004
Ultima resposta 1 de fev. de 2005
Respostas 38
Participantes 11